O FantasPosto, Festival Internacional de Cinema do Porto, realizado em Portugal entre os dias 26 de abril e 04 de maio, anunciou neste final de semana mais alguns filmes premiados de sua quadragésima primeira edição. Obras de 37 países foram selecionadas para as mostras competitivas, das quais “Cemitério das Almas Perdidas”, grande representante do Brasil, fez parte.
O filme, realizado pelo cineasta Rodrigo Aragão, foi o vencedor da categoria Melhores Efeitos Especiais. No ano passado, Aragão já tinha chamado a atenção com o longa “A Mata Negra”, mas a produção exibida nesta edição apresentou um rico trabalho estético, que segundo a crítica, assemelha-se aos trabalhos de Sam Raimi e James Cameron em início de carreira.
Na trama, um jesuíta corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, inicia um reinado de terror no Brasil colonial, até ser amaldiçoado a viver eternamente preso sob os túmulos de um cemitério.
Em declaração, o diretor agradeceu à sua equipe brasileira, composta em sua maioria por capixabas, por mais uma vitória, e dedicou o prêmio a todos que insistem em dizer que o Brasil não produz cinema fantástico. Aragão encerrou com um conselho, “Se você tem um sonho, vai atrás…”
A produção brasileira, lançada em 2020, já foi exibida em três oportunidades pela plataforma Darkflix e Wurlak: nas mostras CRASH e MacaBro, realizadas no ano passado, e recentemente no XVII Fantaspoa, onde a obra recebeu do júri do festival o prêmio de Melhor Direção na competição Ibero-Americana.
Entre os demais premiados do FantasPorto, estão:
GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME
“Suicide Forest Village”, de Takashi Shimizu (Japão)
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI
“The Trouble with Being Born”, de Sandra Wollner (Alemanha)
MELHOR REALIZAÇÃO
“Post Mortem”, de Péter Bergendy (Hungria)
MELHOR ATOR
James D’ Arcy, em “LX 2048”, de Guy Moshe (USA/ Lituânia)
MELHOR ATRIZ
Thekla Reuten, em “Marionette”, de Elbert van Strien (Holanda/UK/Luxemburgo)
MELHOR ARGUMENTO
Piros Zankáy, em “Post Mortem”, de Péter Bergendy (Hungria)
PRÉMIO MELHOR FILME – SEMANA DOS REALIZADORES
“Preparations to Be Together for an Unknown Period of Time”, de Lili Horvát (Hungria)
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI SR
“Awauta”, de Mile Nagaoka (Japão)
MELHOR REALIZADOR SR
“Awauta”, de Mile Nagaoka (Japão)
MELHOR ARGUMENTO SR
“Dinner in America”, de Adam Rehmeier (EUA)
MELHOR ATOR SR
Augusto Gordillo, em “In the Quarry”, de En el Pozo (Uruguai)
MELHOR ATRIZ SR
Natasa Stork, em “Preparations to Be Together for an Unknown Period of Time”, de Lili Horvát (Hungria)
PRÉMIO DA CRÍTICA
“Marionette”, de Elbert von Strien (Holanda, UK, Luxemburgo)