Se acordo com o site Screen Daily, Zé do Caixão, famoso personagem criado pelo falecido cineasta Jose Mojica Marins, deve retornar às telas por meio de dois remakes, um norte-americano e outro mexicano.
Inicialmente apresentado como o vilão no terror “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), e interpretado pelo próprio diretor, Zé do Caixão se tornou figura constante nos filmes de Mojica, também apareceu em séries televisivas, canções, videoclipes e histórias em quadrinhos.
A produtora americana SpectreVision, fundada pelo ator Elijah Wood e os diretores Daniel Noah e Josh C. Waller, deve conduzis os projetos em parceria com britânica OneEyed Films, responsável pelas vendas internacionais do catálogo do personagem. Segundo a SpectreVision, os filmes devem apresentar “uma versão mais mainstream, acessível e atualizada do Zé do Caixão… fiel ao público que o adora desde sempre, mas apresentando-o para uma audiência nova e mais ampla”.
“Zé do Caixão é um bicho-papão icônico e indelével que merece ser reinventado para nossa cultura contemporânea”, disse Noah. “Estamos ansiosos para criar um novo recurso que capture a arte sombria da criação singular de Marins para o nosso mundo moderno. ”
Um dos longas será produzido nos EUA, em inglês, e outro no México, em espanhol. Este segundo já se encontra em fase de roteirização, a cargo dos cineastas Lex Ortega e Adrian Garcia Bogliano (Animales Humanos).
Considerado o pai do cinema de terror nacional, Mojica dirigiu 43 produções e atuou em 64. Foi na década de 1950 que seu interesse pelo cinema de terror teve início e aos 17 anos, criou a Companhia Cinematográfica Atlas. O primeiro longa-metragem amador realizado pela produtora foi “A Sina do Aventureiro”, de 1958. Durante sua carreira alcançou o reconhecimento internacional, inclusive nos Estados Unidos, onde ganhou a alcunha de Coffin Joe.
O cineasta faleceu em fevereiro de 2020, devido a uma broncopneumonia, ele estava com 83 anos.