Sem categoria

Última semana da mostra macaBRo faz homenagem à José Mojica Marins

Curtas dirigidos pelo cineasta e produzidos em sua homenagem fazem parte da Semana José Mojica Marins que encerra a mostra macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo.

 

A programação que homenageia o mestre do terror brasileiro, imortalizado pelo personagem Zé do Caixão, abre hoje com a exibição do curta “O Saci” (2015), obra que conta com a atuação e direção de Mojica e apresenta o lado sombrio de uma das figuras mais representativas do nosso folclore. A seleção de curtas-metragens em sua homenagem também inclui documentário, animação e filmes experimentais, raros e pouco vistos, são eles:  “A Lasanha Assassina” (2002), “Tirarei as Medidas do seu Caixão” (2015) e “Coffin Joe’s Heart of Darkness” (2017).

Outros filmes de diretores da nova geração também serão exibidos nesta última semana, como “O Clube dos Canibais” (2018), longa de Guto Parente que retrata uma elite conservadora e hipócrita que pratica canibalismo, “#ninfabebê” (2017), um terror adolescente dirigido e escrito por Aldo Pedrosa, o criativo “Mal Nosso” (2019), do cineasta Samuel Galli, “O Segredo de Davi” (2018), de Diego Freitas e o elogiadíssimo “Cemitério das Almas Perdidas”, do diretor multifacetado Rodrigo Aragão, que será exibido no último dia da mostra. Ao todo são quinze filmes, sendo onze longas-metragens e quatro curtas.

A mostra macaBRo, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil, termina no dia 23 de setembro, próxima terça-feira. Ao todo, serão exibidas 44 produções do cinema de horror brasileiro. As sessões acontecem na plataforma Darkflix – serviço de streaming voltado ao gênero fantástico – de forma gratuita e aberta ao público em geral.

Confira a seguir as datas e os horários das exibições da semana de encerramento da macaBRo. O conteúdo fica disponível na plataforma da Darkflix por tempo e visualizações limitadas. Fique atento. Para assistir aos filmes acesse www.darkflix.com.br e cadastre-se gratuitamente. Com o usuário logado, basta buscar pelos filmes na categoria “#CCBBemcasa”.

 

 SEMANA JOSÉ MOJICA MARINS

 

“O Clube dos Canibais” (2018) – 18/11, às 18h*

Otávio é um conservador hipócrita que prega costumes tradicionais, mas adora sexo, traição e sangue. Ele é casado com Gilda, uma mulher fútil e ambiciosa. Ambos fazem parte de uma sociedade secreta: o clube dos canibais. As coisas mudam quando o casal descobre o segredo de outro integrante do clube e passam a ser ameaçados. Assassinatos brutais são tratados com elegância na trama devido a eficiência da direção de Guto Parente. O formato da tela, os cortes precisos e a fotografia de Lucas Barbi, convidam o espectador ao suspense.

*Disponível até às 17h59 do dia 19/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

“O Saci” (Curta-metragem), 2015 – 18/11, às 20h*

Originalmente lançado em 2015, como parte da antologia “As Fábulas Negras”, do cineasta Rodrigo Aragão, “O Saci” foi dirigido por José Mojica Marins – que também atua no curta – e traz uma trama que explora o lado macabro de uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro. Ele retrata uma tensa história de perseguição, entre “pegadinhas” e armadilhas do garoto lendário de uma-perna-só.

*Disponível até às 23h59 do dia 23/11 – Limite de visualizações: Ilimitada

 

“A Lasanha Assassina” (Curta-metragem), 2002 – 19/11, às 16h*

Nesta animação de Ale McHado, uma lasanha é esquecida no interior de um congelador com defeito, a baixa temperatura e os gases do aparelho causam uma mutação na massa que acaba ganhando vida, logo ela se transforma em um monstro cheio de revolta! O que poderá deter uma criatura como esta?!

