Sem categoria

12 Filmes de terror psicológico imperdíveis para maratonar na Darkflix

Ao contrário do terror arquétipo, que causa desconforto apostando em muito sangue, violência e crenças (como o sobrenatural), o terror psicológico normalmente apresenta situações adversas e inesperadas através do ponto de vista do protagonista do filme. É um gênero que mergulha na vulnerabilidade da mente e faz com que o espectador se questione sobre o que realmente é real na história. É o poder da sugestão, algo amplamente utilizado nessa categoria e muito mais eficiente que um simples jump scare, um assassino serial ou um monstro invencível. Afinal, a psique humana pode ser bem mais sombria do que o horror explicito.

Para ilustrar tais narrativas que causam desconforto mental – sem necessariamente utilizar elementos gráficos – listamos 12 filmes que farão você sentir muito medo. Você tem coragem?

 

PSICOSE (Psycho)

“Psicose” é uma obra icônica de Alfred Hitchcock mundialmente reconhecida pela emblemática cena de assassinato no banheiro, tanto pelas imagens quanto pela trilha sonora. O filme é um dos exemplos clássicos do gênero.

Protagonizado por Anthony Perkins e Janey Leigh, o filme conta a história de Marion Crane, uma secretária que rouba 40 mil dólares de seu chefe e foge para encontrar o namorado. À noite, durante a fuga, ela se perde e acaba encontrando o isolado Hotel Bates, onde decide se hospedar. O local é gerenciado por Norman Bates, um homem misterioso que vive à sombra da mãe superprotetora, Norma. “Psicose” foi indicado a quatro Oscars e conquistou um Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. O longa é uma adaptação da obra homônima de Robert Bloch que se inspirou em um caso real ocorrido nos Estados Unidos na década de 1950. Se você já assistiu, vale a pena revisitá-lo.

 

OS INOCENTES (The Innocents)

“Os Inocentes”, adaptação da obra “A Volta do Parafuso” do autor Henry James, é um clássico que aposta no terror psicológico. Na trama, acompanhamos Miss Giddens, a jovem governanta contratada para cuidar dos órfãos Flora e Miles. Logo que chega na sombria mansão, ela se depara com aparições de antigos empregados mortos (Srta. Jessel e Peter Quint) e com o passar do tempo acredita que os fantasmas estão influenciando o comportamento das crianças. Giddens começa a investigar o passado dos falecidos e o relacionamento que mantinham com Flora e Miles, mas no decorrer do enredo a tensão aumenta e o espectador passa a se questionar sobre a sanidade da protagonista vivida pela atriz Deborah Kerr. (Os personagens foram recentemente retratados na série “A Maldição da Mansão Bly”).

 

OS QUE CHEGAM COM A NOITE (The Nightcomers)

“Os que Chegam com a Noite” foi baseado na obra de Henry James e atrai o espectador pelo roteiro que questiona os efeitos do meio sobre a educação, pelas duas crianças e a interpretação de ambas e, claro, pela presença de Marlon Brando que compôs brilhantemente o seu personagem, um homem antissocial, irresponsável e sem amarras. O longa é o prequel do filme “Os inocentes”, que narra o que teria acontecido aos personagens Srta. Jessel e Peter Quint. Neste drama psicológico com pitadas de suspense, vemos como as crianças órfãs sob a guarda da governanta e da preceptora se tornaram perversas e dissimuladas, diretamente influenciadas pela convivência com o sádico jardineiro e a instável babá que tinham entre si uma relação doentia.

 

O SEGREDO DO LAGO MUNGO (Lake Mungo)

Embora “O Segredo do Lago Mungo” seja um mockumentário, o longa consegue convencer o espectador até o final que tudo o que se passa na história é verdade e isso diferencia o filme de tantos outros que bebem no mesmo formato. A obra australiana, escrita e dirigida por Joel Anderson, foca no terror psicológico ao contar a história de Alice Palmer, uma adolescente que morre afogada acidentalmente num lago local. Após o enterro, os pais e o irmão da adolescente começam a presenciar manifestações sobrenaturais, surgem inclusive fotografias e vídeos onde pode-se ver a silhueta da jovem morta. Uma investigação paranormal se inicia para desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice.

 

O CADÁVER DE ANNA FRITZ (El Cadáver de Anna Fritz)

O longa espanhol “O Cadáver de Anna Fritz” é um terror psicológico tenso e angustiante que foge dos clichês de Hollywwod. A história se desdobra sem rodeios e complexidades e nos presenteia com um desfecho inesperado. No longa, a famosa atriz Anna Fritz, considerada uma das mulheres mais desejadas do mundo morre inexplicavelmente em uma festa. Um jovem zelador que trabalha no hospital onde o corpo de Anna se encontra decide enviar fotos do cadáver da atriz para dois amigos. Eles decidem então ver pessoalmente a monumental beleza de Anna. A partir desta decisão, as coisas fogem do controle.

 

O HOMEM DE PALHA (The Wicker Man)

“O Homem de Palha” é um incrível clássico cult criado por Anthony Shaffer e Robin Hardy que teve ótima recepção da crítica especializada e do público. Esse thriller psicológico possui elementos de fantasia e horror e conta a história do sargento Howie que passa a investigar o desaparecimento de uma menina em uma pequena comunidade isolada na costa oeste da Escócia. Durante a investigação, o policial moralista se choca com os costumes do local onde casais fazem sexo ao ar livre e mulheres dançam nuas em rituais religiosos. Quando conhece o Lord Summerisle, líder religioso de uma seita pagã, belamente interpretado por Christopher Lee, a sua investigação passa a correr perigo. O filme é uma obra de arte do cinema fantástico.

