Sem categoria

SESC oferece oficinas sobre a produção de cinema de horror e suas vertentes

Rumo à retomada integral de suas atividades, o Serviço Social do Comércio (SESC) está abrindo as portas de suas unidades para o acesso ao público. Além de poder visitar exposições, bibliotecas, espaços esportivos e áreas de convivência sem a necessidade de agendamento prévio, também será possível participar de oficinas em diversos espaços da entidade no Estado de São Paulo.

As aulas ofertadas vão desde a produção de curta-metragem a efeitos práticos de maquiagem de terror, passando por criação de bonecos assustadores a desenho de criação de personagens. Esses são apenas alguns dos temas abertos pelo SESC, tudo de graça.

As oficinas são presenciais e acontecem no SESC 24 de Maio, na capital Paulista. Para participar é necessário se inscrever on-line. Não perca tempo, pois as vagas são limitadas. Confira a seguir a programação disponível. Para inscrição, clique no título do curso de interesse.

 

Bonecos Clássicos de Terror: Chucky ou Annabelle – turma 1 (Com Crica Campos, do ateliê Agulha Pop)

O conceito de boneco assustador é tão antigo e enraizado em nossa cultura que, é claro, são as figuras centrais de inúmeros clássicos do cinema de terror. Ao alunos entenderão um pouco mais sobre costura e confecção de bonecos de pano enquanto se diverte com essas figurinhas medonhas e icônicas! Cada turma da oficina intensiva terá duas opções de tema a ser trabalhado. Nesta turma, as opções são os bonecos dos personagens Chucky ou Annabelle.

 

Uma make de matar! Efeitos e maquiagem de terror de baixo orçamento (Com Marcio Desideri)

Nem sempre é preciso usar materiais caros e complexos para se obter um bom efeito visual em maquiagem para cinema e vídeo. Nesta oficina, o aluno aprenderá que é possível criar diferentes tipos de efeitos como cortes, tiros, queimaduras e sangue artificial (itens fundamentais nas produções de terror!), utilizando materiais simples e acessíveis. A aula ocorrerá presencialmente, com número reduzido de alunos, e com a presença de um modelo onde os efeitos serão aplicados.

 

Bonecos Clássicos de Terror – Carrie ou Regan – turma 2

Cada turma da oficina intensiva terá duas opções de tema a ser trabalhado. Nesta turma, as opções são os bonecos dos personagens Carrie ou Reagan.

 

Desenho de criação de personagens monstruosos (Com Anita Cavaleiro e Tatiane Colevati)

Onde os filmes de terror e fantasia se inspiraram na criação de personagens monstruosos tão icônicos? Este curso apresenta e discute alguns conceitos envolvidos nesse tema, juntamente com técnicas de arte digital, para que cada aluno dê vida à sua própria criatura.

 

Bonecos Clássicos de Terror: Jigsaw ou Pennywise – turma 3

Nesta turma, as opções são os bonecos dos personagens Jigsaw ou Pennywise.

 

O som do medo – sonoplastia (Com Luiz Ricas)

O aluno aprenderá a fazer desenhos sonoros dentro do contexto de obras de terror. Serão abordados conceitos básicos de sonoplastia, edição de áudio e produção de obras sonoras para contos sonoros, audiovisuais e afins dentro da estética de terror. O primeiro módulo tratará a teoria e a prática de criar sons aterrorizantes.

 

Arte conceitual para filmes de terror (Com Anita Cavaleiro e Tatiane Colevati)

Arte conceitual ou concept art é a etapa da elaboração de caracterização de personagens, figurinos, cenários e objetos de cena para filmes, séries, animações, jogos ou histórias em quadrinhos. Durante os quatro encontros semanais, o aluno criará desenhos de conceitos para filmes de terror, baseados em referências de diversos gêneros.

 

Estudos para instalações interativas de terror (Com Victor Guerra)

Os participantes construirão instalações interativas baseadas em obras do escritor Neil Gaiman, utilizando recursos que vão da cenografia à eletrônica. Os projetos serão prototipados em maquetes para posteriormente serem escolhidas as intervenções que serão construídas coletivamente.

 

Da ideia ao roteiro – escrevendo histórias de terror brasileiras (Com Joel Caetano e Mariana Zani, da RZP Filmes)

O cinema de terror se aproveita de convenções inerentes ao gênero para contar histórias que, ao mesmo tempo, são divertidas, críticas e, é claro, assustadoras. As histórias de medo estão presentes no imaginário brasileiro desde a oralidade, passando pela literatura, HQ e cinema. Confira como escrever roteiros para curta-metragem de terror, com foco em histórias de horror 100% brasileiras.

 

Vídeos de Terror para TikTok (Com Flávio Oliveira)

As redes sociais trazem uma velocidade de informações inigualável, mas muitas vezes difícil de acompanhar. Para se adaptar a esse cenário, houve um encurtamento geral de textos e, principalmente, o aumento da produção de vídeos. É possível roteirizar e gravar conteúdo de qualidade em apenas três minutos? Sim! A oficina abortará roteiro, gravação no celular, luz, edição e postagem na rede social TikTok, focando em micro vídeos de terror!

 

Caixa de sonoplastia para trilhas de terror (Com Marcelo Muniz)

Construção de um instrumento para criação de sonoplastia e trilhas sonoras com ênfase em filmes de terror. A caixa será construída a partir de diversos tipos de geradores de sons e ruídos envolvendo circuitos eletrônicos e elementos acústicos, como cordas, molas e artefatos cotidianos. Os geradores sonoros serão integrados em uma saída única, permitindo sua conexão direta em amplificadores, mesas de som ou interfaces de áudio – não há necessidade de conhecimentos prévios.

 

Dublagem de cenas de terror para iniciantes (Com Flavio Oliveira)

Na dublagem a voz é um imperativo, e saber trabalhá-la da forma correta para momentos de tensão, desespero e gritos é imprescindível para mantermos a veracidade nos trabalhos executados e, principalmente, para mantermos a saúde de nossas pregas vocais. O objetivo principal é trabalhar modos de interpretação para o terror, gritos, suspiros, desespero, mas sem extremos! O curso mescla teoria e prática, e acontece em ambiente online através da plataforma Microsoft Teams.

 

Produção de curta-metragem de terror independente – teoria e prática (Com RZP Filmes)

O cinema de terror vem sendo muito difundido no Brasil por meio de obras de cineastas independentes, cujas histórias de medo costumam se adaptar muito bem à produção de baixo orçamento. Joel Caetano e Mariana Zani, da RZP Filmes, produziram diversos curtas-metragens independentes de terror que já circularam por centenas de festivais pelo mundo. Eles irão ministrar essa oficina que visa desmistificar esse tipo de produção. Os participantes farão uma imersão teórica e prática que irá da ideia ao roteiro, passando pela pré-produção, filmagem, finalização e difusão de um curta-metragem independente de terror.

 

 O que é preciso saber antes de se inscrever:

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Será necessário apresentar seu ingresso/inscrição com QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.