Sem categoria

XVII Fantaspoa: Confira todas as atividades formativas já disponíveis para acesso (por tempo limitado)

Na última sexta-feira (09), se iniciou o XVII Fantaspoa – Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre. O tradicional evento ocorre em formato online e gratuito através de um novo serviço de streaming, a plataforma Würlak. Mais de 160 obras de distintos gêneros e nacionalidades estão disponibilizadas em ambiente digital até o dia 18 de abril.

Além dos filmes, a décima sétima edição também trouxe ao ambiente virtual as suas tradicionais atividades formativas, verdadeiras aulas ministradas por diversos convidados, entre eles Lourenço Mutarelli, dramaturgo e autor do romance “O Cheiro do Ralo”, a premiada atriz Luciana Paes, de “A Sombra do Pai” e “O Animal Cordial”, o ator Silvero Pereira, de “Bacurau” e Dane Taranha, apresentadora da rádio 89FM, e dos prêmios Grammy no canal TNT.

As quatorze atividades, que tiveram início no dia 23 fevereiro, já estão disponíveis no canal do Youtube do Fantaspoa e também podem ser assistidas até o dia 18 de abril, término do festival. O conteúdo conta com temas como “Caracterização no Cinema Fantástico”, “Faça Seu Filme (Quase) Sem Dinheiro”, “Curta-Metragem: da Ideia Inicial ao Filme Pronto”, “Atuação no Cinema Fantástico”, entre outros.

 

Confira a seguir todos os assuntos abordados e seus ministrantes.

 

Caracterização no Cinema Fantástico, com Britney Federline.

Britney Federline atua como caracterizadora no audiovisual brasileiro desde 2006. Assinou a caracterização de mais de 20 filmes, além de séries para a TV Globo, HBO e Amazon. Em 2015 recebeu o Prêmio Avon de Maquiagem na categoria audiovisual. Em 2020, com o longa-metragem “Morto Não Fala”, do diretor Dennison Ramalho, foi indicada na categoria Melhor Maquiagem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Fangoria Chainsaw Awards e Prêmio Guarani, do qual foi vencedora.

 

Nuvem Rosa: Sci-Fi, Drama de Casal ou Premonição?, com Iuli Gerbase

https://www.youtube.com/watch?v=7hy__5rEtTI

Luli Gerbase é roteirista e diretora brasileira. Além de A Nuvem Rosa, já dirigiu e roteirizou seis curtas metragens, que foram premiados e circularam em festivais como Havana Film Fest, Toronto International Film Festival, Festin, Oaxaca Film Festival, Festival de Brasi´lia e Kinoforum. Um de seus projetos de longa metragem, “Mergulho”, recebeu primeiro lugar na competic¸a~o internacional de roteiros Guio~es, em Portugal. Trabalhou como roteirista em se´ries de TV como “A Be^nc¸a~o” (Canal Brasil) e “X-Corac¸a~o” (Disney XD). Iuli e´ mestra em Escrita Criativa e formada em Produc¸a~o Audiovisual, ambos pela PUC-RS.

 

Faça Seu Filme (Quase) Sem Dinheiro, com Felipe M. Guerra

Felipe M. Guerra é um dos nomes mais populares do cinema independente brasileiro, realizando curtas e longas de baixíssimo orçamento desde os anos 1990 e praticamente em todos os formatos. Suas produções alcançaram notoriedade nacional e internacional, participando de festivais renomados como Sitges, na Espanha, Fantasporto, em Portugal e Night Visions, na Finlândia. Seu último longa, o documentário “Deodato Holocaust” ganhou distribuição em blu-ray na Europa.

 

O Sangue Cinematográfico: da manufatura ao uso em cena de efeito, com Kapel Furman

Com créditos em mais de 72 longas, Kapel Furman já foi indicado ao prêmio de Melhores Efeitos Especiais da Academia Brasileira de Cinema pelos filmes “O Cheiro do Ralo”, “Encarnação do Demônio” e “Bróder”. Seu curta “06 tiros, 60ml” foi agraciado com o prêmio Buenos Aires Rojo Sangre de melhores efeitos especiais; e “S.W.Metaxu”, que dirigiu em 2013, foi exibido em diversos prestigiados eventos de cinema, como o Festival de Sitges. Comparado pelo cineasta Carlos Reichenbach como discípulo nativo de David Cronenberg e Dario Argento, Kapel também é apresentador do reality show Cinelab e foi o criador de “T’Uxlu”, personagem que ganhou menção honrosa pela famosa Stan Winston School.

 

O Gótico Feminino no cinema brasileiro dos anos 1950, com Laura Loguercio Cánepa

Laura Cánepa é Doutora em Multimeios pelo Unicamp, Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e graduada em Jornalismo pela UFRGS. Concluiu, em 2014, Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da USP. Atualmente, atua como Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Foi co-editora da Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. Em 2019, foi pesquisadora visitante na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds.

 

Curta-Metragem: da Ideia Inicial ao Filme Pronto, com Fernando Sanches

Fernando Sanches tem mais de 23 anos de experiência no mercado audiovisual, atuando como diretor, roteirista e produtor, e se destaca por uma visão multidisciplinar objetivando a experimentação tanto na narrativa quanto na forma. Dirigiu diversos videoclipes, 5 curtas e 2 longas-metragens, e foi premiado nacional e internacionalmente: ganhou o Leão de Ouro no Cannes Lion Festival, Clio Awards, Animamundi e Profissionais do Ano da Rede Globo.

