A HQ “O Corvo – Edição definitiva” é o resultado de um trauma vivido pelo autor James O’Barr. Criar a obra foi a forma que ele encontrou de lidar com o luto pela perda de sua namorada em um trágico acidente. Com isso em mente já podemos adiantar que a história é tão visceral quanto o sentimento que a inspirou, um manifesto sobre luto, culpa e depressão.
O Corvo foi publicado pela primeira vez em 1989 e cinco anos depois a trama foi adaptada para o cinema – e outra tragédia aconteceu. Durante as filmagens o ator Brandon Lee, protagonista do filme, morreu após ser atingido por um tiro que deveria ser de festim. A HQ também derivou um seriado estrelado por Mark Dacascos em 1998.
Na publicação acompanhamos a história do jovem músico Eric Draven e sua noiva Shelly, a mulher dos seus sonhos. Às vésperas do casamento a vida do casal é brutalmente interrompida. Eric e Shelly são abordados em uma estrada por uma gangue e friamente assassinados.
De modo misterioso Eric volta à vida graças a uma entidade sobrenatural, um corvo que passa a guia-lo em sua missão de vingança e redenção. O músico se torna uma pessoa maldita e implacável, atormentado pelos fantasmas do passado.
As páginas dos quadrinhos refletem os estágios da dor vivida por O’Barr, raiva, incompreensão e questionamentos, elas também possuem diversas referências ao estilo musical pós-punk com citações da banda Joy Division e muitas outras. As artes foram feitas quadro a quadro à nanquim e os traços apresentam oscilação, pois foram desenvolvidas ao longo de sete anos, mas isso não compromete a história densa e perturbadora.
A obra está em um nível raramente alcançado por uma HQ que vai além dos quadrinhos convencionais, o título já vendeu mais de 750 mil cópias em todo o mundo. A última edição publicada pela Darkside Books, traz trinta páginas com artes inéditas refeitas pelo autor, além da introdução escrita pelo próprio James O’Barr. “Corvo – Edição Definitiva” vem 272 páginas, capa dura, galeria de artes e posfácio. O livro pode ser encontrado aqui.
“A intensidade de O’Barr me assusta.” – Clive Barker
“James O’Barr e O Corvo abriram o caminho para muitos de nós no mundo dos quadrinhos. Sem O Corvo, estou convencido que os quadrinhos independentes ainda seriam uma terra árida.” – Steve Niles
DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.