Sem categoria

Cineastas premiados participam do debate “Odisseia no Fantástico! O Sobrenatural da Passagem Temporal” promovido pelo 1º FCBF

O terceiro debate da programação de atividades do 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico, acontece hoje (14), às 19h, no Instagram do evento. Sob o tema “Odisseia no Fantástico! O Sobrenatural da Passagem Temporal”, o curador Pedro Alves irá mediar a conversa com os convidados Ramon Faria e Henrique Arruda e Marco Antonio Pereira.

 

Ramon Faria / Imagem: Arquivo Pessoal

O cineasta mineiro Ramon Faria possui nove curtas no currículo, incluindo “A Varinha Mágica”, “A Mesma Velha Estória”, e “Real Life”. Suas produções foram exibidas pelo Brasil e em vários lugares do mundo como Oslo, Lisboa, NY, Grécia, Irã, China, Russia, Moçambique, entre outros. Alguns desses curtas receberam valiosos prêmios da crítica e do público, como é o caso do seu mais recente trabalho, o emocionante “Fragile”, curta filmado na Florida com a participação de pessoas do Brasil, EUA, India e Venezuela.

O projeto, feito com animação de bonecos, participou de mais de 60 festivais em todo o mundo e foi premiado no AT&T Film Awards, importante festival de cinema em Hollywood, nos estúdios Warner. Também venceu o Miami Fear Fest e ganhou por Melhor Roteiro de Animação no Inhapim Film Festival e Melhor Sound Design e Production Design no BIMIFF 21. “Fragile”, também foi indicado ao Student Production Awards, o EMMY estudantil, organizado pela NATAS.

Atualmente, Ramon trabalha em seu próximo curta live action “Fim de Jogo”, ambientado no fim dos anos 80, o filme contará a história de dois irmãos que vão parar dentro de um videogame.

 

Henrique Arruda / Imagem: Arquivo Pessoal

Diretor, Diretor de arte, Roteirista, Produtor e Montador, o convidado Henrique Arruda acumula em sua trajetória a realização de 3 curtas-metragens autorais. Sua obra mais recente, “Os Últimos Românticos do Mundo” (2020), teve estreia nacional durante a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), e première internacional no 17º IndieLisboa (POR), em agosto de 2020. Juntas, suas obras somam mais de 40 prêmios, e participações em mais de 100 janelas ao redor do mundo.

 

Henrique Arruda / Imagem: Arquivo Pessoal

O filme “A Retirada Para um Coração Bruto” (2018), produção que faz parte da “Mostra Inéditos do Brasil”, foi o primeiro curta do cineasta Marco Antonio Pereira. O projeto foi exibido em dezenas de festivais de cinema no Brasil e no Mundo e ganhou vários prêmios, dentre eles o de melhor curta do Júri Popular em Tiradentes (2018) e três Kikitos em Gramado (2018). Seu segundo filme “Alma Bandida” foi exibido na sessão oficial de curtas do Festival de Cinema de Berlim (2018), e foi finalista do prêmio ABC de cinematografia 2018 e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Sua terceira obra “Teoria Sobre um Planeta Estranho” circulou por dezenas de festivais, ganhando vários prêmios, incluindo dois Kikitos em Gramado (2019). A produção entrou para lista dos dez melhores curtas de 2019, em votação da Associação de Críticos de Cinema do Brasil (Abraccine). Seu trabalho mais recebte, “4 Bilhões de Infinitos”, recebeu o Prêmio Canal Brasil na Mostra de Cinema de Tiradentes deste ano.

 

Waldson Souza / Imagem: Arquivo Pessoal

Hoje, às 17h, também acontece a sessão comentada do filme “Chico”, dos Irmãos Carvalho. A live será apresentada por Waldson Souza no Instagram do FCBF. Souza é formado em Letras e realiza pesquisas sobre Afrofuturismo desde 2016. Tem mestrado em literatura pela Universidade de Brasília e escreveu a dissertação “Afrofuturismo: o futuro ancestral na literatura brasileira contemporânea”. Seus temas de interesse e pesquisa envolvem: ficção especulativa, autoria negra e representatividade negra. Também é escritor de ficção especulativa, publicou a novela “Oceanïc” (2019), pela editora Dame Blanche, e os contos “Uma Esfera Para Cada Feitiço” (Revista Mafagafo) e “Eletricidade em Suas Veias” (Agência Magh).

 

A programação do festival conta com 41 filmes, entre longas e curtas-metragens. Todos as obras estão disponíveis em ambiente digital e de forma gratuita na plataforma Würlak. Para ter acesso ao conteúdo, basta realizar um breve cadastro com nome, e-mail e senha. Quem já se cadastrou no serviço em festivais anteriores, deve usar o mesmo login.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.