 

Adaptações Cinematográficas, com Lourenço Mutarelli

Lourenço Mutarelli é escritor, quadrinista e ator. Publicou oito livros e doze HQs, escreveu sete peças de teatro e uma mini-série para internet. Frequentemente ministra oficinas de histórias em quadrinhos e de processos criativos. Teve suas obras literárias adaptadas para filmes como “O Cheiro do Ralo”, “Quando Eu Era Vivo” e “Natimorto”.

 

Ideia, Roteiro e Financiamento: Como Chegar Lá?, com Rafaella Costa

Rafaella Costa é produtora, especializada em Film & Business – Cine/TV pela FGV. Sócia da Manjericão Filmes, atua produzindo e coproduzindo projetos em parceria com produtoras brasileiras e internacionais. Dentre seus principais trabalhos, estão os longas “Meu Nome é Bagdá” – vencedor de mais de 10 prêmios internacionais, dentre eles o de Melhor Filme do Júri Internacional da Mostra Generation 14plus do Festival de Berlim em 2020 -, e “De Menor”, estreia mundial no 61º Festival de San Sebastián e Melhor Filme no 15º Festival Internacional de Cinema do Rio, ambos dirigidos por Caru Alves de Souza. Também assinou a produção de “Sequestro Relâmpago” e “Trago Comigo”, dirigidos por Tata Amaral; “Praia do Futuro”, dirigido por Karim Aïnouz e indicado ao Prêmio Urso de Ouro no 64º Festival de Berlim. Como produtora executiva, trabalhou nas séries “Todxs Nós”, com direção de Vera Egito e Daniel Ribeiro para HBO; e “Juacas – 2ª temporada”, direção geral de Juliana Vonlanten para o Disney Channel e indicado ao Emmy Award 2020 na categoria Kids: Live Action.

 

Vivências no Cinema Brasileiro, com Silvero Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=P7WDUVjO_G8

Silvero Pereira é ator, diretor, produtor e dramaturgo. Iniciou sua carreira no teatro e é responsável por um dos mais importantes coletivos artísticos do país, As Travestidas. Nos palcos, circulou pelo Brasil com espetáculos como “Uma Flor de Dama”, “Cabaré das Travestidas” e “Quem Tem Medo de Travesti”. A peça “BR Trans” alcançou projeções internacionais, passando pelos Estados Unidos e pela Europa e foi seu passaporte para a televisão. Em 2017, Silvero deu vida à travesti Elis Miranda, em “A Força do Querer”, na Rede Globo. No cinema, interpretou o marcante personagem Lunga, do filme Bacurau, um dos maiores sucessos recentes do cinema nacional.

 

Laranja Mecânica: os 50 anos do clássico de Stanley Kubrick, com Roger Lerina

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

 

Atuação no Cinema Fantástico, com Luciana Paes

Luciana Paes é atriz e cantora. No cinema, atuou em filmes como “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas, “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, e, de Gabriela Amaral Almeida, “A Sombra do Pai” e “O Animal Cordial”, este que rendeu a ela o prêmio de Melhor Atriz no Fantaspoa 2018. Também marcou presença na última edição do festival, protagonizando o curta-metragem “5 Estrelas”, de Fernando Sanches. Na televisão, atuou nas novelas globais “Fina Estampa” e “Além do Horizonte” e no programa de humor “Fora de Hora”. Além disso, esteve nas séries “3%”, da Netflix, e “Me Chama de Bruna”, da Fox Premium.

 

O Rádio e o Fantástico: de Orson Welles ao Podcast, com Dane Taranha

Dane Taranha é apresentadora e radialista. Apresenta na 89 FM Rádio Rock de São Paulo os programas Dois da Tarde 89 e 89 Freak Show – este dedicado aos fãs do terror e do universo fantástico. Na televisão, já apresentou as cerimônias do Globo de Ouro, Grammy e Emmy Awards, pela TNT. Esteve presente na última edição do Fantaspoa como jurada dos longas-metragens ibero-americanos e com participações especiais nos filmes “Skull: A Máscara de Anhangá” e “5 Estrelas”.

 

Terror Feminista, com Cíntia Domit Bittar

Cíntia Domit Bittar é sócia da Novelo Filmes onde atua como diretora, produtora, montadora e roteirista. Desde 2011, participa de festivais nacionais e internacionais com obras posteriormente licenciadas para canais de TV. A mais recente é o curta ‘Baile”, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 destacando os festivais e prêmios: Melhor Curta – 60º FICCI, Melhor Direção – 29º Curta Cinema, Top 10 do público no 30º Kinoforum; 66º Oberhausen ISFF, 44º Hong Kong IFF; 38º Uruguay IFF e 21º Festival do Rio. No terror, realizou obras como “O Segredo da Família Urso” (Prêmio do Júri Popular Fantaspoa 2014) e “A Menina Só” (Curta Cinema – Rio ISFF 2017). Em 2021, voltará ao gênero na direção do longa “Gente de Bem”.

 

Começando do zero: a criação de conteúdo audiovisual na internet, com Johnny Klein

Johnny Klein é ator e diretor. Com mais de 7 anos de experiência na internet, o seu conteúdo é focado em comédia. Criou, ao lado de sua namorada também atriz Camila Bertani, o canal de esquetes Uatafuke?! no YouTube, em dezembro de 2015, e desde então soma mais de de 2,8 milhões de seguidores em todas suas redes sociais.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.