Neste verão infernal, prepare-se para mergulhar nas águas frias do terror.
Não, não estamos falando do acampamento Crystal Lake, local onde se passa a história do vilão Jason Voorhees, aqui fugimos do clichê e criamos uma lista com cinco filmes (e um extra) cuja as tramas se desenrolam dentro ou aos redores de um lago, ou seja, a água tem um papel relevante na história.
Coloque a roupa de banho e venha nadar com a gente, mas não se assuste se alguma coisa roçar na sua perna, controle o pavor e vamos em frente.
O SILÊNCIO DO LAGO (The Vanishing), 1988 – Disponível na Darkflix
O suspense holandês “O Silêncio do Lago”, do diretor George Sluizer, explora a busca desesperada e obsessiva de Rex por sua namorada, a jovem Saskia que foi sequestrada durante as férias do casal em uma parada num posto de serviços. Três anos se passam e ele continua procurando por pistas, até que começa a receber cartas do sequestrador que se propõe a revelar o que aconteceu com Saskia, desde que Rex se submeta a tudo o que ela passou. O roteiro é assinado por Tim Krabbé, autor do romance “The Golden Egg”, no qual o longa se baseia. A obra entrou para a lista dos 100 filmes mais assustadores de todos os tempos da Entertainment Weekly e chegou a ser citada no livro “1001 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”, de Steven Schneider. Em 1993, ganhou um remake americano que trouxe um final alternativo.
O LAGO DA MORTE (Eden Lake), 2008 – Disponível na Darkflix
Estrelado por Michael Fassbender, ator duas vezes indicado ao Oscar (por “Steve Jobs” e “12 nos de Escravidão), e Kelly Reilly (“Sherlock Holmes”, “True Detective”), “O Lago da Morte” acompanha a professora Jenny e seu namorado Steve em uma viagem romântica durante um final de semana. Steve, planejando propor casamento, encontrou um cenário idílico: um lago remoto cercado por bosques e aparentemente deserto. A paz do casal é interrompida quando uma gangue de adolescentes violentos cerca seu acampamento. Deleitando-se em provocar os adultos, o grupo rouba os pertences do casal e vandaliza seu carro, deixando-os completamente desamparados. Quando Steve os confronta, os ânimos se alteram e ele é brutalmente atacado. Jenny foge em busca de ajuda, mas passa a fazer parte de um jogo de gato e rato.
O filme arrecadou nove prêmios em festivais internacionais por onde foi exibido, inclusive o de Melhor Direção e Melhor Ator no Fantasporto – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto.
A SEREIA – LAGO DOS MORTOS (The Mermaid: Lake of the Dead), 2018 – Disponível na Darkflix
Esqueça os longas “Splash: Uma Sereia em Minha Vida” e “A Pequena Sereia”, neste filme russo, dirigido por Svyatoslav Podgaevskiy e Christopher Bevins, a narrativa traz uma versão distorcida de um conto de fadas.
Baseado no folclore do Leste Europeu, os diretores apostaram na trama sobre uma família desajustada que esconde um segredo trágico e sobrenatural, ela é amaldiçoada por um ser estranho que hipnotiza os homens e leva seus entes queridos para a morte.
Marina e Roman estão prestes a casar. Após a sua despedida de solteiro, o jovem é levado à antiga casa da sua família – apenas para descobrir que uma força maligna, responsável por atormentar seu pai, agora começa a assombrá-lo.
O SEGREDO DO LAGO MUNGO (Lake Mungo), 2008 – Disponível na Darkflix
Embora “O Segredo do Lago Mungo” seja um found-footage, a qualidade do trabalho do diretor Joel Anderson consegue inicialmente convencer o espectador de que tudo o que se passa na história é de fato verdade, um diferencial louvável entre tantas outras obras que bebem na mesma fonte. A obra australiana, também escrita por Anderson, foca no terror psicológico ao contar a história de Alice Palmer, uma adolescente que morre afogada acidentalmente num lago local. Após o enterro, os pais e o irmão da adolescente começam a presenciar manifestações sobrenaturais, surgem inclusive fotografias e vídeos onde pode-se ver a silhueta da jovem morta. Uma investigação paranormal se inicia para desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice. O longa traz uma narrativa intrigante e surpreendente.
SACO DE OSSOS (Bag of Bones), 2011 – Disponível na Darkflix
Baseado em um romance de Stephen King e sob a direção de Mick Garris, “Saco de Ossos” se divide em dois episódios ara contar a história de um autor em luto. Através de uma narrativa bem executada, conhecemos Mike Noonan, interpretado por Pierce Brosnan (um dos eternos agentes 007 da franquia James Bong), ele é um escritor que enfrenta a dor da perda da esposa grávida do primeiro filho do casal. Em busca de inspiração para seu novo livro, ele decide passar uns dias em sua casa no lago. Em meio a lembranças da falecida e estranhos eventos sobrenaturais, Noonan decide investigar o passado do imóvel para descobrir a razão das atividades que ele acredita serem paranormais.
*Filme extra com abundância de água doce…e sangue – ele se passa em um rio, e não em um lago, ainda assim, merece uma menção.*
PIRANHA (Piranha), 1978 – Disponível na Darkflix
O diretor Joe Dante (“Gremlins”, “Grito de Horror” e “Viagem Insólita”) pegou carona no sucesso estrondoso de “Tubarão”, de Steven Spielberg, para levar ao público a sua versão aterradora sobre peixes predadores, mas esta vez em água doce.
Na trama, um casal de mochileiros desaparece após nadar em um grande tanque de uma estação de pesquisa que parece abandonada. Uma investigação tem início e as autoridades decidem esvaziar o reservatório em busca dos corpos, sem saber que se trata de um criadouro de peixes carnívoros. Eles acabam liberando um imenso cardume de piranhas geneticamente modificadas no rio local, desencadeando inúmeros ataques aos banhistas da região. O sucesso da obra rendeu uma sequência comandada pelo, então iniciante, James Cameron.
DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.