*Disponível até às 23h59 do dia 23/11 – Limite de visualizações: Ilimitada

 

“#ninfabebê” (2017) – 19/11, às 18h*

“#ninfabebê” aborda temas como o exibicionismo, voyeurismo e o uso excessivo das mídias sociais. Com essa premissa acompanhamos duas adolescentes que decidem passar um fim de semana sozinhas em casa, sem a presença dos pais. O encontro das amigas é registrado por vídeos que são publicados e compartilhados com os amigos virtuais. O que era para ser uma noite divertida acaba se tornando uma história de medos e angústias quando as duas jovens recebem visitas inesperadas ao longo da trama. Produzido em Uberaba, o filme foi premiado no Festival Best Film Awards que aconteceu na Rômenia em 2017. O longa ficou em 1º lugar na categoria de “Melhor Edição”, 2º lugar na categoria “Melhor Filme de Estudante” e em 3º como “Melhor Direção”.

*Disponível até às 17h59 do dia 20/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

“Mal Nosso” (2019) – 19/11, às 20h*

Em “Mal Nosso”, primeiro longa de terror de Samuel Galli, o público acompanha a história de Arthur, um homem estranho que possui poderes mediúnicos. Apesar de suas peculiaridades, o médium é um pai devoto à sua filha de 19 anos e quando Arthur descobre que a alma dela está em perigo, ele toma medidas drásticas. Para evitar que qualquer mal aconteça à filha, ele contrata Charles, um serial killer que conheceu nas profundezas da deep web. O Assassino deverá seguir as regras de Arthur para executar o serviço e receber seu pagamento. A obra participou de mais de 30 festivais internacionais antes de debutar no Brasil e acumulou críticas positivas.

*Disponível até às 19h59 do dia 20/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

“O Segredo de Davi” (2018) – 20/11, às 18h* – Filme com acessibilidade: Legendagem Descritiva

Dirigido e roteirizado por Diego Freitas, “O Segredo de Davi” apresenta uma trama de suspense e mistério, nele acompanhamos um jovem geek e tímido que estuda cinema. Embora seja mais retraído que seus colegas, Davi parece um rapaz normal, mas acaba se deixando dominar por forças estranhas e se descobre um assassino cruel. Após matar suas vítimas, ele as filma e disponibiliza as imagens na internet.

*Disponível até às 17h59 do dia 21/11 – Limite de visualizações: Duas mil

 

“Tirarei as Medidas do seu Caixão” (Curta-metragem), 2015 – 20/11, às 20h*

Neste curta, dirigido por Diego Camelo, o menino Josiel é fã de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Seu fascínio é tão grande que o garoto fará de tudo para se tornar um cover do personagem. Filme que homenageia o trabalho de José Mojica Marins.

*Disponível até às 23h59 do dia 23/11 – Limite de visualizações: Ilimitada

 

“O Segredo dos Diamantes” (2014) – 21/11, às 14h*

Gravado em cidades históricas de Minas Gerais, “O Segredo dos Diamantes” acompanha a saga de Ângelo, um garoto que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai que precisa de uma cirurgia. Para realizar a missão, ele conta com seus amigos Júlia e Carlinhos. Juntos eles terão que decifrar o enigma e antes de Silvério, um vilão que também quer encontrar o tesouro. O filma recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular no Festival de Gramado de 2014.

*Disponível até às 17h59 do dia 22/11 – Limite de visualizações: Três mil

 

“Os Jovens Baumann” (2018) – 21/11, às 18h*

No filme “Os Jovens Baumann”, de Bruna Carvalho Almeida, a história de oito primos desaparecidos misteriosamente durante o verão de 1992 – em um caso ainda sem solução – é contata por meio de cenas gravadas em VHS que mostra os últimos momentos dos jovens. Na trama acompanhamos os herdeiros da família Baumann, que passavam as férias de verão na fazenda da família, em Santa Rita d’Oeste, no sul de Minas Gerais, quando, da noite para o dia, uma grande tragédia acontece: todos eles desapareceram.

