Sem categoria

Dark Christmas: Seleção com filmes de terror natalinos chegam à Darkflix

Chegou a época natalina! Obras temáticas sobre esse período invadem os streamings e TV aberta para espalhar o clima festivo. Aqui não é diferente, mas ao invés de renas fofinhas, ceias deliciosas, duendes e a aparição do bom e velho Noel, selecionamos filmes que trazem o lado obscuro da data para quebrar as convenções e te inundar com visões assustadoras. Aqui você verá tramas mortais, monstros, entidades, vingança, assassinos, violência e claro, uma boa dose de humor sombrio.

A seleção não é recomendada para crianças, mas aos fãs do terror temático que precisam de um pouco de catarse após as pressões que acompanham a temporada natalina. Você tem coragem?

Então, confira as sinopses e datas de lançamento de cada filme da Dark Christmas.

 

“A Christmas Horror Story” (Christmas Horror Story), 2015 – Disponível 21/12

Neste terror natalino, os diretores Grant Harvey, Steven Hoban e Brett Sullivan criaram uma antologia narrada por Willian Shatner. O ator interpreta o funcionário de uma estação de rádio da cidadezinha de Dailey Downs. Durante o seu programa natalino, decide contar quatro histórias intercaladas relacionadas à véspera do Natal.

Na primeira, quatro adolescentes do ensino médio invadem uma escola para investigar dois assassinatos ocorridos no porão no ano anterior. Na história seguinte, um policial e sua família invadem uma propriedade privada para cortar ilegalmente um pinheiro para o Natal. O filho do policial começa a agir estranhamente após se perder na floresta. No terceiro conto, uma família vai visitar uma parente idosa antes do Natal, mas logo percebem que estão sendo perseguidos por Krampus, uma criatura mitológica. Na última narrativa, Papai Noel é o protagonista. Após descobrir que seus duendes viraram zumbis o bom velhinho promove um banho de sangue para descobrir quem está tentando destruir o Natal.

 

 “O Mensageiro do Diabo” (The Night of the Hunter), 1955 – Disponível 21/12

Um terrível conto de fadas noir que conta a história do assassino Harry Powell, um homem que se apresenta como um pastor peregrino para se aproximar da crédula viúva Willa, cuja o marido foi preso e executado por roubar um banco. Powell se casa com a mulher para tentar encontrar o dinheiro oriundo do assalto. Implacável, ele passa a aterrorizar as duas crianças de Willa pelo esconderijo da pequena fortuna. O tema Natal só entra no enredo no final do filme, mas mesmo assim, vale a pena assistir. A obra é considerada atualmente um dos melhores e mais belos filmes da sua época.

 

“Contos do Além” (Tales from the Crypt), 1972 – Disponível 21/12

Em “Contos do Além”, obra inspirada nas HQs da E.C Comics, somos apresentados a cinco contos de horror protagonizados por um grupo de turistas que decide visitar uma antiga cripta. Apesar dos avisos sobre os perigos do local, eles se perdem. Passamos então a acompanhar os vislumbres que cada um terá sobre sua própria vida e seu futuro próximo. Em um dos episódios (“All Through the House”), Joanne Clayton assassina seu marido na véspera de Natal para receber o seu seguro de vida. No fatídico dia, ela é visitada por um serial killer que se passa por Papai Noel e terá que lidar com as consequências do que podemos chamar de carma.

 

“Natal Sangrento” (Silent Night, Deadly Night), 1984 – Disponível 22/12

“Natal Sangrento”, de 1984, é um terror que deu o que falar quando foi lançado. O filme invertia a imagem do bom velhinho, símbolo do Natal, e isso causou indignação. O furor contra a produção só deixou ela mais popular e requisitada pelos fãs do gênero, afinal, ele é um dos melhores slashers nos anos 1980. Na trama, Billy, um garoto de cinco anos, presencia um homem fantasiado de Papai Noel assassinar os seus pais na véspera do Natal. O menino é levado para um orfanato e 13 anos depois passa a trabalhar em uma loja de brinquedos. Todos os seus traumas vêm à tona quando o jovem precisa se fantasiar como o bom velhinho. Com mortes criativas, humor sombrio e muito sangue, o competente diretor Charles E. Sellier Jr. entrega um longa obrigatório para os amantes do terror oitentista.

 

“Rota da Morte” (Dead End), 2003 – Disponível 22/12

É véspera de Natal e a família Harrington (composta pelo o pai Frank, a mãe Laura, os filhos Richard e Marion e seu namorado, Brad) segue de carro rumo à casa da mãe de Laura, onde eles habitualmente passam a noite de Natal. Para encurtar a viagem, Frank resolve pegar uma estrada secundária desconhecida, a partir daí o horror toma conta da viagem.

“Rota da Morte” é um terror interessante e surpreendente realizado pela jovem dupla de cineastas franceses Jean-Baptiste Andrea e Fabrice Canepa. Com baixo orçamento e muita criatividade o filme é baseado em uma lenda urbana popular no interior da França e mantém o público atendo do início ao fim com imagens assustadoras.

 

“Jack Frost – O Boneco de Neve Assassino” (Jack Frost), 1997 – Disponível 22/12

Jack Frost é um sádico serial killer que deixou um rastro de vítimas até ser preso e condenado à morte. Quando está sendo transportado para a penitenciária, durante uma tempestade de neve, o veículo colide com um caminhão-tanque que levava substâncias tóxicas. O prisioneiro é atingido pelo ácido do caminhão e seu corpo se dissolve no local. O que ninguém sabe é que se trata de uma substância capaz de combinar o DNA humano com qualquer coisa. O que sobrou de Frost se funde à neve, transformando seu corpo em gelo. Agora, o assassino parte para Snowmonton para se vingar de Sam, xerife da cidade responsável pela sua captura. Antes disso, Jack vai praticar o que faz melhor: matar os que cruzam o seu caminho na forma inofensiva de um boneco de neve, o disfarce perfeito.

