Sem categoria

Carlos Primati ministra curso sobre “O Horror da Nova Hollywood”

O MIS – Museu da Imagem e do Som, abre inscrições para o curso Nova Hollywood: Assassinos psicopatas e a verdadeira face da América que será ministrado no formato online pelo jornalista, crítico e pesquisador de cinema, Carlos Primati. As aulas acontecem entre 13 e 27 de janeiro de 2022.

 

A Nova Hollywood foi um movimento – ou um sentimento coletivo – que emergiu no cinema estadunidense a partir do desmoronamento do sistema de estúdio. O controle criativo dos filmes, que até então estava nas mãos dos chefes das produtoras, a partir de meados dos anos 1960 passou a se centralizar nos diretores. Os filmes começaram a abordar temas mais urgentes e a jogar um olhar mais cínico e reflexivo sobre a sociedade americana, resultando em visões mais melancólicas e pessimistas.

Histórias violentas e trágicas como “Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas” e “Easy Rider: Sem Destino” marcaram o novo direcionamento, assim como filmes de terror independentes, como “Na Mira da Morte”, “A Noite dos Mortos-vivos” e “O Massacre da Serra Elétrica”. Eram narrativas mais cruas e realistas, que contavam histórias em que o medo, a violência e a morte são decorrentes do comportamento humano.

Influenciados pelo cinema europeu, a produção hollywoodiana passou a abordar temas mais audaciosos. Obras como “O Exorcista”, “Tubarão”, “A Profecia” e “Halloween” comprovaram o potencial do horror nessa nova realidade. O horror ganhou sangue novo com as produções de Roger Corman e seus pupilos (Coppola, Bogdanovich, Scorsese, entre outros) e com a ascensão de jovens cineastas que fizeram seu início em filmes do gênero, como Steven Spielberg, Oliver Stone, Brian De Palma e Jonathan Demme.

O curso também irá detalhar a carreira dos principais mestres do horror americano, como George A. Romero, Wes Craven, Larry Cohen, Tobe Hooper e John Carpenter.

 

Carlos Primati / Foto: Arquivo Pessoal

 

Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock. Primati também realiza curadoria de filmes para vários festivais do gênero no Brasil.

 

O curso será realizado nos dias 13, 18, 20 e 27 de janeiro, das 19H às 21h (terças e quintas). As aulas serão online e ao vivo pela plataforma Zoom Cloud Meetings. Para se inscrever ou ter mais informações, clique aqui.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.