Para enfatizar a importância da pluralidade na indústria cinematográfica e dar voz a profissionais cujo gênero historicamente foi negligenciado, o XVII Fantaspoa elaborou uma programação composta, em mais de 40%, por obras dirigidas, roteirizadas, produzidas ou protagonizadas por mulheres.
Confirmando o crescimento no número delas na direção de filmes – já apontado em um estudo recente feito pela Center for the Study of Women in Television and Film – o festival selecionou, entre os filmes exibidos nesta edição, cinco destaques encabeçados por diretoras de diferentes nacionalidades.
O primeiro é o longa-metragen é “A Cabeleireira”, dirigido por Jill Gevargizian. A americana já trabalhou em outros projetos, foi diretora de segunda unidade em “ABC da Morte 2”, de Jen & Sylvia Soska e também foi diretora assistente do longa de James Bickert, “Frankenstein Created Bikers” (2016). “A Cabeleireira” é o segundo longa de Jill, que também atua como roteirista e produtora.
Outro destaque é “Sangre Comigo”, que marca a estreia de Amelia Moses na direção de um longa-metragem. Com um orçamento pequeno, a canadense comandou um thriller psicológico que fala sobre amizade feminina, ansiedade e paranoia.
A terceira indicação foi celebrada em grandes festivais: “O Que Voltam”. A obra é assinada pela diretora argentina Laura Casabe, já conhecida do público do Fantaspoa pelos seus longas anteriores: “A Fada Boa” (2011) e “A Maleta de Benavidez” (2017). Já a divertida ficção científica “Trans” traz a presença da diretora sul-coreana Naeri Do no festival, em sua primeira exibição na América Latina.
O filme “Jumbo”, da estreante diretora belga Zoé Wittock, fez sucesso no circuito internacional, passando por festivais como Sundance, Berlim e Sitges. O longa também faz sua première latino-americana no Fantaspoa. O filme tem como protagonista a atriz francesa Noémie Merlant, que recentemente ganhou destaque mundial pela sua atuação em “Retrato de Uma Jovem em Chamas”.
Conheça a trama de cada título.
A Cabelereira (2020)
Poucas coisas na vida são mais empolgantes do que um novo penteado. Mas as clientes de Claire nem sempre estão preparadas para o resultado dos seus cortes… Claire leva uma vida dupla como uma meticulosa serial killer e a crescente obsessão com uma de suas clientes pode despertar o pior dela.
Sangre Comigo (2020)
A vulnerável e excluída Rowan fica animada quando é convidada pela popular Emily para um fim de semana em uma cabana na floresta. O entusiasmo logo se transforma em paranoia quando Rowan acorda com incisões misteriosas em seu braço. Assombrada por sonhos, Rowan começa a suspeitar que a estão drogando e roubando seu sangue.
Os Que Voltam (2019)
Em 1919, na América do Sul, a esposa de um proprietário de terras está desesperada por um filho, mas sofre seguidos abortos espontâneos. Ela encontra esperança em um obscuro plano: orar para uma divindade mítica ressuscitar seu filho natimorto. O plano funciona, mas com a criança vem algo mais maléfico.
Trans (2021)
Minyoung é uma garota que sonha em se tornar transumana. Depois de ser atacada na escola, ela planeja uma vingança contra os agressores. Minyoung conduz seu batismo elétrico, mas, quando desperta, transformada em uma transumana, ela percebe que assassinou um colega e tenta viajar no tempo e no espaço usando a bobina de tesla.
Jumbo (2020)
A tímida jovem Jeanne começa a trabalhar num parque de diversões. Fascinada pelos brinquedos, passa horas montando miniaturas de parques em sua casa, onde mora com sua mãe. Um dia, Jeanne conhece a nova atração do parque, que passa a chamar carinhosamente de Jumbo.
A programação do 17º Fantaspoa estará disponível de forma gratuita na plataforma Wurlak. Para ter acesso aos filmes, basta acessar pelo site www.wurlak.com.br e realizar um cadastro. Todas informações sobre os filmes e demais atividades da programação do festival podem ser consultadas no site oficial da edição: www.fantaspoa.com.
DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.