O cineasta eslovaco Ivan Reitman, conhecido pelo clássico filme “Os Caça-Fantasmas” (1984), morreu aos 75 anos no último sábado (12). A notícia foi confirmada pela família do diretor à Associated Press.
Seus familiares também informaram que Reitman faleceu enquanto dormia em sua casa, nos Estados Unidos, porém, a causa da morte não foi divulgada. “Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram por meio de seus filmes se lembrem dele sempre,” comunicaram os filhos Jason, Catherine e Caroline Reitman.
Durante sua carreira, Reitman dirigiu 25 longas, produziu mais de 70 e roteirizou 7 filmes. Ele também atuou como ator, editor e supervisor musical. Estreou no cenário cinematográfico em 1968, com o curta “Orientation”, mas ganhou destaque uma década depois com “Clube dos Cafajestes” (1978), anos depois lançou o blockbuster, hoje um clássico da comédia de ficção cientifica “Os Caça-Fantasmas”, obra que gerou uma bem-sucedida franquia. Entre sua filmografia estão “Irmãos Gêmeos” (1988), “Um Tira no Jardim de Infância” (1990), e “Sexo Sem Compromisso” (2011). Antes da sua morte, começou a dirigir os filmes “Triplets”, com Arnold Schwarzenegger e Eddie Murphy, e “Summer of Love”.