A programação on-line do XVIII Fantaspoa começou na sexta-feira passada (22) e já registrou recorde de audiência em apenas três dias. Segundo a plataforma Darkflix, streaming que exibe o conteúdo, os curtas e longas-metragens do festival tiveram mais de 86 mil visualizações, número superior ao da edição anterior, que registrou o montante de 63 mil.
Com formato hibrido, a programação on-line da 18ª edição do Fantaspoa conta com mais de 30 longas e 85 curtas-metragens. O conteúdo está sendo disponibilizado gratuitamente na Darkflix (exclusivamente para usuários em território brasileiro) e poderá ser assistido até o dia 1º de maio.
Hoje (25), mais dez filmes chegam à plataforma, destes, três fazem sua estreia mundial no Fantaspoa: o longa francês “Os Olhos Debaixo” do diretor Alexis Bruchon, o mexicano “Protegido, Irmão” de Jorge Sanders e “Sombras do Deserto” do cineasta americano Tyler Bourns. Vale lembrar, que mais sete filmes serão inclusos no streaming no dia 29 de abril.
Confira a seguir os novos títulos liberados.
A Praia do Fim do Mundo (Dir. Petrus Cariry, 2021, Brasil, Première Regional)
O drama nacional, “A Praia do Fim do Mundo”, venceu os prêmios de Melhor Filme da Crítica, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte no 31º Cine Ceará, o filme é dirigido por Petrus Cariry, já conhecido do público do Fantaspoa pelos longas-metragens “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”, participante do 12º Fantaspoa, e “O Barco”, presente na edição 2019 do festival. Na trama, a jovem Alice vive com a mãe Helena em Ciarema, numa casa em frente ao mar. A residência sofre com o avanço das águas, que destroem a propriedade e já motivaram a partida de outras famílias. A filha, uma ambientalista, pretende se mudar para outro lugar, mas a mãe quer permanecer na cidade. Elas precisam encontrar juntas uma solução.
Caranguejos! (Dir. Pierce Berolzheimer, 2021, Estados Unidos, Première Nacional)
Crustáceos mutantes assassinos aterrorizam pessoas em “Caranguejos!, obra trash dirigida pelo estreante Pierce Berolzheimer, o filme faz sua primeira exibição nacional. Nele, uma horda de caranguejos monstruosos e assassinos ataca uma pacata cidade costeira na noite do baile de formatura. Cabe a um grupo incomum de excluídos salvar o dia.
Deus Está te Acariciando (Dir. Jamie Patterson, 2022, Reino Unido, Première Internacional)
Com sua primeira exibição internacional, o longa britânico “Deus Está Te Acariciando” explora, com humor ácido, o submundo de dependência e depravação. Dirigido por Jamie Patterson, o elenco do filme traz April Pierson, da série “Skins”, e Alice Lowe de “Prevenge”.
Sinopse: Charlie é um viciado em drogas. Ele conhece uma garota. Ela é uma viciada em sexo. O que poderia dar errado?
Hotel Poseidon (Dir. Stefan Lernous, 2021, Países Baixos, Première Nacional)
“Hotel Poisedon” representa a Bélgica nesta edição do Fantaspoa. Estreia em longas-metragens do diretor Stefan Lernous, o filme passou por importantes festivais internacionais, como Brussels Fantastic Film Festival, Fantasia Festival e Frightfest. Na obra, acompanhamos um dia na vida de Dave, um homem perturbado por seus pesadelos, seu vizinho, seus amigos e seu amor. Os dias e as noites de Dave se misturam enquanto ele vagueia pelos corredores do abandonado Hotel Poseidon, que herdou de seu pai. Enquanto uma jovem bate na porta do hotel procurando por um quarto, o melhor amigo de Dave está tentando dar uma festa no hotel, um sonho recorrente o persegue.
Os Olhos Debaixo (Dir. Alexis Bruchon, 2022, França, Première Mundial)
O longa-metragem francês, “Os Olhos Debaixo”, faz sua primeira exibição mundial nas telas do XVIII Fantaspoa! Dirigido por Alexis Bruchon e protagonizado pelo brasileiro Vinícius Coelho, o filme é o segundo de uma trilogia que foi iniciada com o elogiado “The Woman in Leopard Shoes”.
