É isso mesmo, “No Templo das Tentações”, terror sobrenatural produzido pela Walt Disney Pictures desembarca da Darkflix. O filme foi lançado em 1983, época em que o estúdio começou a diversificar seu conteúdo, visando o público adulto, algo pouco visto na casa do Mickey Mouse. Adaptada da obra de Ray Bradbury, trata-se da produção mais sombria e violenta da Disney, com direito a cabeças decapitadas e mortes brutais.
Mas a plataforma também selecionou outros longas aterrorizantes para seus assinantes. Entre os títulos estão: “Os Filhos do Medo” de David Cronenberg; a sequência de sucesso “Poltergeist 2 – O Outro Lado”; “A Montanha dos Canibais” do italiano Sergio Martino e “O Antropófago 2” de Joe D’Amato; além do slasher “Massacre à Meia-Noite”.
Confira o dia de estreia e as sinopses de cada obra. Você tem coragem?
A MONTANHA DOS CANIBAIS (The Mountain of Cannibal God), 1978 – Lançamento 30/08
Dirigido por Sergio Martino, “A Montanha dos Canibais” é um dos melhores representantes do cineasta nesse subgênero tão explorado pelo cinema italiano. Estrelado pelas atrizes Ursula Andress e Stacy Keach, a história acompanha Susan Stevenson e seu irmão Arthur rumo à Papua-Nova Guiné em busca de seu marido desaparecido. Eles se juntam ao etnólogo Edward Foster para iniciarem a expedição na ilha isolada. Durante as buscas os três passam por situações terríveis e cruéis, e descobrem da pior maneira que há uma tribo canibal na região.
Dois anos após o lançamento de “A Montanha dos Canibais”, chegou aos cinemas o polêmico “Holocausto Canibal” (1980), de Ruggero Deodato. O longa chocou o mundo utilizando uma premissa semelhante a obra de Sergio Martino.
O ANTROPÓFAGO 2 (Absurd), 1981 – Lançamento 31/08
Fãs do diretor Joe D’Amato terão diversão garantida com direito a muito sangue, sadismo e violência. Em “O Antropófago 2”, Edmund Purdom, um padre formado em medicina, passa a perseguir Mikos Stenopolis, um assassino grego que possui a incrível capacidade de regenerar rapidamente seus ferimentos. Em uma caçada implacável, Stenopolis se mantém em fuga deixando vítimas violentamente assassinadas pelo seu caminho. Curiosamente, o roteiro foi escrito pelo antagonista da obra, o ator George Eastman cuja o nome verdadeiro é Luigi Montefiore. A ótima fotografia do filme foi realizada pelo prórpio D’Amato creditado com seu nome verdadeiro, Aristide Massaccesi.
NO TEMPLO DAS TENTAÇÕES (Something Wicked This Way Comes), 1983 – Lançamento 01/09
Considerado o filme mais sombrio já produzido pela Disney, “No Templo das Tentações” é uma adaptação do romance “Algo Sinistro Vem Por Aí”, do autor Ray Bradbury, também responsável pelos livros “Fahrenheit 451”, “It Came from Outer Space”, “As Crônicas Marcianas”, “The Illustrated Man”, entre outros sucessos. O projeto surgiu em uma época em que o estúdio havia resolvido apostar em produções mais sérias voltadas ao público adulto. Neste terror sobrenatural, uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos recebe uma companhia circense no meio da noite, sem nenhum aviso prévio. Envolvo em mistérios, a trupe do circo atrai pessoas que anseiam por dinheiro, mulheres e fama, mas em troca de seus desejos, suas almas são aprisionadas.
MASSACRE À MEIA-NOITE (Midnight Movie), 2008 – Lançamento 02/09
Em uma pacata cidade suburbana, um filme slasher dos anos 1970, raramente visto pelo público, é exibido na sessão da meia-noite de um cinema decadente. Supostamente, o diretor e a estrela do longa teriam sido internados em um hospital psiquiátrico, mas isso não impede que um grupo de amigos, incluindo Bridget e seu namorado Josh, assistam à exibição. Quando as luzes diminuem e o filme começa, os adolescentes são pegos de surpresa quando o assassino da película mata um de seus amigos. Presos dentro do teatro entre a realidade e as sombras da tela, os jovens se tornarão estrelas de sua própria obra de horror.
OS FILHOS DO MEDO (The Brood), 1979 – Lançamento 03/09
Em “Os Filhos do Medo”, Frank Carveth inicia uma investigação amadora no centro de reabilitação no qual sua esposa está internada. Sua desconfiança sobre os métodos controversos utilizados pelo Dr. Hal Raglan começa quando percebe que a terapia está causando lesões, não apenas em sua esposa, mas na filha do casal. Tudo piora quando uma série de assassinatos cometidos por crianças parecem estar envolvidos com o tratamento experimental de Raglan, batizado de “psicoplasmação”, método que consiste em isolar os medos dos pacientes em seus próprios corpos. A obra faz parte da filmografia do canadense David Cronenberg, diretor conhecido pela imprensa e pelo público como o Barão do sangue por dominar o gênero do terror como poucos. Seus primeiros longas-metragens já flertavam com o estilo que o consagrou, a exploração das relações entre corpo, imagem e tecnologia com referências explícitas visuais à degradação do físico e da carne, utilizando com metáforas que abordam questões humanas e sociais relevantes, como é o caso de “Os Filhos do Medo”.
POLTERGEIST 2 – O OUTRO LADO (Poltergeist II: The Other Side), 1986 – Lançamento 04/09
Após o estrondoso sucesso de “Poltergeist – O Fenômeno”, filme que entrou para a lista de produções de horror mais importantes do cinema, não tardou para que a produtora lançasse uma sequência do terror sobrenatural sob a direção de Brian Gibson. No segundo capítulo da saga de Steve e Diane Freeling e seus dois filhos, acompanhamos a família em uma nova residência, a casa da avó das crianças. Ainda perturbados pelos acontecimentos anteriores eles vivem sem contato com qualquer aparelho de televisão, porém acreditam que tudo passou e dias melhores virão. Até que um velho estranho de aparência cadavérica se interessa por Carol Anne, a filha do casal. Logo eles percebem que a batalha contra o mal não terminou e buscam o auxílio de um amigo de Tangina, a paranormal que os ajudou antes. “Poltergeist 2 – O Outro Lado” trouxe o mesmo elenco original e uma trama surpreendente com novos conceitos e contextos pertinentes à história. É, certamente, uma das poucas sequências do cinema que se destacaram tanto quanto a obra antecessora.