O MIS – Museu da Imagem e do Som, abre inscrições para o curso “A História do Cinema de Horror” que será ministrada no formato online pelo jornalista, crítico e pesquisador de cinema, Carlos Primati. As aulas acontecem entre os dias 08 de junho e 29 de julho.
Durante o curso, Primati apresentará a trajetória do horror nas telas, desde as primeiras experiências visuais de pioneiros do cinema, como os Irmãos Lumière e Georges Méliès, até os mestres contemporâneos, como Jordan Peele, Ari Aster e Robert Eggers. A proposta deste panorama do gênero é passar por todos os períodos em mais de um século de produção audiovisual ininterrupta.
O curso é apresentado cronologicamente em quatro módulos independentes, contextualizando a produção de horror de cada período conforme o ambiente histórico e sociopolítico da época, demonstrando a capacidade do gênero em captar os temores, anseios e preocupações de cada geração e transformar em narrativas fantásticas que dialogam de maneira metafórica, simbólica ou explícita com estas questões. Saiba quais são os temas de cada módulo:
Módulo 1 – Expressionismo alemão e o ciclo de monstros: 1920-1950
Aborda as primeiras sombras do horror nas telas, a revolução estética do Expressionismo alemão e o ciclo de monstros clássicos do estúdio Universal (e outros). Morbidez e sexualidade reprimida no cinema de Val Lewton e as paranoias da era nuclear nos filmes de monstros gigantes.
Módulo 2 – O surgimento do horror moderno e sua internacionalização: 1960-1970
Primati falará sobre o ciclo de refilmagens a cores – com intensas doses de violência e erotismo – das produções inglesas da Hammer. A ruptura do horror clássico de Psicose e suas consequências imediatas. A internacionalização do gênero e as produções setentistas que apontam para o fim do mundo.
Módulo 3 – Nova Hollywood, horror pop e as superproduções: 1970-1990
Neste módulo é apresentado o horror como linguagem revolucionária nos primeiros passos da Nova Hollywood e em grandes produções americanas. O surgimento dos “maestros” do horror italiano e a consolidação do gênero como fenômeno pop nos anos oitenta e sua consagração popular na década seguinte.
Módulo 4 — O horror contemporâneo: 2000-2010
A última parte mostra a ascensão do horror nas duas últimas décadas, impulsionado pela popularização dos filmes asiáticos de fantasmas e suas refilmagens ocidentais. O horror extremo no qual a morte não é mais a pior das ameaças, e o sangue novo dos atuais mestres de um gênero imortal.
Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.
Todas as aulas serão online e ao vivo pela plataforma Zoom Cloud Meetings. Para informações sobre datas, horários e valores, clique aqui.
DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.