A lendária estrela de Hollywood completa 85 hoje!
A ascensão de Jack Nicholson à fama foi lenta e constante e possibilitou que o ator colocasse o eu nome na história. Suas atuações impecáveis lhe renderam três estatuetas do Oscar e doze indicações por seu trabalho como ator, produtor, diretor e roteirista. Nicholson também é popular por ser um dos dois únicos atores (o outro é Michael Caine) a ser indicado ao Oscar em todas as décadas, desde 1960 até o início dos anos 2000.
Nascido em Neptune, Nova Jersey, ele foi criado pelos avós, que acreditava ser seus pais. Na realidade, sua verdadeira mãe era June Frances Nicholson, que se passava por sua irmã mais velha. Em 1975, um jornalista da revista Time escreveu um perfil sobre o ator, lhe revelando toda a verdade.
Seus primeiros filmes foram “The Cry Baby Killer” (1958), “The Wild Ride” (1960) e “Cedo Demais para Amar” (1960). Durante a década de 1960 atuou em vários projetos, mas o sucesso absoluto chegou com a suas atuações em “Chinatown” (1974) e “Um Estranho no Ninho” (1975). Aos 39 anos ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator, iniciando seu legado de premiações.
Nicholson ainda participou do clássico “O Iluminado” (1980), “Batman” (1989), de Tim Burton, “Melhor É Impossível” (1998), “Os Infiltrados” (2006), “Antes de Partir” (2008) entre tantos outros sucessos.
Atualmente, Nicholson está afastado dos holofotes e vive uma vida tranquila. Não há indícios que o ator volte as telas. Em entrevista recente, ele declarou: “Na vida de um ator, uma declaração de aposentadoria é o que há de mais desnecessário.”. A estrela concluiu: “Se amanhã eu encontrar um bom roteiro, vou aceitar o convite. Caso contrário, eu recuso. ”.