Hoje (30), às 20 horas, a organização da sexta edição do Festival POE de Cinema Fantástico realiza uma live para encerrar o evento e anunciar os vencedores do troféu POE, criado pela talentosa artista plástica Leyla Buk. Dez curtas-metragens brasileiros concorrem nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro. São eles:
“Cadeia Alimentar” (2019), de Raphael Medeiros
“Sete Facas, Sete Luas, Sete Puas” (2020), de Isabela Eva
“Um Conto de Réis” (2019), de Danilo Kamenach
“Ano do Gato” (2020), de Luisa Guarnieri
“Red Hookers – Prólogo” (2021), de Larissa Anzoategui
“Fantasma Magnético” (2020), de Rafael Van Hayden
“DNAM- Deus Não Acredita em Máquinas” (2019), de Ely Marques
“Arapucas” (2020), de Danilo Kamenach
“O Conto da Perda” (2020), de Ângela Coradini
“Ex-humanos” (2019), de Mariana Porto
O anuncio on-line será apresentado pelo júri técnico na página do Facebook do festival. Participarão da live, a atriz e locutora Rosa Guimarães, a artista iniciou sua carreira aos 16 anos, atuando em peças infantis. Já adulta, participou de belíssimas montagens na capital. Rosa trabalhou com grandes nomes do teatro brasileiro, como Ademar Guerra, Sebastião Apolônio, Antunes Filho, entre outros. Atualmente mora em São José dos Campos, e atua no Grupo Teatro do Rinoceronte.
Lula Magalhães também estará presente. Natural de recife, PE, Magalhães é professor, oficineiro, roteirista, produtor, fotógrafo, editor e diretor de cinema de guerrilha do gênero terror. Seu primeiro filme, “Mandala Night Club” chamou atenção pela estranheza da trama. Seu segundo trabalho “Invasor” foi premiado no Festival POE e selecionado para o Fantaspoa em Porto Alegre, Cine Horror na Bahia e Cine Fantasy em São Paulo. Lula atualmente é um dos coordenadores do Festival de Cinema de Carpina e curador do Cine Horror Bahia.
A atriz Soraia Costa também faz parte do júri. Soraia é dramaturga, videomaker e fotógrafa. Possui Bacharelado em Artes Cênicas e formação em dramaturgia. Seu fashion film “Der Metropol” foi indicado a melhor filme no 12º Festival For Fashion and Photografy e no Berlin Fashion Film Festival, em 2012. Co-dirigiu o curta “A Casa Esquecida”, recebeu o prêmio de melhor intérprete coadjuvante na “Mostra de Cinema do Alto Tietê” e menção honrosa no Festival POE por “Mamãe tem um Demônio”.
Filipe Soriano completa o quarteto, professor formado em Comunicação Social na Universidade do Vale do Paraíba, Soriano atuou em produções na TV regional e em documentários internacionais. Fez parte da equipe técnica de diversos filmes de guerrilha na função de Diretor de Fotografia.
Ainda é possível assistir aos filmes do evento, a programação do Festival POE fica disponível no streaming Darkflix até às 23h59 de hoje. Para ver os filmes, basta se cadastrar gratuitamente na plataforma pelo site www.darkflix.com.br.
Esta edição do evento é apoiada pela Lei Aldir Blanc, através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e PROAC.
FESTIVAL POE DE CINEMA FANTÁSTICO
Período: De 21 a 30 de abril de 2021
Formato: On-line e gratuito
Onde: www.darkflix.com.br
Programação: https://www.instagram.com/poefestival/