A Master Class “O horror que nos rodeia: da literatura para o cinema”, realizada pela mostra “Stephen King: O medo é seu melhor companheiro”, acontece neste sábado (27), a partir das 10h30.
A aula irá percorrer a trajetória do gênero horror desde seu surgimento nas lendas autóctones, passando pela discussão dos seus arquétipos, sua afirmação a partir do romance gótico até a sua constituição e transformações no cinema e literatura contemporâneos. Também deve investigar as influências de Stephen King e suas contribuições para o horror, bem como as adaptações para o cinema e TV de suas obras.
A Master Class será ministrada via videoconferência pela curadora Rita Ribeiro. Para participar, basta se inscrever pelo site da Sympla, porém as vagas são limitadas.
O conteúdo será dividido por temas:
– O medo como propulsor do imaginário;
– A constituição dos arquétipos do gênero horror;
– Primórdios na literatura: o romance gótico;
– O surgimento do gênero no cinema;
– Monstros no cinema;
– As distinções e subgêneros (terror, horror, gore, slasher, etc);
– A literatura de horror no século XX e XXI: influências na obra de King e sua influência nos novos autores;
– Classificando as obras de Stephen King no cinema e TV;
– Existem novos gêneros de horror?
A carga horária total são de duas horas e meia, com intervalo de 05 minutos. O inscrito também receberá um certificado de participação.
Além de realizar curadorias, Rita Ribeiro é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Também atua como líder do Grupo de Pesquisa Design & Representações Sociais, suas pesquisas concentram-se nas relações estabelecidas entre o design, as novas gerações, os processos de consumo e as artes, em especial o cinema e nos gêneros terror e ficção científica.
Rita também é autora dos livros “Design & Arte: entre os limites e as interseções” (2014), “Tempo & Design: as gerações e suas lógicas de consumo” (2018) e “O Quarteirão do Soul: identidade e resistência no asfalto” (2020). Entre os cursos ofertados na área de cinema pela profissional, destacam-se: Star Trek: A ficção científica traduz os medos do homem (2013), Strange People: o cinema ímpar de Tim Burton (2017) e Monstros no Cinema (2018).
Iniciada no dia 25 de fevereiro, a mostra – apresentada e patrocinada pelo Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – traz ao público a oportunidade de debater a obra de Stephen King, discutir sobre o seu processo criativo e analisar as adaptações dos seus livros para o cinema e para a televisão. A curadoria realizada por Rita Ribeiro e Breno Lira Gomes selecionou mais de 50 produções entre filmes, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco longas que foram referência para seu trabalho.
As produções estão sendo exibidas de forma gratuita e on-line na Darkflix, plataforma de streaming. Para ter acesso ao conteúdo basta se cadastrar no serviço.