Saiba quais foram as obras de maior audiência e os premiados da 18ª edição do festival.
Encerrada neste último domingo (01), a 18ª edição do Fantaspoa – maior festival de cinema dedicado a filmes de gênero fantástico da América Latina – registrou cerca de 235 mil visualizações nos filmes veiculados através da Darkflix, plataforma voltada ao nicho de filmes de terror.
Pela primeira vez em versão híbrida, o público pôde assistir à programação do evento presencialmente em salas selecionados de Porto Alegre e em formato digital. Foram mais de 180 filmes, sendo 120 deles disponibilizados de forma on-line e gratuita pelo streaming.
Segundo os dados da Darkflix, os filmes do festival tiveram mais de 230 mil visualizações, número superior à última edição, que registrou cerca de 63 mil. O resultado é extremamente positivo e confirma a democratização do ambiente on-line, que possibilita o acesso ao festival através de qualquer player situado em território brasileiro. De acordo com Ernani Silva, Diretor Executivo da plataforma, os números expressivos refletem o momento que vivemos. “Com a pandemia aparentemente chegando ao fim, as pessoas estão se sentindo mais aliviadas para encarar uma maratona de filmes de terror.”, diz Silva.
Para Nicolas Tonsho, um dos realizadores do festival, a disponibilização de uma vasta e diferenciada programação – que apresenta um panorama amplo da produção recente do cinema fantástico mundial – aos espectadores de todo o país, dá continuidade ao trabalho conjunto do Fantaspoa e da Darkflix de dar voz a obras de cinema incríveis num momento em que o mundo precisa muito de entretenimento. “Esperamos (e acreditamos) que a nossa parceria e o nosso público ainda crescerão muito nos próximos anos”, conclui.
Os acessos à programação mostraram que todos os filmes tiverem audiência, mas alguns se sobressaíram. Entre os longas-metragens, o campeão de visualizações foi “Upurga”, longa da Letônia, dirigido por Uģis Olte, seguido pelo remake “Slumber Party Massacre” da cineasta Danishka Esterhazy e o britânico “Deus Está te Acariciando”, que rendeu à George Webster o prêmio de Melhor Ator na Competição Internacional desta edição do Fantaspoa.
Entre os curtas-metragens de maior destaque estão “How To Desappear”, dirigido por Jack Carrivick, e os brasileiros “Sayonara” de Chris Tex e “Mister Powerfull” do cineasta Oriol Barberà Masatse.
Em uma edição história, além dos acessos pela Darkflix, o Fantaspoa atingiu mais de 11 mil espectadores nas atividades presenciais realizadas em cinco salas de cinema de Porto Alegre. Ao todo, o evento alcançou, aproximadamente, 250 mil espectadores.
Confira a seguir a relação das obras premiadas deste ano:
Mostra Competitiva de Curta-Metragens (Prêmio da Crítica ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do RS)
Prêmios Oficiais
– Melhor Curta-Metragem Nacional: A Máquina Infernal, de Francis Vogner dos Reis
– Melhor Curta-Metragem Internacional de Animação: Bestia, de Hugo Covarrubias
– Melhor Curta-Metragem Internacional em Live Action: Tundra, de José Luis Aparicio
Mostra Competitiva Nacional
– Melhor Filme: Jesus Kid, de Aly Muritiba e Sujeito Oculto, de Léo Falcão
– Menção Honrosa: A Cidade dos Abismos, de Priscyla Bettim e Renato Coelho, por sua originalidade estética.
Mostra Competitiva de Animação
– Melhor Filme: Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral
Mostra Mondo Bizarro
– Melhor Filme: Quanto Mais Mal-passado Melhor, de Fabrice Eboué
Mostra Competitiva Ibero-Americana
– Melhor Atriz: Haydeé Cáceres (O Coração da Lua)
– Melhor Ator: Demián Salomón (Bem-vindos ao Inferno e Ponto Vermelho)
– Melhor Roteiro: Fabián Forte (Legions)
– Melhor Direção: Chema García Ibarra (Espírito Sagrado)
– Melhor Filme: E Todos Arderão, de David Hebrero
Mostra Competitiva Internacional
Menções Honrosas:
– Melhor Atriz Revelação: Sofia Krugova, de Rasgue e Jogue Fora
– Melhor Banho de Sangue (e merda): Puta Merda!
– Melhor Direção de Elenco (coletivo): Vincent Grashaw, por O Que Josiah Viu
Prêmios Oficiais
– Melhores Efeitos Especiais: Victor Chang (A Tristeza)
– Melhor Direção de Arte: Stefan Lernous (Hotel Poseidon)
– Melhor Roteiro: Lorenz Merz (Soul of a Beast)
– Melhor Ator: George Webster (Deus Está Te Acariciando)
– Melhor Atriz: Christina Ricci (Monstruoso)
– Melhor Direção: Kirill Sokolov (Rasgue e Jogue Fora)
– Melhor Filme: A Tristeza, de Rob JabbazCarelli confirma parente de famoso na nova edição do ‘Power Couple’