O MIS – Museu da Imagem e do Som, abre inscrições para o curso “As cineastas do horror: das pioneiras às realizadoras contemporâneas”, que será ministrado no formato on-line pela pesquisadora e crítica Beatriz Saldanha. As aulas acontecem entre 11 de março e 01 de abril deste ano.
A proposta das aulas é traçar uma trajetória das mulheres na direção de cinema de horror, começando por uma certa “pré-história” em que o lugar da mulher na produção cinematográfica como um todo será contextualizado. Também será discutida a contribuição de pioneiras do cinema silencioso e de cineastas vanguardistas e experimentais para o horror e o insólito.
Também será analisada a continuidade da produção setentista nos anos oitenta, além de uma maior internacionalização do horror, com filmes realizados na Europa, Ásia e Oceania.
A terceira aula será dedicada à produção nacional, que, embora incipiente no início, é hoje um dos grandes destaques no cinema nacional; e à francesa, que se conecta à brasileira em alguns momentos e a ela se assemelha por sua natureza autoral.
Por fim, Beatriz abordará a efervescente filmografia do século 21, que se encontra em franca ascendência, especialmente nos últimos anos, com a popularização dos lançamentos direto para streaming. Confira a programação dos tópicos abordados:
Aula 1 – As cineastas que pavimentaram o caminho
Introdução; Alice Guy, Luise Fleck, Germaine Dulac, Eloyce Gist, Maya Deren; O cinema independente de Ida Lupino; Os filmes de exploração de Roberta Findlay; Stephanie Rothman e outras diretoras lançadas por Roger Corman; Mulheres no slasher: “O massacre” (1982) e seus desdobramentos.
Aula 2 – As diretoras pelo mundo
“Cemitério Maldito”: o grande clássico de horror dirigido por uma mulher; “Reflexo do Demônio”, “Sonhos Mortais” e outras produções para videolocadoras; “O Chalé do Lobo”: a alegoria política de Věra Chytilová; Antonia Bird, Ann Turner, Jennifer Kent: cineastas anglófonas para além dos EUA; Kasi Lemmons e o problema da ausência de diretoras negras no horror; Ann Hui, Kei Fujiwara, Soo-youn Lee e outros talentos vindos da Ásia
Aula 3- O horror autoral na França e no Brasil
As realizadoras que se destacaram em meio ao Novo Extremismo Francês; Claire Denis, Catherine Breillat, Marina de Van, Coralie Fargeat e o cinema do corpo; Julia Ducournau e o horror corporal que arrebatou o Festival de Cannes; Pioneiras nacionais: Rosângela Maldonado e Lygia Pape; O horror de Gabriela Amaral Almeida, Juliana Rojas e Anita Rocha da Silveira; Monica Demes, Natália Leite e outras brasileiras que produziram nos EUA.
Aula 4 – A promissora geração do século 21
Os novos clássicos “Psicopata Americano” (Mary Harron) e “Garota Infernal” (Karyn Kusama); A obra de Hélène Cattet, Veronika Franz, Lucile Hadžihalilović e Ana Lily Amirpour; As excêntricas e prolíficas irmãs Soska; Leigh Janiak: adentrando a gigante Netflix com “Rua do Medo”; “Welcome to the Blumhouse” e o fenômeno das produções direto para os streamings; Nia DaCosta, Rose Glass, Prano Bailey-Bond, entre outras cineastas promissoras.
Beatriz Saldanha é pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo. Escreve regularmente sobre filmes de horror para encartes de homevideo, catálogos de mostras e livros, entre eles um capítulo sobre as diretoras brasileiras de horror para a publicação “Mulheres atrás das câmeras” (Abraccine). Doutoranda em Comunicação Audiovisual pela UAM com pesquisa sobre horror francês, escreve sobre o gênero para a revista eletrônica “Les Diaboliques”. Integrou curadorias e júris de diversos festivais pelo Brasil e realizou a mostra “Les Diaboliques: diretoras de horror 1980-1999″ em parceria com a Darkflix. Atualmente, trabalha na organização de uma publicação em dois volumes com artigos sobre a trajetória das mulheres diretoras de horror.
As aulas acontecem nos dias 11, 18, 15 de março e 01 de abril (sextas-feiras), das 19h às 21h. Os encontros serão online e ao vivo pela plataforma Zoom Cloud Meetings. Para informações sobre a inscrição, clique aqui.