Hoje, o diretor Tim Burton completa 63 anos de idade, e para homenageá-lo, trouxemos 13 curiosidades de um de seus grandes sucessos do cinema, o filme “Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem”
Graças à combinação entre comédia, terror e personagens exóticos, Beetlejuice se tornou um sucesso instantâneo junto ao público em 1988, seu ano de lançamento. Mesmo após mais de três décadas, a obra continua dando as caras em emissoras de TV, streamings e mídia física. Inegavelmente, o filme colocou o nome de Tim Burton nos holofotes, ajudando o cineasta a se estabelecer na indústria cinematográfica como um dos artistas mais originais de Hollywood.
Mas nem tudo foi um mar de rosas, houve vários obstáculos até que a produção finalmente chegasse aos cinemas. Vamos conferir algumas destas curiosidades sobre o filme que definiu o estilo gótico de Burton.
- Os primeiros esboços do script eram bem menos excêntricos e voltados para o terror.
O roteiro original criado por Michael McDowell era muito mais sombrio do que o roteiro final, que foi reescrito pelos roteiristas Larry Wilson e Warren Skaaren. Originalmente, ele imaginou Beetlejuice como um demônio alado cuja forma humana era a de um pequeno homem do Oriente Médio, e seu plano era abusar de Lydia (Winona Ryder), e não se casar com ela. Além disso, o acidente que causa a morte dos Maitlands seria muito mais violento.
- Exorcismo e uma casa em miniatura para o casal fantasma.
No final original do roteiro de McDowell, Beetlejuice seria destruído após um exorcismo e a casa dos Maitland encolheria até ficar no mesmo tamanho da maquete de Adam. Em vez de compartilha-la com a família Deetz, eles renovariam a pequena residência nos moldes que a casa era antes de morrerem. Além disso, os Deetz voltariam para Nova York, deixando Lydia para ser criada pelos Maitlands em Connecticut.
- Tim Burton queria mais musicalidade no roteiro.
Parte do roteiro reescrito por Warren Skaaren incluiu sugestões musicais específicas, como Lydia dublando “When a Man Loves a Woman” de Percy Sledge. A versão final do filme substituiu canções de R&B por “Day-O” e “Jump in the Line (Shake, Senora)”, de Harry Belafonte.
- Sammy Davis Jr. foi a primeira escolha de Tim Burton para o papel de Beetlejuice.
Após assinar o contrato para a diteção do filme Tim Burton expressou que queria que Beetlejuice fosse interpretado por Sammy Davis Jr. – que na época já tinha 63 anos. O produtor David Geffen sugeriu o ator Michael Keaton, que acabou sendo escolhido e continuaria a aparecer em dois outros filmes de Burton: Batman e Batman Returns. Porém, antes de Keaton assumir o papel, os nomes de Bill Murray, Jack Nicholson, Robin Williams, Jim Carrey, Tim Curry, Christopher Lloyd e Dudley Moore, também foram considerados.
- “Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem” venceu um Oscar.
O filme concorreu ao Oscar de 1989 na categoria “Melhor Maquiagem”, os maquiadores Ve Neill, Steve LaPorte e Robert Short levaram a estatueta. A obra também foi indicada ao BAFTA por “Melhor Maquiagem e Caracterização” e “Melhores Efeitos Visuais”, mas não levou os prêmios. Já no Saturno totalizou sete indicações, vencendo nas categorias “Melhor Maquiagem”, “Melhor Atriz Coadjuvante” e “Melhor Filme de Terror”.
- Anjelica Huston interpretaria Delia Deetz.
Originalmente, a atriz Anjelica Huston foi escalada para interpretar Delia Deetz, mas teve que abrir mão do papel devido um problema de saúde. A atriz Catherine O’Hara inicialmente recusou a oferta de Burton para o papel, mas acabou sendo persuadida pelo cineasta. Durante as gravações do longa, O’Hara conheceu – e acabou se casando – com o designer de produção Bo Welch. O próprio diretor encorajou Welch a convidar Catherine para um encontro, eles estão juntos até hoje.
- Geena Davis e Michael Keaton embarcaram no projeto sem hesitar.
Tanto Geena Davis quanto Michael Keaton assinaram contrato com os estúdios imediatamente após se encontrarem com Burton, entretanto, com Sylvia Sidney o caso foi diferente. Supostamente, o diretor precisou implorar para que a estrela da década de ouro de Hollywood fizesse o papel de uma detetive paranormal. Sidney trabalharia novamente com Burton na comédia “Marte Ataca”, de 1996.
- Inicialmente, o papel de Lydia foi recusado por várias atrizes
Lori Loughlin, Diane Lane, Sarah Jessica Parker, Brooke Shields, Justine Bateman, Molly Ringwald e Jennifer Connelly foram algumas das jovens atrizes que supostamente recusaram o papel de Lydia Deetz. Juliette Lewis chegou a fazer o teste, mas Winona Ryder ganhou o papel assim que Burton viu sua atuação no drama adolescente “A Inocência do Primeiro Amor”, de 1986.
- O filme quase se chamou “Scared Sheetless”.
Os executivos da Warner Bros. não gostaram do título “Beetlejuice” e pressionaram para que fosse mudado para “House Ghosts”. Burton, brincando, sugeriu “Scared Sheetless” como um nome alternativo (um trocadilho, algo como “pegue o medo”) e ficou chocado quando a Warner Bros. chegou a considerar o título.
- O nome Beetlejuice foi inspirado por uma estrela.
O personagem Beetlejuice foi batizado com este nome em homenagem a Betelgeuse, uma estrela muito maior que o Sol, da constelação de Orion, onde ficam as três Marias e pode ser facilmente encontrada a olho nu. Ela possui cerca de 11 massas solares, mas seu diâmetro varia de 550 a 950 vezes o da nossa Estrela.
- A música “Day-O” foi tocada no funeral do ator Glenn Shadix.
A canção “Day-O”, de Harry Belafonte, que faz parte das cenas de danças memoráveis do filme, foi a última música tocada no memorial para o ator Glenn Shadix, falecido em 2010. O artista interpretou Otho Fenlock, designer de interiores e melhor amigo de Delia. Ele ajuda a ajuda a transformar a nova casa da família Deetz em um pesadelo pós-moderno.
- Beetlejuice mal aparece em seu próprio filme.
É isso mesmo, apesar de interpretar o personagem-título da película, Michael Keaton aparece em cena por apenas 17 minutos divididos entre a exibição total de 92 minutos. Keaton passou apenas duas semanas filmando todas as cenas e mais tarde contou que esse foi o melhor papel que ele já interpretou.
- O longa-metragem inspirou uma série animada.
O filme de Tim Burton rendeu uma série animada com 94 episódios. O projeto reimaginou completamente a relação entre Lydia Deetz e o personagem titular, com Beetlejuice levando-a para loucas aventuras. O casal Maitlands não existe neste spinoff, mas Lydia tem um elenco de colegas de classe, bem como amigos macabros, como um fisiculturista esqueleto e uma aranha sapateadora.