Sem categoria

Confira as obras premiadas da 12º da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico

Em 2020, a CRASH A 12º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico trouxe novidades: foi realizada inteiramente no formato online (devido a atual pandemia) e pela primeira vez foi competitiva, com premiação para as categorias de Melhor Curta-metragem Nacional e Internacional e Melhor Longa-metragem.

O evento começou em 09 de dezembro com término programado para o dia 13, mas acabou sendo prorrogada por mais uma semana e seu conteúdo fica disponível na plataforma de streaming Darkflix, de forma gratuita, até o próximo domingo, dia 20.

Com mais dias liberados, o público que ainda não teve a oportunidade, poderá assistir às várias obras da programação, inclusive aos filmes vencedores, anunciados nesta semana.

O júri foi composto pela pesquisadora Yasmine Evaristo, o jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda e o professor e diretor de cinema Renné França. Foi uma missão difícil, contou o trio durante a live que anunciou os grandes vencedores, afinal, 86 obras foram selecionadas para a competição.

Seis filmes concorreram na categoria Melhor Longa-metragem, quatro deles brasileiros: “Atrás da Sombra (2020), “Canto dos Ossos” (2020), “O Cemitério das Almas Perdidas” (2020) e “Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó)”. Além de “Detention” (2019) de Taiwan e o polonês “I Am REN” (2019).

O vencedor foi o brasileiro “O Cemitério das Almas Perdidas” do cineasta Rodrigo Aragão, uma fantasia sombria que se baseia no livro negro de São Cipriano e fala sobre a colonização do Estado, com destaque para a cultura indígena capixaba.

 

Cena de “O Cemitério das Almas Perdidas” / Imagem: Divulgação

 

O longa “Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó)” dos diretores Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra levou o prêmio de Menção Honrosa “De olho no futuro”.

O escolhido como Melhor Curta-metragem nacional foi “Antônia” (Rotten Faith), de Flávio Carnielli, que através do terror conta a história de um casal idoso que vê sua fé apodrecer após a morte da filha e da neta.

 

Cena de “Antônia” / Imagem: Divulgação

 

Na categoria estrangeira, o curta japonês “Matéria Estranha” (Extraneous Matter), de Kenichi Ugana levou o prêmio. Também houve Menção Honrosa Para Curta de Animação, o escolhido foi o francês “O Mundo Interior” (The World Within), dos cineastas Sandrine e Jean-Charles Finck. No curta, uma jovem pintora se dedica com tamanha intensidade a suas criações que perde contato com a realidade e se entrega a caóticas alucinações. Internada em uma clínica, ela começa a se reconstruir através da pintura e da observação diária de um esquilo em sua janela.

 

Cena de “Matéria Estranha” (Extraneous Matter) / Imagem: Divulgação

 

Os fãs do cinema fantástico ainda poder conferir toda a programação da CRASH (exceto os filmes “Detention” e “I Am Ren”) até o dia 20 de dezembro, basta se cadastrar gratuitamente na Darkflix e programar a maratona de obras imperdíveis. Não perca essa oportunidade.

 

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.