Sem categoria

2ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico Floripa Que Horror! desembarca na plataforma Darkflix

Já conhecida por hospedar grandes festivais do cinema fantástico, o serviço de streaming brasileiro DARKFLIX será palco para a segunda edição do Floripa Que Horror! Festival Internacional de Cinema Fantástico, que acontece entre os dias 04 e 07 de novembro (com possibilidade de prorrogação).

As exibições serão gratuitas e online através da plataforma. Para ter acesso ao conteúdo é preciso se cadastrar (sem custo) no site www.darkflix.com.br ou pelo aplicativo da Darkflix, disponível em sistemas iOS e Android. Após se cadastrar, basta o usuário buscar os filmes na categoria Floripa Que Horror!.

O objetivo do evento é exibir e promover obras audiovisuais dos gêneros de horror, fantasia e ficção científica, realizados por artistas de todos os gêneros, com a proposta de dialogar com o imaginário fantástico da Ilha de Santa Catarina. Questões de diversidade, gênero, produção de guerrilha, resistência no caos e durante a pandemia, ocupação dos espaços públicos e políticas culturais são abordadas, estimuladas e livremente debatidas. Este ano, o Floripa Que Horror! tem o patrocínio da FUNCINE – Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis, além da realização da Cinemática e apoio da Darkflix.

 

 

De acordo com a organização do festival, foram mais de 2 mil inscrições recebidas, que reúnem a curadoria de alguns dos maiores festivais do mundo, com obras de 90 países. São três longas-metragens e 12 curtas na mostra competitiva. Nas outras oito exibições paralelas, os panoramas passam por sci-fi, animação, cinema experimental, obras independentes e marginais, shot on video, mulheres no cinema de horror e terrores brasileiros.

A programação do evento será formada por Mostra Principal de Longas-metragens (Nacionais e Internacionais), Mostra de Filmes Convidados, Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, Palestras, Oficinas e Mesas Temáticas. Haverá premiação para as categorias: Melhor Filme de Longa-Metragem Internacional; Melhor Filme de Horror – Curta-Metragem; Melhor Filme Brasileiro de Horror; Melhor Filme de Horror de Santa Catarina e Melhor Filme de Ficção Científica ou Fantasia.

O coordenador da curadoria, crítico de cinema e jornalista Andrey Lehnemann, destacou que o horror vem sendo cada vez mais reconhecido pela crítica especializada, além do público. “É perceptível que boa parte da crítica que não levava um dos gêneros mais populares do mundo a sério, começou a notá-lo. Estava na hora. O horror moderno está sendo cada vez levado mais a sério, assim como a linha tênue que separa o horror da nossa realidade. Muitos realizadores atuais estão trazendo temas interessantíssimos para debates e utilizando o gênero como plataforma. Desde o primeiro evento, a intenção da curadoria foi evidenciar filmes fora do circuito comercial. Existe muita coisa boa sendo feita aqui e por diferentes países. Nós temos horror no Nepal, no Egito, na França, na Suécia e no Irã. O público deve ter acesso a isso, conhecer mais o terror moderno e as suas variações. Acho que conseguimos isso no primeiro Floripa Que Horror e vamos conseguir novamente”, resumiu.

Entre os filmes, o Floripa Que Horror! exibirá “Kathaputali”, obra do Nepal nunca exibida no Brasil e “Herederas”, filme exibido em Stiges, um dos maiores festivais do mundo, também inédito por aqui.

A abertura do evento fica por conta do documentário experimental “Iwianch – The Devil Deer”, do Equador, que aborda os fantasmas da Floresta Amazônica e noções da vida e da morte.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.