Além de um leque de opções com mais de 40 títulos, entre longas e curtas-metragens, o 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico, também promove atividades diárias até o término do evento, no dia 18 de maio.
Neste sábado (15), às 17h, acontece a sessão comentada do filme “Sol Alegria”, do cineasta Tavinho Teixeira. A live será apresentada por Arthur Lins pelo Instagram do FCBF.
Lins é professor de montagem no curso de cinema da UFPB. Possui experiência no campo do audiovisual desenvolvendo atividades teóricas e práticas. Também atua como diretor/roteirista/montador, tendo realizado filmes exibidos e premiados em importantes festivais nacionais, a exemplo do média-metragem “O matador de Ratos” e o longa-metragem “Desvio”. Arthur está doutorando no PPGCINE/UFF com pesquisa voltada para o cinema contemporâneo brasileiro em diálogo com o gênero de ficção-científica.
Lembrando que o filme “Sol Alegria” fica disponível para acesso por apenas 24 horas, entre às 12h deste sábado até às 12h de domingo, dia 16.
Às 19h, começa o debate “Get In! As Relações de Poder nas Distopias”, com os convidados Matheus Moura, do filme “Ditadura Roxa” e Gabriela Lourenzato, de “O Confronto das Ruínas”. O bate-papo será conduzido pelo curador Pedro Alves, também pelo Instagram.
Matheus Moura é diretor, roteirista, montador e diretor de fotografia. Também é sócio fundador da Retrogosto Filmes, produtora audiovisual de Belo Horizonte (MG), criada em 2020. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Católica de Minas Gerais, seu trabalho de conclusão de curso – e primeiro filme – foi “Ditadura Roxa” (2020), a obra foi selecionado para dezenas de festivais nacionais e internacionais. Atualmente, Moura está desenvolvendo seu novo curta-metragem ”Da Cor do Tempo”.
Formada em Cinema e Audiovisual, enquanto estudante, Gabriela Lourenzato ganhou o prêmio Leandro Bossy Ship com o filme “Isso de Mim que Anseia Despedida”. A diretora participou do Festival Kinoforum de São Paulo, com o filme “A Falta e o Mar”, também selecionado pela 3a Mostra Lugar de Mulher é no Cinema. Dirigiu o curta-metragem “O Conforto das Ruínas”, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro pelo júri popular no FRAPA e que integra a mostra nacional do Festival de Vitória.
A programação do 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico conta com 41 filmes, entre longas e curtas-metragens. Todos as obras estão disponíveis em ambiente digital e de forma gratuita na plataforma Würlak. Para ter acesso ao conteúdo, basta realizar um breve cadastro com nome, e-mail e senha. Quem já se cadastrou no serviço em festivais anteriores, deve usar o mesmo login.