A partir de hoje (22), o público já pode assistir à programação on-line da 18ª edição do Fantaspoa. São 33 longas e 87 curtas-metragens disponibilizados de forma gratuita nos streamings Darkflix e Würlak (exclusivamente para usuários em território brasileiro).
Os primeiros longas-metragens já estão liberados na plataforma, são 16 títulos vindos de diferentes partes do mundo. A maioria é exibida pela primeira vez na América Latina. Com exceção dos 87 curtas, que também já podem ser acessados, parte da programação dos filmes será liberada nos dias 25 e 29 de abril, toda a programação permanece on-line até 1º de maio.
Confira os títulos e inicie a sua maratona!
A Cidade dos Abismos (Dir. Priscyla Bettim Renato Coelho, 2021, Brasil, Première Regional)
Estreia em longas-metragens dos diretores brasileiros Priscyla Bettim e Renato Coelho, o filme retrata quatro pessoas à margem durante uma madrugada paulistana. “A Cidade dos Abismos” tem como uma das protagonistas a cantora trans Verónica Valenttino e conta com participações de Padre Júlio Lancelotti, do poeta Cláudio Willer e de Arrigo Barnabé – que também assina a trilha do longa. Em uma fatídica noite de véspera de Natal, Glória, Maya, Bia e Kakule se encontram num bar no centro de São Paulo. Em meio a solidões, conexões e desconexões, Maya é assassinada. Um inexorável anseio por justiça perpassa o destino dos personagens, que se unem saltando em direção ao abismo.
A Galinha da Montanha (Dir. Xi Chen, 2021, Alemanha, China, Première Latino Americana)
Segundo longa-metragem do diretor Xi Chen, a animação de ficção-cientifica tem sua estreia latino-americana no festival, após ser selecionado por festivais como Annecy Film Festival, Ottawa Film Festival e Fantasporto. Nele, uma larva de galinha particularmente curiosa pulou a transformação para a vida adulta e não se escondeu na caverna. Em vez disso, vaga pelas planícies e montes vestindo uma armadura de robô.
Arquipélago (Dir. Félix Dufour-Laperrière, 2021, Canadá, Première Regional)
“Arquipélago” é uma animação canadense dirigido por Félix Dufour-Laperrière, o longa-metragem chega ao Fantaspoa após bem-sucedida passagem no circuito internacional, com exibições em festivais como International Film Festival Rotterdam, Moscow International Film Festival, Animafest Zagreb e Annecy International Animation Film Festival, onde recebeu Menção do Júri na mostra Contrechamp. É uma animação sobre ilhas inventadas. Sobre imaginação, linguística, territórios políticos. Sobre um país real ou sonhado – ou algo entre isso.
Bashira (Dir. Fong Nickson, 2021, Estados Unidos, Première Nacional)
Baseado em uma lenda japonesa, o filme produzido nos Estados Unidos marca a estreia na direção do premiado animador e artista gráfico de Singapura, Nickson Fong. No enredo, um compositor de música eletrônica e sua fã problemática estão mergulhados em um pesadelo alucinógeno onde devem enfrentar uma antiga entidade japonesa – capaz de dobrar espaço e tempo e causar estragos e morte – para salvar suas almas.
Céu Vermelho (Gigantes de Metal) (Dir. Marcelo Leguiza, 2022, Argentina, Première Mundial)
Fazendo sua première mundial no festival, “Céu Vermelho (Gigantes de Metal)” é dirigido e roteirizado pelo argentino Marcelo Leguiza, que o descreve como “um body-horror dramático”. Na trama, Bianca é sequestrada por um culto. Ela sofre as consequências psicológicas de um trauma de infância e usa uma medicação para dormir que, na verdade, estimula sua insônia. Bianca sofre de esquizofrenia e vive em um universo lisérgico onde convive com um fantasma, onde seu corpo parece se transformar em uma barata e onde o céu fica vermelho e gigantes de metal invadem a Terra. A jovem vai resolver o problema com as próprias mãos para se salvar do apocalipse. Mas, como distinguir o real em meio a tanto delírio?
Cinema do Sono (Dir. Jeffrey St. Jules, 2021, Canadá, Première Latino Americana)
Um thriller psicológico por excelência dirigido por Jeffrey St. Jules, o filme foi premiado em diversos festivais internacionais. Nele, Anthony planeja trazer sua família da Nigéria para se juntar a ele nos Estados Unidos. Esses planos são ameaçados quando uma misteriosa mulher aparece em seu quarto de motel pedindo ajuda.
Dezenas de Nortes (Dir. Koji Yamamura, 2021, Japão, Première Latino Americana)
Fazendo sua primeira exibição na América Latina, a animação japonesa “Dezenas de Nortes” é o aguardado primeiro longa-metragem do celebrado diretor Koji Yamamura, conhecido por seu trabalho em curtas-metragens como “Mt. Head”, indicado ao Oscar de 2002. Sinopse: O Norte é onde tudo é solitário. Aqui, tudo é o Norte. Este é o registro das pessoas que conheci no Norte. Contudo, minha memória está fragmentada e não faz sentido algum. Agora me pergunto se não foi um esforço em vão. Estou apenas agora começando a perceber a existência do mundo através de uma tola percepção que muda suas formas pouco a pouco.
Downtown (Dir. Flip Van der Kuil, 2021, Países Baixos, Première Internacional)
A comédia “Downtown” é o representando os Países Baixos no XVIII Fantaspoa. Com elenco predominantemente composto por atores com Sindrome de Down, a obra faz sua première internacional no festival. “Downtown” é escrita e dirigida por Flip Van der Kuil, que já esteve no Fantaspoa com os filmes “News Kid Turbo”, “News Kid Nitro”, “Bro’s Before Ho’s” e “Ron Goossens, Dublê de Baixo Orçamento”. Na história, os irmãos Dick e Dick têm apenas um objetivo: ganhar o prêmio de um milhão de euros em uma competição de um jogo online e, assim, conseguir realizar a operação cardíaca que salvará um deles. Mas em Downtown, onde todos os demais moradores têm Síndrome de Down, é impossível jogar sem ser perturbado.