 

O BEBÊ DE ROSEMARY (The Rosemary’s Baby)

“O Bebê de Rosemary” é um ícone do terror dirigido pelo polonês Roman Polanski. O filme é baseado no livro homônimo da autora Ira Levin e conta uma história capaz de assustar o mais destemido espectador. Na trama acompanhamos Rosemary e Guy, um jovem casal em busca de um lar para iniciar a vida. Eles se mudam para um apartamento em Nova York e lá são recebidos calorosamente por seus peculiares vizinhos. Logo depois Rosemary engravida, pouco a pouco ela passa a ter estranhas alucinações e pesadelos e começa a suspeitar que seu marido e os prestativos vizinhos estejam envolvidos com magia negra.

A obra é o segundo filme da Trilogia do Apartamento realizada pelo diretor e composta pelos filmes “Repulsa ao Sexo” e “O Inquilino”, ambos disponíveis na Darkflix.

 

O APRENDIZ (Apt Pupil)

Todd Bowden é um estudante adolescente fascinado pelas histórias sobre o holocausto praticado contra os judeus na Segunda Guerra Mundial, seu interesse aumenta quando descobre que seu vizinho idoso (interpretado pelo talentoso Ian McKellen) é na verdade um ex-comandante nazista foragido da justiça. O jovem chantageia o fugitivo e lhe obriga relatar suas experiências como assassino nos campos de concentração. O vizinho então dá início a um sinistro jogo psicológico que ameaça a sanidade do rapaz e desperta o pior de cada um deles.

O Aprendiz é uma obra adaptada do conto “Aluno Inteligente” de Stephen King e fala sobre o fascínio que o mal exerce sobre o ser humano.

O diretor Brian Singer controla com maestria as sequências de suspense que acontecem de forma lenta e contínua e cria um ambiente quase claustrofóbico através dos diálogos da dupla protagonista, as cenas entre ambos são muito bem conduzidas.

 

ELES SE PARECEM COM PESSOAS (They Look Like People)

Dirigido, escrito e produzido por Perry Blackhear, “Eles se Parecem Com Pessoas” é um terror psicológico que acompanha a dinâmica entre o tímido Christian e seu amigo de infância, Wyatt, que se hospeda por alguns dias em sua casa. Inicialmente Wyatt parece sofrer de esquizofrenia e acredita que há forças sobrenaturais e malignas se apossando de todos os seres humanos. Ele ouve vozes e tem visões assustadoras e teme que seu amigo Christian também possa ser possuído. Seu comportamento se torna suspeito e perigoso e o espectador passa a desconfiar que os fenômenos podem ser reais. Resta saber se Wyatt deve proteger o amigo das criaturas que o atormentam ou de si mesmo. Trata-se de um filme profundo e aterrador que traça um paralelo entre a doença mental e acontecimentos sem explicações. A obra ganhou o total de nove prêmios nos festivais de cinema por onde passou.

 

SANGUE DE PANTERA (Cat People)

Neste clássico da década de 1940, acompanhamos a jovem Irena Dubrovna, uma estilista sérvia que vive em Nova York. Após se casar com o arquiteto Oliver Reed, Irena acredita que seu matrimônio está ameaçado por uma antiga maldição que cai sobre as mulheres nascidas em sua terra natal. Como suas ascendentes, ela crê que irá se transformar em uma pantera assim que vivenciar sentimentos intensos de paixão, raiva e ciúmes, colocando a vida de outras pessoas em risco. Para ajudá-la, Oliver contrata um psiquiatra a fim de entender o que está causando estes medos. Seria a maldição real? “Sangue de Pantera” é um terror psicológico urbano e intimista onde o medo é muito mais sentido e imaginado do que visto. Um estilo usado em todos os filmes posteriores do produtor Val Lewton.

 

HANYO, A EMPREGADA (Hanyo)

Dirigido por Kim Ki-Young na segunda Era de Ouro do cinema coreano, “Hanyo, a Empregada” é considerado um dos grandes filmes da Coreia do Sul. Realizado em preto e branco, o filme é um terror psicológico que conta a história da decadência moral e econômica de uma família de classe média em Seul, provocada pelo envolvimento do pai, um rígido e moralista professor de piano, com Hanyo, a empregada da casa. O envolvimento com a jovem instável traz terríveis desdobramentos para todos, inclusive para os filhos do casal.

 

THELMA (Thelma)

A solitária e religiosa Thelma é uma adolescente tímida criada em um regime rígido que acaba de deixar a casa de seus pais fundamentalistas para ingressar na universidade em Oslo.

Ela anseia por amigos em sua solitária vida universitária, mas não socializa com ninguém, até conhecer a bela e carismática Anja, interpretada por Kaya Wilkins. No primeiro encontro das duas garotas, Thelma sofre uma violenta crise epiléptica e seu mundo muda para sempre. “Thelma” é um filme original que combina terror psicológico, mistério, drama, romance e erotismo em doses certas. O excelente trabalho de câmera e fotografia garantem ao longa uma atmosfera assustadora, a performance da protagonista também de destaca. O longa foi indicado pela Noruega para concorrer ao Oscar de 2018 como Melhor Filme Estrangeiro.

 

Todos os filmes estão disponíveis na plataforma da Darkflix.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.