Sem categoria

Festival POE de Cinema Fantástico e Darkflix fecham parceria para a exibição online da sexta edição do evento

Em sua 6ª edição, o Festival POE de Cinema Fantástico se adapta às estruturas online com uma nova maneira de exibição de seus filmes e uma nova categoria para trazer maior diversidade ao evento. Entre os dias 21 e 30 de abril, serão exibidos 68 filmes, entre produções nacionais e internacionais e mostra nacional competitiva. As grandes novidades dessa edição são a parceria com a Darkflix, maior plataforma de cinema fantástico da América Latina, e duas novas categorias: Queen Fantástico e Anima Sanja.

A exibição dos filmes no formato on-line, além de necessária no momento, também é uma oportunidade de aumentar o alcance e as possibilidades do festival, que pretende incluir o formato em suas próximas edições, realizando um evento híbrido, unindo virtual e o presencial. A parceria com a Darkflix potencializa ainda mais o objetivo do festival de fortalecer o cenário audiovisual, abrir novos espaços de exibição para quem faz cinema fantástico, trazer entretenimento de qualidade e exibir filmes que muitas vezes estão fora do circuito comercial.

Nesta edição, a programação também conta com oficinas, bate-papos e apresentações online e gratuitas, e novidades nas categorias de exibição: a Queen Fantástico, com filmes protagonizados e dirigidos por Drag Queens, e a Anima Sanja, uma mostra nacional com animações do gênero terror. A intenção é trazer maior diversidade para o Festival e aproveitar as plataformas online para compartilhar posicionamentos e maneiras de fazer cinema fantásticos diferentes à cena.

Para dar início ao festival, será realizada uma live com a cineasta Liz Vamp, filha de José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão. Ela abre o festival com uma voz e uma representatividade importante. Neste ano, foram selecionados 68 filmes para a mostra competitiva, sendo 50% deles dirigidos por homens e os outros 50% por mulheres. “A cada edição queremos abrir mais espaço para mulheres, negras e negros, brasileiras e brasileiros orientais, povos originários, e lgbtqia+. Além disso, O P.O.E tem maioria feminina na organização e isso precisa refletir no festival como um todo.”, conta a organização do evento.

A 6ª edição do Festival POE de Cinema Fantástico é contemplada pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e PROAC.

 

PROGRAMAÇÃO LIVES

21/04, às 20 horas – Live com Liz Vamp e Mediação por Patty Fang

23/04, às 14 horas – Oficina de maquiagem fx – Prótese de vampiros com Dennis Dal Bello e Marcos de Oliveira

24/04, às 20 horas – Mulheres no Cinema Fantástico – Com as convidadas Monica Demes, Larissa Anzoategui, Geisla Fernandes, Paula Febbe e Mediação por Patty Fang

25/04, às 20 horas – Queen Fantástico – Apresentações de drag queens e bate papo em prol do fortalecimento drag em papéis de protagonismo e direção no cinema fantástico. Terá presença especial de Ikaro kadoshi (Canal E – Drag me as a Queen) e Alexia Twister (Netflix – Nasce uma Rainha)

30/04, às 20 horas – Anúncio dos vencedores da mostra competitiva com Lula Magalhães, Rosa Guimarães, Filipe Soriano e Soraia Costa

*Duas lives terão tradução em LIBRAS com Zuleica Amaral

 

PROGRAMAÇÃO DE FILMES  

A programação completa dos filmes que serão exibidos poderá ser encontrada nas redes sociais do festival e da Darkflix e em breve será divulgada por aqui.

A 6ª edição do Festival POE de Cinema Fantástico conta com 68 filmes, divididos em: Mostra nacional competitiva \ Mostra de curtas 1 \ Mostra de curtas 2 \ Mostra de curtas 3 \ Filmes de longa e média metragem convidados \ Mostra Review \ Filmes premiados em edições anteriores do Festival POE \ Queen Fantástico.

 

SOBRE O FESTIVAL POE

O Festival POE de Cinema Fantástico se iniciou em 2016 em São José dos Campos, interior de São Paulo, com sede no Cine Santana, um cinema clássico da cidade, com mais de 50 anos de existência. Em suas quatro primeiras edições, contou com o apoio municipal da FCCR – Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A partir do quinto ano, devido a pandemia de COVID-19, o festival se tornou online, e em sua sexta edição, contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc, acontece através da maior plataforma de cinema fantástico da América Latina, a DARKFLIX, entre os dias 21 a 30 de abril de forma online e gratuita.

 

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.