Duas Bruxas (Dir. Pierre Tsigaridis, 2021, Estados Unidos, Première Nacional)
Dirigido por Pierre Tsigaridis, o terror estadunidense “Duas Bruxas” ganhou os prêmios de Melhor Susto no Grimmfest 2021 e Melhor Edição no FilmQuest 2021 – além de ter sido exibido no Sitges Film Festival. Nele, uma bruxa matriarcal passa sua herança sinistra para sua neta, desencadeando maldições horríveis.
Mascarando Limites (Dir. Johannes Grenzfurthner, 2021, Áustria, Première Nacional)
Dirigido pelo austriaco Johannes Grenzfurthner, o angustiante e claustrofóbico horror “Mascarando Limites” passou por festivais como Fantastic Fest, Nightmares Film Festival e Terror Molins, onde recebeu o prêmio do Júri na categoria ‘Being Different’. Na trama, conduzindo uma série de experimentos em seu laboratório caseiro improvisado, um profissional de TI busca, de maneira obsessiva, curar sua deficiência auditiva angustiante. Mas para onde sua pesquisa o levará?
Opal (Dir. Alain Bidard, 2021, França, Première Nacional)
Dirigida por Alain Bidard, a animação faz sua primeira exibição nacional no Fantaspoa. A obra foi premiada em festivais como Arrow International Film Festival (Melhor Longa-Metragem), Black Swan International Film Festival (Melhor Animação), Boden International Film Festival (Melhor Animação) e Oaxaca FilmFest (Melhor Filme). A história se passa em um reino mágico, onde a jovem princesa Opal luta para se manter feliz, pois sua tristeza tem o poder de destruir todo o mundo.
Preman (Dir. Randolph Zaini, 2021, Indonésia, Première Latino Americana)
Longa-metragem indonésio dirigido pelo estreante Randolph Zaini. O estilizado thriller de ação tem sua primeira exibição latino-americana no festival. Nele, um violento criminoso surdo com um passado traumático e seu filho devem lutar para sair de sua pequena aldeia indonésia depois de testemunhar um assassinato horrível, colocando o gângster contra a máfia “preman” que o empregava.
Segundo Sol (Dir. Rinat Tashimov, 2021, Rússia, Première Internacional)
Filme russo que faz sua primeira exibição internacional. Dirigido pelo ator e diretor Rinat Tashimov, o filme acompanha, em capítulos, as excentricidades do povo de um isolado vilarejo na Sibéria. Trata-se de um longa sobre a vida em um local peculiar situado em uma parte esquecida da Rota da Seda.
Seu Animal! (Dir. Avid Liongoren, 2020, Filipinas, Première Latino Americana)
A divertida animação filipina, “Seu Animal!”, foi dirigida por Avid Liongoren – que já esteve no Fantaspoa previamente com o longa-metragem “Salvando Sally” – o filme estreia na América Latina, após passar por importantes festivais como Annecy Animation Festival, Fantasia Film Festival. Festival Européen du Film Fantastique de Strasbourg e Animac. Na trama, Nimfa, uma felina vendedora de perfumes, tem um relacionamento com um cão, que é seu chefe, mas acaba se envolvendo com outro cão, um rico e poderoso empresário. Nimfa se vê dividida ao tentar conciliar dois romances.
Sigam os Mortos (Dir. Adam William Cahill, 2020, Irlanda, Première Latino Americana)
O cinema irlandês também está presente na programação. O terror cômico “Sigam Os Mortos” é o longa-metragem de estreia do diretor Adam William Cahill, o filme faz sua première latino-americana no Fantaspoa, após ser premiado em festivais como Fright Night Film Festival (Melhor Filme Estrangeiro; Melhor Diretor Estrangeiro), Seattle Film Festival (Melhor Terror Cômico; Melhor Diretor Emergente) e Austria International Film Festival (Melhor Ficção Científica). Na história, enquanto os vídeos virais parecem mostrar que Dublin está nas mãos dos mortos-vivos, quatro millennials da Irlanda rural não conseguem distinguir notícias falsas de reais. Será que um estilo de vida dependente os deixou ingênuos demais para enfrentar seu destino?
Upurga (Dir. Uģis Olte, 2021, Letônia, Première Internacional)
Representando a Letônia, “Upurga” é o primeiro longa-metragem de ficção do documentarista e produtor Ugis Olte, o filme tem como roteirista o brasileiro Lucas Abrahão e fez sua primeira exibição latino-americana no festival. Nele, acompanhamos um agitado instrutor de rafting, que perde seus clientes nas florestas escuras de um vale tomado pelo sobrenatural. Encontrá-los será um desafio. Presos pelas raízes de seu passado pagão e submersos em paixões inconscientes, surge a questão: será que eles querem ser salvos?
Para assistir aos filmes, é preciso realizar um cadastro gratuito em www.darkflix.com.br ou www.wurlak.com.br e ativar a assinatura para o festival (não é necessário efetuar nenhum pagamento). Ao acessar o site com seu usuário logado, basta buscar os filmes do festival, que estarão na categoria Fantaspoa, e clicar sobre o que deseja assistir. Em seu primeiro acesso, surgirá o texto “CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES”. Você deverá clicar em “Ver Planos” e, depois, em “Assinar gratuitamente”. Assim, sua conta dará acesso aos títulos do XVIII Fantaspoa.