Sem categoria

05 Monstros do cinema baseados em pessoas e eventos reais

Adoramos os monstros dos filmes de horror, principalmente porque eles são fictícios. Mas, você sabia que muitas criaturas do cinema foram baseadas em pessoas e acontecimentos reais? É claro, nem tudo pode ser comprovado, muito do que sabemos foi registrado a partir de relatos e experiências ocorridas, em muitos casos, há vários séculos. Mas é interessante saber que a origem de tais histórias e monstros aterrorizantes foram inspiradas em alguns fatos vividos em algum momento na vida de alguém real.

Acompanhe a nossa contagem regressiva e saiba quais criaturas possuem um pé na realidade!

 

1. “Brinquedo Assassino”

Lançado em 1988, o filme “Brinquedo Assassino”, conta uma bizarra influenciada em um legitimo caso de possessão de um brinquedo. No longa, Andy Barclay, um garoto de seis anos, descobre que Chucky, seu boneco favorito, está possuído pelo fantasma de um serial killer. Durante a trama, Andy é culpado por várias mortes, que na verdade foram causadas pelas pequenas mãos do brinquedo sinistro. A história possui inúmeros paralelos com o caso real do boneco Robert, um presente dado a um menino chamado Eugene Otto, que morava em Key West, na Flórida, com sua proeminente família no início do século XX. Supostamente, Robert possuía poderes sobrenaturais, ele conseguia se mover e muitas vezes atirava objetos nas pessoas. Uma das versões da história, afirma que o boneco foi dado à Eugene por um empregado que havia sido injustiçado pela família da criança, o presente amaldiçoado seria a sua vingança contra os abusos que sofreu. O boneco Robert, hoje se encontra em exposição no museu Fort East Martello, na Florida.

 

4. “O Cão dos Baskervilles”

Uma das grandes histórias ficcionais de Sherlock Holmes é, sem dúvida, a publicação “O Cão dos Baskervilles”, levada aos cinemas em mais de uma ocasião. O mais fascinante desse conto é que ele pode ter sido baseado em um evento real. Na trama, um enorme cachorro caça pessoas nos arredores de uma propriedade inglesa. Especula-se que o escritor Arthur Conan Doyle tenha baseado alguns dos eventos da obra na vida de Richard Cabell, dono de inúmeras propriedades no interior da Inglaterra no final do século 17. Diz a lenda, que Cabell usou seus cães em uma tentativa de assassinar sua esposa, porém, ironicamente ele teria morrido pelas presas de um dos mesmos cachorros que teria se voltado contra o dono. A história insiste que o fantasma do cão vagueia pelas antigas terras de Richard, que muitos alegam ter sido um homem monstruoso.

 

3. “Frankenstein”

“Frankenstein” é uma das histórias de horror mais famosas da literatura e do cinema, mas o que é realmente assustador é o fato dela ter sido inspirada por eventos reais. O personagem do bom doutor parece ser a mescla de duas pessoas que realmente existiram. A primeira seria Johann Conrad Dippel, que viveu no Castelo Frankenstein, Bergstrasse, na Alemanha. Médico e alquimista, Dippel era obcecado pela morte. Rumores afirmavam que ele realizava experimentos em cadáveres humanos, mas o que sabemos de fato, é que o mesmo fazia testes em animais a fim de reanimá-los ou criar novas formas de vida. O médico chegou a afirmar que havia encontrado o elixir da vida. A história de Dippel foi misturada com as pesquisas do italiano Giovanni Aldini, que acreditava ser possível reanimar um corpo humano através da eletricidade. Aldini realizou um experimento no cadáver de um homem recém executado, foi reportado que o corpo do morto se contorceu, porém, não voltou à vida.

 

2. “Lobisomem”

O lobisomem é um monstro presente em várias culturas, sendo um personagem recorrente em livros e filmes. Sobre a sua origem, muitos acreditam que a criatura mítica foi inspirada em vários elementos da história. No passado, tribos de várias regiões do mundo se adornavam com peles e presas de animais para causar medo em seus oponentes. Os Pawnee, tribo nativa norte-americana, por exemplo, se vestiam com peles de lobo para se camuflarem no ambiente quando precisam se esconder ou atacar seus inimigos. Também é possível que problemas genéticos, como a hipertricose – que causa crescimento excessivo de pelos por todo o corpo –  e a porfiria, que entre vários sintomas, pode tornar os dentes e unhas avermelhados e causar delírios estejam ligados ao mito da licantropia. Relatos de crianças criadas por lobos, como o caso de Rômulo e Remo, fundadores de Roma, foram aos poucos moldando a história por traz do lobisomem que conhecemos hoje, criatura meio-homem, meio-lobo, que aterroriza os humanos nas noites de lua cheia.

 

1. Drácula

No topo da lista de monstros mais famosos da história, temos Drácula, o imortal sugador de sangue. Inúmeros livros, filmes, vídeo games e seriados já foram criados sobre o personagem, mas um dos fatos mais cativantes sobre Drácula, é que muitas pessoas afirmam que ele foi baseado em uma pessoa em particular: o príncipe Vlad Tepes, também conhecido como Vlad Drakul ou Vlad, o Empalador.

Vlad governou a região, hoje conhecida como Romênia, entre 1456 e 1462, tornando-se famoso pela sua brutalidade em batalhas, onde normalmente empalava seus inimigos. Após massacrar milhares de pessoas durante sua regência, foi decapitado pelos Turcos, em 1476. Depois de sua queda, surgiram rumores de que sua maldade teria superado a própria morte e que ele ainda estaria vivo. Muitos elementos dessa história foram usados pelo escritor Bram Stoker na criação da sua obra mais famosa, “Drácula”, o monstro mais longevo da ficção.

 

Estes e muitos outros monstros estão disponíveis na Darkflix, acesse e confira.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.