Sem categoria

Mostra CRASH: Confira os filmes que concorrem na categoria melhor longa-metragem

A 12º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico começa hoje (09) com um cardápio vasto de opções. Entre curtas e longas-metragens serão exibidas mais de 100 obras vindas de várias partes do mundo. E há produções para todos os gostos: terror, ficção cientifica, fantásticos com toques de poesia e drama, terrir (terror e comédia), fantasia, histórias surreais, suspense, mistério e opções para a família (censura livre), todas disponíveis gratuitamente na plataforma Darkflix até o dia 13 de dezembro.

E para esta edição, a CRASH trouxe uma novidade: pela primeira vez, a mostra é competitiva, com seleção de melhores curtas (nacional e internacional) e longa-metragem. A escolha será realizada por um júri de especialistas formado pela pesquisadora Yasmine Evaristo, o jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda e o professor e diretor de cinema Renné França.

Entre as obras selecionadas, seis filmes concorrem na categoria melhor longa-metragem, quatro deles são brasileiros: “Atrás da Sombra (2020), “Canto dos Ossos” (2020), “O Cemitério das Almas Perdidas” (2020) e “Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó)”. Também estão na disputa “Detention” (2019) de Taiwan e o polonês “I Am REN” (2019). Confira a seguir quando os filmes estarão disponíveis na plataforma.

 

“ATRÁS DA SOMBRA” – Disponível no dia 12/12 por 24 horas.

Do diretor Thiago Camargo, “Atrás da Sombra” é um suspense policial que contrapõe o ceticismo com as crendices populares, típicas das cidades do interior. Estrelado por Bukassa Kabengele, Stepan Nercessian e Zecarlos Machado, o longa acompanha Jorge (Kabengele), um investigador cético e solitário que tenta encontrar a causa da morte de uma jovem em uma pequena cidade no interior do Goiás. Aos poucos ele descobre que o local é rodeado por segredos sombrios e moradores misteriosos. Durante a investigação, Jorge é atormentado por pesadelos com uma mulher que nunca conheceu, até que um dia, em uma mata considerada assombrada, ele se depara com Mariá, a mesma mulher que aparece em seus sonhos. Talvez não seja o acaso que trouxe o investigador para dentro desse mistério.

 

“CANTO DOS OSSOS” – Disponível de 09 a 13/12.

Petrus de Bairros e Jorge Polo se juntaram para escrever e dirigir “Canto dos Ossos”, filme premiado como Melhor Filme da Mostra Aurora na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A trama aborta o tema vampiresco sem seguir os padrões da mitologia tradicional. No longa, jovens vampiros são retratados como pessoas comuns que vivem sob a luz do sol. São trabalhadores, jovens LGBT, moradores da periferia que no tempo livre se encontram com os amigos para bater papo, beber e flertar. Em uma história que não segue estruturas narrativas e convenções acompanhamos pequenos núcleos. Entre eles, a de Naiana, uma professora de ensino médio cujo o trabalho é constantemente questionado e Diego, que trabalha como balconista de uma farmácia a três mil quilômetros de distância.

 

“O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS” – Disponível nos dias 12 e 13/12.

Sucesso de críticas e de público em festivais nacionais, “O Cemitério das Almas Perdidas”, do multifacetado cineasta Rodrigo Aragão, aborda dores do passado brasileiro ao evocar os fantasmas do colonialismo português. Na trama, um padre jesuíta e seus seguidores são corrompidos pelo poder do livro negro de Cipriano. Eles iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério. Séculos depois, eles estão prontos para se libertar e espalhar sua maldade em todo o mundo.

 

“DETENTION” (Fan Xiao) – Sessão única: 11/12, às 21h.

“Detention”, primeiro longa do cineasta taiwanês John Hsu, é um terror psicológico sobrenatural inspirado em videogame de mesmo nome. O filme recebeu mais de 20 indicações em festivais competitivos internacionais e ganhou treze, inclusive o Prêmio Especial do Fantasporto –  Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto deste ano.

A história se passa em 1962. O sentido de desolação e tensão permeiam a sociedade de Taiwan. Fang Ray-shin, uma estudante do ensino médio, se apaixona por seu professor e conselheiro Chang Ming-Hui. Perturbada pelos problemas na escolar e em casa, Fang sente que Chang é a única pessoa que a compreende. Anseando pela liberdade, Chang forma um grupo de estudos com seus colegas e alunos. Ler os livros banidos é arriscado, mas os permite se libertar por um breve momento. Certo dia, Chang simplesmente desaparece, e apenas Fang e Wei, seu colega, se lembram dele. Juntos, os estudantes começam a procurar pelo professor desaparecido pelos corredores da escola que já não parece tão familiar. Em um reino dominado por fantasmas e demônios, a dupla é forçada a encarar uma terrível verdade.

 

“I AM REN” (Jestem REN) – Sessões únicas: 10/12, às 21h e 11/12, às 19h.

Dirigido e roteirizado pelo cineasta Piotr Ryczko, “I Am REN” é um drama que utiliza elementos de ficção científica para narrar a história da protagonista. Nele, acompanhamos a jornada interna e psicológica de Renata (Marta Król), uma devotada esposa e mãe, que de repente passa por um violento colapso, ou talvez, um mau funcionamento, como ela mesma informa ao seu psicólogo. Renata acredita que seu real nome é REN e ela é uma androide infalível e emotiva.

Sem o conhecimento prévio sobre o passado da personagem, o diretor permite que o espectador sinta empatia por Renata antes de mergulhar nos pensamentos paranóicos de uma mulher que está sofrendo. “I Am REN” marca a estreia de Piotr Ryczko na direção de longas-metragens.

 

“RODSON OU (ONDE O SOL NÃO TEM DÓ)” – Disponível nos dias 12 e 13/12.

O longa de Clara Chroma, Orlok Sombra e Cleyton Xavier, se passa em um futuro distópico. Através de uma estética marginal alucinante, conhecemos o protagonista do título. São os pré anos 3000. Arte é crime. Refletir é proibido. Não existe mais leitura. Somente produções e consumos em massa são permitidos. RODSON®, um garoto com seu animalesco instinto artístico represso pela sociedade ao seu redor é só mais um de muitos. O governo anarcocrenty comete o engano de achar que a besta estivera sob controle, mas sua mente concebe CALEB®, o alterego de RODSON@ que o lança estrada a fora, abandonando ares-condicionados em busca da alucinação perfeita sob o Sol sem dó de 2000°C, que a última camada de exosfera proporciona a vigente sociedade.

 

Para assistir aos filmes, basta se cadastrar gratuitamente na plataforma da Darkflix.  A relação com todos os títulos que fazem parte da mostra está disponível no site da CRASH.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.