Já estão abertas as inscrições para o curso “O DIABO É POP” que será ministrado em formato on-line pelo Jornalista Eduardo Bonine, através do Espaço Rasgo. Durante as aulas, será possível refletir sobre a hipótese de cooptação da figura do demônio cristão pela indústria cinematográfica das décadas de 1960 e 1970 como um dispositivo para perpetuar o projeto Moderno de secularização.
Através da análise dos filmes “O Bebê de Rosemary”, “O Exorcista” e “A Profecia”, serão discutidos, em 5 encontros, os processos que corroboram para essa hipótese de que, sim, o diabo é pop! Sua popularidade está no trânsito que essa figura percorre com sagacidade e fluidez, tanto para os religiosos (como figura nefasta do mal) quanto para os secularizados (como figura do inconsciente existencial).
O programa é dividido em cinco aulas, são elas:
AULA 1 (14/07) – Diabo cai do céu e atravessa o mar: projeto de colonização
AULA 2 (21/07) – Bebê de Rosemary: o filho como um projeto colonial
AULA 3 (28/07) – O Exorcista: expulsando os demônios da liberdade
AULA 4 (04/08) – A Profecia: o horizonte de um novo mundo
AULA 5 (11/08) – Saci, Exu e Teiniaguá: a decolonialidade poderosa de Satã
Eduardo Bonine é graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela PUC-Campinas e mestre em Ciência da Religião pela PUC SP. Pesquisador do candomblé paulistano. Integrante do grupo de pesquisa Veredas: Imaginário Religioso Brasileiro.
Para se inscrever ou obter mais informações, clique aqui.