 

“Calvário” (Calvarie), 2004 – Disponível 23/12

Listado como um dos filmes do movimento New French Extremity composto por filmes de extrema violência, “Calvário” propõe uma reflexão ao público sem exagerar na brutalidade embora ainda possa ser incômodo.

Marc é um cantor viajante que vai de asilo a asilo se apresentando para idosos por alguns euros. Durante a viagem para casa para o celebrar o Natal a sua van quebra em uma estrada deserta no meio a floresta. Ele é resgatado por Boris e se hospeda em uma pousada gerenciada pelo simpático Sr. Bartel. Com o passar dos dias, Marc conhece os habitantes do vilarejo, e as reais intenções do gerente da pousada.

 

“Noite do Terror” (Black Christmas), 1974 – Disponível 23/12   

Na véspera de Natal, universitárias de uma fraternidade festejam sem saber que serão alvos de um assassino que espreita pela residência. Durante a festa, elas começam a receber estranhas ligações anônimas. Na mesma noite, Claire, uma das meninas da fraternidade desaparece, a polícia é acionada, mas não dá muita importância ao caso. O tenente Fuller, resolve dar ênfase às ligações feitas à fraternidade para descobrir se há alguma ligação com o desaparecimento de Claire. Os telefonemas não param e todos se veem em torno de um mistério sangrento quando corpos começam a aparecer.

 

“A Invasora” (L’Intérieur), 2007 – Disponível 23/12

Também listado como um longa do New French Extremity, “A Invasora” conta a história de Sarah, uma mulher grávida que perdeu o marido recentemente em um acidente de carro. Deprimida e já no final da gestação, ela decide passar a véspera do Natal sozinha em sua casa. Durante a noite, uma mulher bate em sua porta pedindo por ajuda. Logo Sarah descobre que a estranha sabe tudo sobre sua vida e não a deixará em paz até invadir sua casa e colocar em prática seu plano aterrador. Os diretores Alexandre Bustillo e Julien Maury não economizaram no sangue e nos ataques brutais que causam incomodo, principalmente por serem praticados contra uma grávida que precisará lutar com todas as forças para defender a própria vida e a de seu bebê. O filme mantém o espectador tenso, não apenas pela ação, mas pela ânsia em saber os motivos da invasora.

 

“Krampus – O Terror do Natal” (Krampus), 2015 – Disponível 23/12

Estrelado por Adam Scott e Toni Collette de “Hereditário”, “Krampus – O Terror do Natal” se passa durante as festividades natalinas da família Engel. Apesar da data, a celebração não é um mar de flores. O relacionamento dos pais está desgastado, a avó não se comunica no mesmo idioma que os demais e os filhos vivem em pé de guerra. Para piorar a situação, a família recebe alguns parentes vindos do interior. Descontente com o Natal que está tendo, o caçula Max acaba invocando por engano um espírito maligno conhecido como Krampus, a sombra do bom velhinho que aparece para punir aqueles que não se comportatam durante o ano. A família precisará unir suas forças se quiserem sobreviver. O longa foi dirigido por Michael Dougherty, também responsável pelo elogiado “Contos do Dia das Bruxas”, de 2007.

 

“Reféns do Desconhecido” (Alien Raiders), 2008 – Disponível 24/12

Poucos dias antes do Natal, os funcionários de um supermercado de uma pequena cidade do interior se preparam para fechar o estabelecimento quando homens armados e mascarados invadem o local. Eles matam várias pessoas e mantém alguns reféns. O grupo se revela cientistas dispostos a combater uma infestação alienígena. Eles precisam descobrir quais dos reféns são alienígenas disfarçados. Trata-se de um terror sci-fi ao estilo de “O Enigma de Outro Mundo”, mas que se passa durante o período festivo.

 

“Gremlins” (Gremlins), 1984 – Disponível 24/12

Neste clássico terror cômico, dirigido por Joe Dante, um inventor de habilidades questionáveis, chamado Randall Peltzer, compra para seu filho uma estranha criatura como presente de natal. Ao abrir o pacote, o jovem Billy se depara com um mogwai, um animal raro e fofo que vive cantarolando. O menino é avisado sobre três regras que jamais devem ser ignoradas: o bichinho não pode ser exposto à luz, não deve entrar em contato com a água e, acima de tudo, jamais deve ser alimentado após a meia-noite. Billy o batiza de Gizmo, mas infelizmente, responsabilidades não o forte da família Peltzer e logo as condições para manter o pet são ignoradas trazendo confusões inimagináveis.

Steven Spielberg faz uma discreta participação no filme, além de atuar como consultor e produtor executivo do longa.

 

“Gremlins 2 – A Nova Geração” (Gremlins 2: The New Batch), 1990 – Disponível 24/12

Na sequência do sucesso de 1984, acompanhamos Billy, agora mais velho, trabalhando como arquiteto em uma corporação em Nova York. Lá, ele reencontra e resgata Gizmo, que estava sendo estudado em um laboratório do arranha-céu. Billy e sua namorada Kate, acabam acidentalmente molhando o Mogwai, rapidamente o mesmo dá origem a mais quatro animais que fogem de controle e invadem o grande edifício causando um caos. Os jovens precisam eliminar as novas versões da espécie antes que eles consigam sair do local e invadir a cidade.

A produção abraça o humor e brinca com elementos do pastelão para satirizar o capitalismo e as grandes empresas, a filme ainda conta com a participação do ícone do horror Christopher Lee no papel de um cientista maluco e faz várias referências às obras “Invasores de Corpos”, “Drácula” e outros clássicos do terror da década de 1950.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.