Após a notícia da morte do lendário diretor Richard Donner, várias homenagens estão surgindo em Hollywood, incluindo tributos de Steven Spielberg, Mel Gibson e Danny Glover. Donner, responsável pela direção de filmes como “A Profecia” (1976), “Superman: O filme” (1978), o clássico de 1985, “Os Goonies” e a série “Máquina Mortífera”, morreu nesta segunda-feira (05), aos 91 anos. A causa da morte não foi divulgada.
O diretor e colega Steven Spielberg, lembrou Donner em uma declaração à Variety.
“Dick tinha um comando tão poderoso de seus filmes e era tão talentoso em tantos gêneros. Estar em seu círculo era semelhante a sair com seu treinador favorito, professor mais inteligente, motivador mais feroz, amigo mais cativante, aliado mais fiel e – é claro – o maior Goonie de todos ”, disse Spielberg. “Ele era uma criança. Todo o coração. O tempo todo. Eu não posso acreditar que ele se foi, mas sua risada rouca e calorosa vai ficar comigo para sempre. “
Gibson, que estrelou ao lado de Danny Glover os filmes “Máquina Mortífera” e “Teoria da Conspiração” com Julia Roberts, também compartilhou uma declaração lamentando a perda do diretor.
“Donner! Meu amigo, meu mentor. Oh, as coisas que aprendi com ele! Ele minou seu próprio talento e grandeza com uma grande dose de humildade, referindo-se a si mesmo como ‘apenas um policial de trânsito’. Ele deixou seu ego na porta e exigiu dos outros ”, disse Gibson. “Ele era magnânimo de coração e alma, que generosamente deu a todos os que o conheciam. Se acumulássemos todas as boas ações que ele fez, isso se estenderia a algum lugar desconhecido no firmamento. Sentirei muita falta dele, com toda a sua sagacidade e sabedoria travessa. ”
Glover também se manifestou, dizendo em uma declaração: “Meu coração está partido”.
“Trabalhar com Dick Donner, Mel Gibson e a equipe de “Maquina Mortífera” foi um dos momentos de maior orgulho da minha carreira. Serei eternamente grato a ele por isso ”, disse Glover. “Dick realmente se preocupava comigo, minha vida e minha família. Éramos amigos e nos amávamos muito além de colaborar para a tela e para o sucesso que a franquia nos trouxe. Sentirei muita falta dele. ”
Sylvester Stallone, que participou de “Assassinos” (1995), de Donner, disse que gostou muito e trabalhar com o diretor. “Ele era um homem extremamente talentoso! Grande senso de humor, sua grande risada era como um trovão. “
A PeTA, organização não governamental que se dedica aos direitos anmais, também emitiu um comunicado em homenagem a Donner, elogiando seu trabalho na produção de “Free Willy” e seus esforços de defesa dos animais.
“A PeTA se lembrará de Richard como um diretor e produtor brilhante cujos filmes atraíram as pessoas a ver os animais como alguém, não algo”, escreveu a presidente da organização, Ingrid Newkirk. “Um pioneiro muito antes de “Blackfish” (um documentário sobre as baleias Orcas) abrir os olhos e os corações, Richard revelou a angústia das Orcas cativas com “Free Willy” – e graças ao impacto de seu filme, Keiko, a orca, foi resgatada de uma prisão em um parque marinho e passou o resto de sua vida nadando livre nas águas costeiras da Noruega. Richard tem um lugar especial em nossos corações por seu ativismo e gentileza, sentiremos sua falta ”.
Outras figuras da indústria também se solidarizaram com a morte de Donner, entre eles o diretor Edgar Wright, Ben Stiller, Sean Astin, Charles de Lauzirika, Jonathan Sothcott, Sarah Douglas e os Estúdios Marvel.