Sem categoria

Plot Twist: 05 filmes de terror com finais chocantes (Cuidado: Spoilers!)

Essa lista é para os fãs que adoram uma reviravolta. Finais chocantes e bizarros não são novidades dentro do gênero de terror, mas a relação de filmes a seguir foca, principalmente, nos clássicos do cinema, aqueles que surpreenderam o público com um desfecho inesperado. Mas antes de conhecer os títulos, avisamos, haverá spoilers, muitos spoilers! Se você ainda não assistiu aos filmes, fique tranquilo, eles estão disponíveis na Darkflix, assista e depois volta aqui! Você tem coragem?

 

O Nevoeiro

Não poderíamos começar com outra pérola: a adaptação de Frank Darabont do romance de Stephen King, “O Nevoeiro”. Trata-se de um filme angustiante que merece reconhecimento. Embora não tenha alcançado sucesso de bilheteria, a obra apresenta performances dignas de um Oscar, principalmente dos atores Thomas Jane e Marcia Gay Harden.

O filnal é um soco no estômago, mas vale lembrar que ele difere da obra original de King, a ideia pessimista foi de Darabont, aliás foi uma das condições do diretor para tocar o projeto. O que podemos dizer é que nos últimos minutos da trama, o protagonista sacrifica alguns companheiros de fuga (inclusive, um bem próximo a ele) para que os mesmos não sejam mortos violentamente pelos monstros, mas logo se arrepende, pois, a ajuda que precisavam chega em socorro do grupo.

 

Acampamento Sinistro

Com toques de “Sexta-feira 13”, o filme “Acampamento Sinistro” foi lançado com força total em 1983 para abalar a cena do terror nos anos 1980, quem já assistiu sabe do que estamos falando e até hoje se lembra do final inesperado. As mortes bizarras, o clima perturbador e o desfecho tornaram o filme inesquecível.

A reviravolta do final é memorável. Não apenas porque descobrimos quem é responsável pelos assassinatos, mas pela revelação “nua e crua” de que a menina protagonista é transexual. O longa controverso abordou temas como estereótipos de gênero, homossexualidade e transfobia em uma época em que tais assuntos raramente eram tratados com seriedade e respeito.

 

Psicose

Esta lista não poderia existir sem a inclusão de “Psicose”. O terror de Alfred Hitchcock, lançado em 1960, abalou o público com sua sequência no chuveiro, uma cena que ainda se mantém como um dos momentos mais terríveis já capturados na tela. No entanto, é o final que consideramos o momento mais bizarro e absolutamente desconfortável desta obra icônica: Norman Bates mantinha o corpo da mãe mumificado no porão e se transvestia como ela para assassinar suas vítimas.

“Psicose” liderou a criação do arquétipo transfeminino assassino no cinema. Este tipo de personagem transfóbico retratava personagens transexuais como desviantes extremamente perigosos, capazes de violência abomináveis. Filmes incríveis que apresentaram este arquétipo incluem, além de “Psicose”, “O Massacre da Serra Elétrica”, “Vestido Para Matar” e já citado anteriormente “Acampamento Sinistro”.

 

May – Obsessão Assassina

Esta pode ser uma escolha controversa, pois alguns fãs dizem prever o final já no início do terceiro ato, será? “May – Obsessão Assassina” é um filme indie lançado em 2002 e estrelado pela competente Angela Bettis. Este terror inovador foi escrito e dirigido por Lucky McGee e acompanha a história de May, uma jovem que só deseja encontrar um amigo. Para realizar o seu sonho, ela não vai precisar apenas usar o coração, mas pulmão, fígado e membros. Com uma trama à la Frankenstein, o final apresenta a obra da personagem, uma criatura feita pedaço a pedaço. Os últimos momentos trazem um toque sobrenatural sutil, após May terminar de “montar” a sua pessoa perfeita, ela se deita ao seu lado e confessa que só quer ser vista, nesse momento o “monstro” estende o braço para lhe consolar.

 

Mártires

Mesmo o mais ousado fã de terror terá (ou teve) dificuldades em assistir este filme do movimento New French Extremity.  “Mártires” é uma aula de terror implacável com uma narrativa habilmente trabalhada. Mas definitivamente não é para aqueles que sofrem de pressão baixa. O longa é cruel, repulsivo e violento e o seu final segue pelo mesmo caminho.

Na trama acompanhamos Luci, uma jovem em busca de vingança contra quem a sequestrou e torturou na infância, para isso ela conta com a ajuda da amiga Anna. Spoilers à parte, é a pobre amiga que acaba pagando o pato. Apesar de trazer um final aberto, a reviravolta começa quando Anna acaba capturada pela mesma seita que havia torturado Luci no passado. Após passar pelo inimaginável, a prisioneira enfim revela à manda chuva o que existe após a morte e ela, egoistamente, prefere se matar a contar para os seus demais seguidores, levando o segredo para o túmulo. Oi?

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.