Sinopse: Eugène vai para a cama. Tudo está calmo e silencioso na casa. Quando ele está prestes a adormecer, algo sobe por suas pernas, sua barriga e, depois, por seu peito. Eugène abre os olhos meio adormecido e descobre que a noite não será tão tranquila quanto pensava.
Protegido, Irmão (Dir. Jorge Sanders, 2022, México, Première Mundial)
Este suspense mexicano também faz sua première mundial no festival. Trata-se do primeiro longa-metragem do diretor Jorge Iván Sanders-Ortega, o filme conta a história de dois irmãos lidando com um assassino serial que ameaça sua cidade.
Os irmãos Leo e Argel encaram juntos a pobreza e o autismo do segundo. Quando um maníaco começa a assustar a pequena cidade em que vivem, os problemas com drogas de Argel se intensificam e a realidade de Leo se modifica, construindo um estilizado e atormentado conto de vingança, luto e irmandade.
PussyCake (Dir. Pablo Parés, 2021, Argentina, Première Nacional)
Terror argentino dirigido por Pablo Parés, velho conhecido do público do festival por produções como “Sou Tóxico”, “Gordura”, “Filmatron” e “Praga Zumbi: Revolução Tóxica”. Em “PussyCake”, uma banda de rock feminina agenda um novo show. Quando chegam no local, a cidade parece um deserto. Há apenas horrores que aparentam ser de outra dimensão.
Slumber Party Massacre (Dir. Danishka Esterhazy,2021, África do Sul, Première Nacional)
Refilmagem do clássico homônimo de 1982, o terror escrachado de “Slumber Party Massacre” foi dirigido pela roteirista e diretora canadense, Danishka Esterhazy, o longa-metragem faz sua primeira exibição em território brasileiro.
Na história, Dana, filha da única sobrevivente de um massacre, vai fazer uma viagem de final de semana com suas amigas. Depois que seu carro quebra na mesma cidade onde sua mãe enfrentou o Driller Killer, Dana e suas amigas devem ficar cara a cara com o homem que assombrou sua mãe pelos últimos 30 anos.
Sombras do Deserto (Dir. Tyler Bourns, 2022, Estados Unidos, Première Mundial)
Terceiro filme da lista a fazer sua estreia mundial no XVIII Fantaspoa, o terror estadunidense “Sombras do Deserto” foi dirigido pelo experiente produtor, diretor de fotografia e editor, com créditos em centenas de longas-metragens, documentários, curtas, videoclipes e trabalhos comerciais, Tyler Bourns. Na trama, após a morte de seu pai, dois irmãos decidem viajar para caçar e fortalecer seus laços. Porém, são surpreendidos quando eles mesmos viram a presa de uma criatura mortal que vaga pelo deserto.
Tiong Bahru Social Club (Dir. Bee Thiam Tan, 2020, Singapura, Première Nacional)
O cinema de Singapura também está presente nesta edição. “Tiong Bahru Social Club” é uma sátira social com visuais que remetem às obras de Wes Anderson, o filme faz sua primeira exibição no Brasil após bem-sucedida passagem pelo circuito internacional, com prêmios em festivais como: New York Asian Film Festival (Melhor Filme), Guam International Film Festival (Melhor Filme), Los Angeles Asian Pacific Festival (Prêmio do Júri) e Fargo Fantastic Film Festival (Prêmio Especial Prêmio Roger & Julie Corman). Nele, Ah Bee inicia uma odisseia cômica pelo Tiong Bahru Social Club, um projeto baseado em dados para criar o bairro mais feliz do mundo. Aos poucos, seus encontros com os moradores do bairro revelam o absurdo da vida.
Para ter acesso a toda programação on-line, é preciso realizar um cadastro gratuito em www.darkflix.com.br e ativar a assinatura para o festival (não é necessário efetuar nenhum pagamento). Ao acessar o site com seu usuário logado, basta buscar os filmes do festival, que estarão na categoria Fantaspoa, e clicar sobre o que deseja assistir. Em seu primeiro acesso, surgirá o texto “CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES”. Você deverá clicar em “Ver Planos” e, depois, em “Assinar gratuitamente”. Assim, sua conta dará acesso aos títulos desta edição do evento.