Nesta sexta-feira, dia 04 de fevereiro, George Andrew Romero completaria 82 anos de vida.
O consagrado cineasta, falecido em 2017, ganhou notoriedade pelo seu trabalho em “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), filme que reinventou o subgênero de Zumbis. Romero retornou várias vezes ao tema em outras produções, como “Despertar dos Mortos” (1978), “Dia dos Mortos” (1985), “Terra dos Mortos” (2005), “Diário dos Mortos” (2007), e “A Ilha dos Mortos” (2009).
Mas suas obras não se limitam aos mortos-vivos. Romero também levou vampiros para a tela dos cinemas com “Martin” (1977), bruxas em “A Estação das Bruxas” (1972), monstros de histórias em quadrinhos em “Creepshow” (1982), um macaco assassino em “Instinto Fatal” (1988), além de personagens baseados nas obras de Edgar Allan Poe em “Dois Olhos Satânicos” (1990) e de Stephen King em “A Metade Negra” (1993).
O diretor também se aventurou em temas educacionais, como em “The Amusement Park”, obra encomendada pela Lutheran Society para chamar a atenção aos abusos cometidos contra idosos. O resultado foi tão assustador que o projeto foi engavetado e só apareceu quatro décadas depois quando Daniel Kraus, escritor e colaborador do diretor Guillermo del Toro, encontrou uma cópia do longa filmado no West View Park, Pensilvânia.
Para celebrar o nascimento desde grande realizador, selecionamos seis filmes (e mais um extra) produzidos em diferentes décadas por George A. Romero. Um grande presente aos fãs do mestre!
O EXÉRCITO DO EXTERMÍNIO (The Crazies), 1973
“O Exército do Extermínio” traz um tema que desperta bastante interesse ainda nos dias de hoje: armas biológicas e a contaminação por um vírus desconhecido. Em uma pequena na cidade na Pensilvânia, um avião que transportava um tipo de arma bacteriológica cai e tinge a reserva de água da população que inevitavelmente chega até os habitantes locais. As pessoas contaminadas passam a demonstrar comportamentos violentos e para conter a epidemia o exército instaura um estado de quarentena. Seu objetivo é evitar a disseminação do vírus em larga escala para outras cidades e não medirá esforços, mesmo que seja necessário o uso de violência e extermínio.
A produção do longa não utilizou nenhum dublê de Hollywood. Bombeiros locais e profissionais licenciados em fogos de artifício cuidaram de todas as sequências de ação, incluindo a criação e o uso de pequenos explosivos com sangue artificial.
O DIA DOS MORTOS (Day of the Dead), 1985
“O Dia dos Mortos” é o último filme da então trilogia de zumbis do diretor George A. Romero composta por “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968) e “Despertar dos Mortos” (1978). O longa mantém muitos elementos de seus antecessores e apresenta um enredo que se passa alguns meses depois do segundo filme. O mundo encontra-se devastado e o número de mortos-vivos superam em milhões os de humanos. Em uma base na Flórida, cientistas e militares tentam descobrir as causas do fenômeno para evitar a reanimação dos corpos, enquanto o Dr. Logan acredita que os zumbis podem ser treinados e socializados. Ele comprova a sua teoria ao apresentar o comportamento de Bub, um ex-militar que se transformou em morto-vivo, e é capaz de reconhecer ordens. Com um final repleto de violência gráfica, o longa ficou eternamente gravado na memória dos fãs do horror. Uma obra imperdível.
INSTINTO FATAL (Monkey Shines), 1988
Escrito e dirigido por Romero, “Instinto Fatal” é baseado no romance de Michael Stewart. Com doses de suspense e ação, o enredo conta a história de Allan, um jovem que se torna tetraplégico após um acidente. Ele vive desenganado até encontrar Ella – um macaco-prego treinado para facilitar o seu dia a dia e obedecer às suas ordens. O que ele não sabe é que Ella faz parte de um experimento que amplia a inteligência de símios, e quando a primata começa a responder à raiva e frustração latente de Allan, também passa a realizar os desejos mais sombrios de seu mestre.
A METADE NEGRA (The Dark Half), 1993
Trata-se de uma adaptação feita por Romero da obra homônima de Stephen King. Na infância, Thad Beaumont passou por uma cirurgia para remover um tumor no cérebro. Durante a operação, descobriu-se que o tumor era na verdade parte de um irmão gêmeo que nunca se desenvolveu. Anos mais tarde, Thad se torna um autor de livros elogiados pela crítica, mas que não rendem o esperado, ele então decide escrever – sob o pseudônio George Stark – obras sobre histórias violentas e populares. Quando o escritor passa a ser chantageado pelo seu segredo, Thad decide “enterrar” publicamente George Stark. A partir disso, ele se torna o principal suspeito em uma série de assassinatos horríveis.
CREEPSHOW 2 – SHOW DE HORRORES (Creepshow 2), 1996
A sequência de “Creepshow” foi roteirizado por Stephen King em parceria com George A. Romero. Nesta sequência, três contos de terror são narrados ao telespectador, a história inicial é sobre um índio americano de madeira vingativo e envolve ganância e mortes, o segundo conto é chamado “A Balsa”, uma história tensa de dois casais de jovens que se veem presos em uma balsa cercada por uma criatura monstruosa. Na última narrativa acompanhamos a bela Annie, esposa de um rico advogado, que regularmente se encontra com um garoto de programa. Certo dia, após o encontro amoroso, Annie atropela um homem que pedia carona e foge do local, logo o morto retorna para atormentá-la.
A MÁSCARA DO TERROR (Bruiser), 2000
Em “A Máscara do Terror”, acompanhamos Henry Creedlow, um jovem executivo de uma agência de publicidade. Ele é um homem reprimido que tenta não dar ouvidos aos seus pensamentos mórbidos. Embora seja infeliz, Creedlow se acostumou a ser humilhado pelos amigos e conhecidos, a esposa o trai com seu chefe e com a ajuda de um amigo rouba seus investimentos. Nem mesmo sua empregada o respeita, soltando insultos em espanhol constantemente, para completar seu martírio, até mesmo seu cachorro de estimação lhe é hostil. Certa manhã, o executivo ouve em um programa de rádio um entrevistado se suicidando ao vivo e fica impressionado com a trágica história do homem. Na manhã seguinte, Creedlow acorda com seu rosto coberto por uma máscara branca inexpressiva, a partir desse momento sua personalidade muda e ele parte em busca de vingança contra aqueles que o desprezaram.
EXTRA:
A EPIDEMIA (The Crazies), 2010
Não se trata de um filme de Romero, mas de uma refilmagem do clássico homônimo feito pelo mestre do terror em, já citado acima. Dirigido por Breck Eisner, a trama se repete: uma pequena cidade rural do Estado de Iowa, nos Estados Unidos é infectada por uma estranha epidemia. A doença causa ataques de fúria incontrolável nos contaminados. Rapidamente o exército isola a cidade, mas com a proliferação do vírus decidem tomar uma atitude mais drástica. A médica Judy e seu esposo, o xerife David Dutten, logo percebam que há algo errado e decidem fugir do exército e dos infectados antes que a cidade seja exterminada. Uma ótima forma de comparar as distintas direções.
Os filmes estão disponíveis aos assinantes do streaming Darkflix.