Após o sucesso das duas últimas edições virtuais, o 18º Fantaspoa será realizado de forma híbrida: presencial e online simultaneamente.
O Festival acontece entre os dias 13 de abril e 1º de maio, as sessões com filmes nacionais e estrangeiros serão realizadas na Cinemateca Capitólio e no Cine Farol Santander, a novidade é a integração do Instituto Ling ao circuito exibidor. Porém, o alcance do avento ainda será nacional, já que parte dele será disponibilizado de digitalmente. Além da programação de filmes, o festival promoverá bate-papos com diretores, produtores, atores e roteiristas. Em breve, mais informações sobre o formato deste ano serão divulgadas.
As inscrições para realizadores interessados em integrar a mostra terminam no próximo dia 31 de janeiro. Serão consideradas produções nacionais e internacionais, curtas e longas-metragens, exclusivamente dos gêneros bizarro, fantasia, ficção científica, horror e thriller. É necessário que as obras sejam inéditas nos cinemas de Porto Alegre e que tenham sido finalizadas após 1º de janeiro de 2019.
Os trabalhos poderão ser submetidos mediante preenchimento e submissão de formulário específico na plataforma Filmfreeway.com
As duas últimas edições do Fantaspoa acontecerem de forma virtual devido à crise sanitária causada pelo COVID-19. Os filmes da programação foram disponibilizados de forma gratuita pela Darkflix, streaming voltado ao terror e gênero fantástico. O XVII Fantaspoa, realizado em abril deste ano, exibiu 164 filmes, sendo 59 longas e 105 curtas-metragens, oriundos de 40 países. O evento também promoveu 32 debates com pessoas envolvidas na realização dos filmes exibidos e 14 atividades formativas ministradas por profissionais da área, tais programações paralelas obtiveram 22 mil participações, totalizando, junto às visualizações dos filmes, mais de 85 mil espectadores, um recorde.
Ao longo de seus 17 anos, o Fantaspoa tornou-se o maior festival do gênero da América Latina e o principal evento cinematográfico da cidade de Porto Alegre, sendo o único festival da América do Sul membro da Méliès – European Fantastic Film Festivals Federation (EFFFF), federação que reúne os 25 festivais de cinema fantásticos mais relevantes do mundo.