Hoje, o 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico realiza uma sessão comentada sobre o longa-metragem “Histórias que só Existem Quando Lembradas” (2011), da diretora Julia Murat.
Formada em Design Gráfico e em roteiro, Julia já realizou curtas, peças institucionais, performances e videoinstalações. Seu primeiro longa-metragem, o documentário “Dia dos Pais” (2008), teve sua estreia mundial no Festival CINEMA DU RÉEL, no Brasil a première aconteceu na mostra competitiva do Festival É Tudo Verdade. A cineasta possui longa experiência como assistente de direção, assistente de câmera, e montagem. O roteiro de “Histórias que só Existem Quando Lembradas” vem recebendo diversos prêmios.
O longa se passa em Jotuomba, uma cidade fictícia, ambientada no Vale do Paraíba, onde nos anos 1930 grandes fazendas de café faliram e cidades antes ricas se tornaram quase fantasmas. Lá vive Madalena, a velha padeira, presa à memória de seu marido morto e enterrado no único cemitério da cidade, hoje trancado. Rita, uma jovem fotógrafa, chega à cidade e pouco a pouco modifica o cotidiano de Madalena e da vila.
O filme faz parte da Mostra Retrospectiva, que inclui mais 17 produções. A sessão será comentada por Fabrício Basílio, um dos diretores e curadores do evento, a partir as 17h no Instagram do Festival.
Já o debate “O Horror Fantástico”, desta quinta-feira, acontece às 19h horas, com os convidados Demerson Souza (Mamãe Tem um Demônio), Pedro Jorge e Sabrina Maróstica (Nervo), e Joel Caetado (Cova Humana). A live será mediada por Pedro Alves, curador do 1º FCBF, também transmitida pelo Instagram do evento.
Em 2019, Demerson Souza dirigiu o curta “Mamãe Tem um Demônio”, o filme foi selecionado em 26 festivais pelo mundo e ganhou 8 prêmios, incluindo Melhor Filme no Rock Horror In Rio Film Festival. No ano seguinte, Souza venceu o edital Spcine Curta em Casa e dirigiu a animação “Nunca Mais Me Vi”, obra selecionada para o 11° Cine Fantasy. Em 2021, dirige a animação “Felizmente Tu Existes”, ainda sem data de estreia.
O diretor, roteirista, montador e professor Pedro Jorge, dirigiu series e programas de TV, documentários, curtas-metragens premiados no Brasil e exterior, além de videoclipes e branded contents para marcas. Desde de 2015, é professor de direção da Academia Internacional de Cinema (AIC) em São Paulo e em 2019, passou a lecionar direção e montagem cinematográfica no Instituto de Cinema (INC), também em São Paulo.
Sabrina Maróstica iniciou a carreira no meio audiovisual como produtora, tanto para o cinema quanto para a TV. Entre seus trabalhos, destaca-se o filme documental “Antes do Fim do Mundo” exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2012 e licenciado para o Canal Brasil. Desde 2013, Sabrina também atua como produtora de elenco.
O convidado Joel Caetano é diretor, roteirista e ator de curtas-metragens premiados como “Gato” (2009), “Encosto” (2013), “Judas” (2015), “Casulos” (2017), “Inside” (2018), “Scratches” (2018) , “Cova Humana” (2019) e “Missão Berço Esplêndido” (2021), os filmes foram exibidos em centenas de festivais pelo mundo. É também diretor de “A loira do Banheiro”, segmento assustador do longa-metragem de antologia “As Fábulas Negras” (2015) que conta com nomes como Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão na direção. Atualmente, Joel também trabalha como educador, ministrando oficinas e palestras de cinema por todo país. Além disso, desenvolve instalações artísticas sobre cinema.
A programação do festival conta com 41 filmes, entre longas e curtas-metragens, todos as obras estão disponíveis em ambiente digital e de forma gratuita na plataforma Würlak. Para ter acesso ao conteúdo, basta realizar um breve cadastro com nome, e-mail e senha. Quem já se cadastrou no serviço em festivais anteriores, pode usar o mesmo login.