Sem categoria

New French Extremity: Cinco filmes franceses de terror extremo para assistir agora na Darkflix.

O termo New French Extremity, ou Novo Extremismo Francês, foi cunhado pelo crítico James Quandt para classificar o cinema transgressivo francês que teve início na década de 1990 e se estende até os dias de hoje. As obras que se enquadram nessa categoria normalmente apresentam violência extrema, obscenidade, tortura psicológica e sangue, muito sangue. Porém tais elementos não são gratuitos. As narrativas são acompanhadas por críticas sociais com uma abordagem amarga e reflexiva, não são filmes violentos, mas sobre violência.

Esse movimento artístico surgiu para contestar o cinema de terror produzido em massa por Hollywood, ele não é sutil, nem divertido, mas garante uma experiência inesquecível.

Conheça cinco pérolas que representam esse gênero transgressor e polêmico. Todos estão disponíveis na plataforma da Darkflix.

 

A Invasora (L’Intérieur), 2007

Com altas doses de violência, “A Invasora” conta a história de Sarah, uma mulher grávida que perdeu o marido recentemente em um acidente de carro. Deprimida e já no final da gestação, ela decide passar a véspera do Natal sozinha em sua casa. Durante a noite uma mulher bate em sua porta pedindo por ajuda. Logo Sarah descobre que a estanha sabe tudo sobre sua vida e não a deixará em paz até invadir sua casa e colocar em prática seu plano aterrador. Os diretores Alexandre Bustillo e Julien Maury não economizaram no sangue e nos ataques brutais que causam incomodo, principalmente por serem praticados contra uma grávida que precisará lutar com todas as forças para defender a própria vida e a de seu bebê. O filme mantém o espectador tenso, não apenas pela ação, mas pela ânsia em saber os motivos da invasora.

 

Alta Tensão (Haute Tension), 2003

“Alta Tensão” é um filme visceral, ousado e sangrento do diretor Alexandre Aja, conhecido pelo seu trabalho na refilmagem “Viagem Maldita”.  A história traz duas jovens amigas a caminho da casa de campo da família de uma delas com o objetivo de aproveitar a tranquilidade do interior para estudar para as provas do final do semestre. Mas o que elas não imaginariam é que um maníaco invadiria a casa durante a noite instaurando um verdadeiro horror entre a família. Os fãs do terror perturbador não podem reclamar, o filme é a escolha certa. Aja entrega um longa fora dos padrões e de difícil digestão, com um desfecho que foge dos clichês.

 

Mártires (Martyrs), 2008

O longa “Mártires” é repleto de violência extrema, tensão e gore. A obra impacta o espectador com seu horror puro apresentando uma trama centrada em tortura. Quinze anos após uma terrível experiência de aprisionamento e prolongado martírio, Lucie, interpretada por Mylène Jampanoi, parte em uma sangrenta busca por vingança contra seus opressores. Ela conta com a juda de Anna, sua amiga de infância Anna (Morjana Alaoui), que também sofreu abuso e apoiou Lucie durante seus momentos de depressão. Logo, uma delas descobre que seria vítima de uma nova horrenda experiência com propósitos obscuros. O título é altamente recomendado para aqueles que preferem fugir do óbvio.

 

Calvário (Calvaire), 2004

Mais um exemplar New French Extremity: “Calvário”. O filme propõe uma reflexão ao público sem exagerar na brutalidade embora ainda possa ser incômodo.

Marc é um cantor oportunista que vai de asilo a asilo se apresentando para idosos por alguns euros. Durante uma de suas viagens a sua van quebra em uma estrada deserta no meio de uma floresta. Resgatado por Boris, ele se hospeda em uma pousada gerenciada pelo simpático Sr. Bartel. Com o passar dos dias, Marc conhece os habitantes do vilarejo, e as reais intenções do gerente da pousada. “Calvário” é o primeiro filme do diretor Fabrice Du Welz, muito elogiado pelo seu trabalho no longa “Alleluia”.

 

Eles (Ils), 2006

Em “Eles”, acompanhamos o pesadelo vivido pelo casal Clémentine e Lucas, moradores de uma casa isolada na Romênia. Certa noite, Clémentine acorda com ruídos estranhos vindos do primeiro andar da casa. Lucas vai até a entrada da residência e percebe que não estão sozinhos. A partir disso o filme se desenrola em tempo real até o final. Os protagonistas precisam se defender e fugir daqueles que invadiram o seu lar. A dupla de diretores, David Moreau e Xavier Palud, apostam em um clima angustiante e assustador sem a necessidade de litros de sangue. O desfecho é perturbador. O pior é saber que a história foi baseada em fatos reais ocorridos na Romênia em 2002.

 

EXTRA: Enquanto Eles Dormem (Dans ton Sommeil), 2010

“Enquanto Eles Dormem” faz parte da lista impressionante de filmes de terror franceses que navegam pelo subgênero de invasão domiciliar, como os já citados “Alta Tensão” e “Eles”. Neste suspense acompanhamos Sarah, uma mulher que sofre o luto pela perda do filho adolescente há um ano. Separada após a tragédia, ela vive sozinha em uma casa de campo que parece abandonada. Tentando não pensar na fatalidade, Sarah passa as horas trabalhando como enfermeira em um hospital local. Certa noite, durante sua volta para casa, ela atropela o jovem Arthur, um rapaz da mesma idade do seu falecido filho. Machucado e com medo, ele conta que está fugindo do homem que assaltou sua casa. Sarah decide ajudar o garoto e o leva para casa, o que ambos não sabem é que o perseguidor não desistiu e fará de tudo para matar Arthur.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.