*Disponível até às 17h59 do dia 22/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

“A Casa de Cecília” (2015) – 21/11, às 20h*

Neste mistério, Cecília é uma jovem de 14 anos que está sozinha em sua casa há duas semanas. Certo dia, ela recebe a visita de Lorena, uma moça misteriosa que chega para acabar com a solidão da menina. Apesar da companhia, Cecília tem a sensação de que a casa fica mais vazia a cada dia que passa e começa a vivenciar eventos inexplicáveis. Direção é de Clarissa Appelt e o roteiro de Gabriel Ritter.

*Disponível até às 19h59 do dia 22/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

“Através da Sombra” (2016) – 22/11, às 16h*

Baseado no livro britânico “A Volta do Parafuso” do escritor Henry James, “Através da Sombra” é um suspense sobrenatural ambientado na década de 1930. Nele, a tímida Laura, interpretada por Virginia Cavendish, é contratada como professora de duas crianças órfãs, a pequena Elisa e seu irmão Antônio. Após aceitar a proposta do tio das crianças, ela se muda para o enorme casarão de uma fazenda de café no interior do Brasil. Laura logo percebe que o local está envolto em mistérios: o desaparecimento da antiga professora, a morte de um capataz e eventos sombrios que acontecem na moradia. O diretor Walter Lima Jr. adaptou a história à realidade brasileira da época com um cenário que mostra as sequelas da escravidão e da crise econômica do país.

*Disponível até às 15h59 do dia 23/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

“Coffin Joe’s Heart of Darkness” (curta-metragem), 2017 – 22/11, às 18h*

Um dos trabalhos finais de José Mojica Marins, o curta “Coffin Joe’s Heart of Darkness” ou “Coração das Trevas” se propõe a criar algo novo a partir do material de clássicos do cineasta, combinados com filmagens inéditas, realizadas em 2010. Descrita como uma “colagem experimental”, a obra serve bem como uma despedida ao mestre do horror nacional.

*Disponível até às 23h59 do dia 23/11 – Limite de visualizações: Ilimitada

 

“Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe” (2016) – 22/11, às 20h*

Dirigido por Aaron Salles Torres, o filme acompanha Inácio, um esquizofrênico funcional, que trabalha como porteiro em um prédio da Zona Sul carioca. Após a morte de seu pai, ele passa a sustentar a casa onde mora com a mãe. Zaira, por sua vez, pressiona o filho para que ele mantenha o mesmo nível de vida que o pai provia, mas suas expectativas são frustradas. A relação entre ambos logo se desestrutura e a situação piora quando Inácio fica obcecado por um dos moradores do prédio. Com toques de humor sombrio, este thriller psicológico surpreende com um desfecho inesperado.

*Disponível até às 19h59 do dia 23/11 – Limite de visualizações: Ilimitada

 

“O Cemitério das Almas Perdidas” (2010) – 23/11, às 18h*

“O Cemitério das Almas Perdidas” é uma fantasia sombria que se baseia no livro negro de São Cipriano e fala sobre a colonização do Estado, com destaque para a cultura indígena capixaba. Na trama, um grupo de jesuítas fazem um pacto sombrio ao chegar em terras brasileiras no período colonial, após algum tempo, vários massacres acorrem na nova terra e os padres passam a ser amaldiçoados. Anos depois, eles despertam para disseminar a maldade pelo mundo.

*Disponível até às 17h59 do dia 24/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

“A Mata Negra” (2018) – 23/11, às 20h*

Neste elogiado filme, acompanhamos Clara (vivida por Carol Aragão, filha do diretor), uma jovem que encontra um saco com moedas de ouro e um livro de ocultismo – a obra perdida de Cipriano – no meio de uma floresta do interior do Brasil. A descoberta muda a vida da jovem e inicia uma escalada de acontecimentos aterrorizantes: chacinas, nascimentos de bebês deformados e invocações que podem liberar uma terrível maldição sobre a terra. A direção, roteiro e efeitos especiais são de Rodrigo Aragão.

*Disponível até às 19h59 do dia 24/11 – Limite de visualizações: Cinco mil

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.