Com início programado para esta quarta-feira, dia 21, o 6º Festival POE de Cinema Fantástico será aberto pela cineasta e atriz Liz Marins, também conhecida como Liz Vamp.
Seguindo os passos do pai, o também cineasta José Mojica Marins, eternizado pelo personagem “Zé do Caixão”, Liz também se envolveu com o cinema e o gênero que consagrou Mojica, o terror. Em 2001, nasceu oficialmente a personagem Liz Vamp, uma vampira atraente de sorriso largo e lábios vermelhos materializada em contos, histórias em quadrinhos, clipes e curtas-metragens, tais quais “Obituário” (2008), “Destino” (2008), “Bodas de Prata” (2008), “Pousada da Paz” (2008), “Aparências” (2012), “Cinco Cálices” (2017) e “Sinistro Legado” (2017), todos, exceto “Cinco Cálices”, foram dirigidos e escritos pela cineasta.
Liz também apresentou vários programas de TV, ministrou workshops de cinema e vídeo no Brasil e no exterior, e ainda se dedica às atividades de cunho social. Entre suas contribuições na área, destaca-se a criação da Campanha “Dia dos Vampiros”. Instituída oficialmente em 13 de agosto, a data de cunho social e artístico se tornou lei na cidade de São Paulo e atualmente é celebrada em várias cidades do Brasil e do mundo. O “Dia dos Vampiros” foi criado pela cineasta em 2002 e representa três causas essenciais, o incentivo à doação de sangue, à luta contra “rótulos”, preconceitos e discriminações e o incentivo à diversidade artística.
A abertura do Festival POE será realizado hoje, às 20H pelo instagram da Liz: @lizmarinslizvamp.