Os anos 90 estão de volta. Parece que a pandemia trouxe um pouco de nostalgia para nossa vida e inúmeras referencias da década retornaram de forma triunfal à moda, beleza, música e claro, nas produções para o cinema, streaming e TV.
E esse regresso de referências passadas tem explicação. Em entrevista recente, Sofia Martellini, estrategista de moda jovem na WGSN, empresa especializada em tendências de comportamento e consumo, diz que as gerações Millennial e Z estão por trás de toda essa movimentação. “Ambas usam a nostalgia como escape, muito devido ao contexto social, político e econômico em que estamos, o que as fazem olhar para o período em que nasceram e cresceram com certo romantismo”, afirma.
Em outras palavras, o saudosismo de um mundo livre da pandemia é responsável por esse forte resgate. Esta é a chamada economia da nostalgia, em que as pessoas consomem bens que suscitam memórias do passado.
Pensando nisso, selecionamos 20 filmes de terror lançados durante os anos 1990, década de transição, experimentação e inovação no cinema de horror. São produções incríveis repletas de diversão e novas versões de subgêneros clássicos que se destacaram apesar da constante comparação com a ótima safra do horror oitentista. Prepara a pipoca e vem com a gente.
IT – UMA OBRA PRIMA DO MEDO (It), 1990 – Disponível na Darkflix
Lançado no início da década de 1990, o original “It – Uma Obra Prima do Medo” ainda cumpre o seu papel. Com um dos personagens mais reconhecíveis da cultura pop, o longa apresenta Pennywise, um demônio assassino que assume a forma de um palhaço nada amigável. A interpretação de Tim Curry é um primor e reforça a fobia que algumas pessoas têm por esse tipo de personagem. “It” foi gravado em formato de minissérie com dois episódios. Na história, acompanhamos sete amigos, que descobrem a presença de uma terrível entidade responsável pelas mortes e desaparecimentos de crianças a cada 30 anos na pequena cidade de Derry. A “coisa” toma a forma do que o grupo mais teme e para combate-lo eles precisam se manter juntos. Trinta anos após derrotarem a criatura, ela retorna para acabar com os amigos já adultos.
O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS (Tremors), 1990 – Disponível na Darkflix
Visto como uma homenagem aos filmes da era nuclear dos anos 1950 e seus monstros gigantescos, este faroeste moderno, dirigido por Ron Underwood, contou com as atuações de Kevin Bacon e Fred Ward. Os atores dão vida a uma dupla de mecânicos, moradores de uma pequena cidade em meio ao deserto. A comunidade do local se une para lutar contra uma criatura gigante e desconhecida que vive no subsolo e está devorando os habitantes. O filme foi bem-sucedido financeiramente, ainda assim, teve um desempenho abaixo do esperado nas bilheterias. Mas isso não impediu que o longa ganhasse muitos seguidores e rendesse uma franquia com sete filmes e uma série televisiva.
CONVENÇÃO DAS BRUXAS (The Witches), 1990 – Disponível na Darkflix
“Convenção das Bruxas” foi um marco nos anos 1990 e responsável por traumatizar várias crianças com suas bruxas perversas e assustadoras. O filme foi baseado na obra homônima de Roald Dahl, grande escritor de uma série de publicações que migraram para às telas como “Gremlins”, “James e o Pêssego Gigante”, “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, “Fantástico Sr. Raposo”, “O Bom Gigante Amigo” e “Matilda”.
Estrelado por Anjelica Huston, a trama acompanha o jovem Bruno, um menino que se hospeda coma sua vó no Excelsior Hotel. Quando ele sai para brincar pelos corredores do local, acaba em meio a uma convecção de bruxas. O garoto é descoberto e transformado em rato. Agora, Bruno precisa descobrir uma forma de voltar ao normal e dar um fim ao diabólico plano das bruxas. O longa conta com os incríveis efeitos de Jim Henson, que resistiram ao tempo e ainda impressionam.
VOZES DAS PROFUNDEZAS (Voices From Beyond), 1991 – Disponível na Darkflix
“Vozes das Profundezas” foi um dos últimos filmes dirigidos pelo diretor italiano Lucio Fulci. O roteiro também teve a participação do cineasta e foi baseado em um conto que Fulci escreveu e publicou na Gazzetta di Firenze, que mais tarde fez parte de uma antologia chamada “Le Lune Nere”. Na trama, Giorgio Mainardi morre repentinamente devido uma hemorragia no estomago. A última palavra direcionada à sua família é “Por que? ”. Pouco tempo depois, sua filha Rosie passa a ouvir a voz de seu pai, o espírito dele permanece consciente e deseja que ela descubra qual membro da família foi responsável pela sua morte prematura. Com a ajuda de seu namorado, Rose tentará chegar ao fundo desse mistério.
SUBSPECIES – A GERAÇÃO VAMP (Subspecies), 1991 – Disponível na Darkflix
Filmado na Romênia pelo diretor Ted Nicolaou, “Subspecies – A Geração Vamp” conta a história de dois irmãos vampiros. Depois de passar anos no exílio, o maléfico vampiro Radu retorna à sua cidade Natal em busca de uma preciosa pedra de sangue, ele e seu irmão Stephan irão lutar pela posse da Bloodstone a fim obter o seu poder. Enquanto isso, duas estudantes americanas se unem a uma garota local para pesquisar sobre a cultura e superstições romenas. Radu se sente atraído por uma delas, mas terá que enfrentar Stephan que também se apaixona pela mortal. Com bela direção de arte e excelentes efeitos de maquiagem, o filme agrada os fãs do horror gótico. Além disso, o desempenho de Anders Hove como o vilão Radu é memorável. Subspecies também teve várias sequências ao longo dos anos 90.
UMA NOITE ALUCINANTE 3 – EXÉRCITO DAS TREVAS (Army of Darkness), 1992 – Disponível na Darkflix
Filme de uma franquia que dispensa apresentações: “Evil Dead”. “Uma Noite Alucinante 3” continua exatamente onde o segundo longa terminou e retorna com Bruce Campbell no papel de Ash, um vendedor de loja de departamentos que se vê transportado no tempo para a Inglaterra medieval. As experiências de Ash na cabana isolada na floresta (assim como sua lança e a serra elétrica) fazem dele um excelente candidato para lutar heroicamente contra um novo (ou melhor, antigo) flagelo Deadite. No auge da forma, o anti-herói transformou a sequência em uma das comédias de horror mais divertidas e lembradas de todos os tempos.
DRÁCULA DE BRAM STOKER (Bram Stoker’s Dracula), 1992 – Disponível na Darkflix
Fiel ao romance original de Bram Stoker, a adaptação do diretor Francis Ford Coppola se tornou uma linda obra de terror gótico. A trama conta a história do Conde Drácula, interpretado pelo premiado Gary Oldman, e a sua busca por Mina (Winona Ryder), que ele acredita ser a reencarnação de sua esposa morta há muito tempo. O elenco estrelado também inclui Anthony Hopkins, Keanu Reeves e Tom Waits. Apesar das excelentes atuações, o longa se tornou memorável pelo seu incrível estilo visual que lhe rendeu o Oscar de Melhor Maquiagem e Figurino.
A MORTE LHE CAI BEM (Death Becomes Her), 1992 – Disponível na Darkflix
Em “A Morte lhe Cai Bem”, acompanhamos a famosa e egocêntrica atriz Madeline Ashton (Meryl Streep). Ela trai a amiga, a aspirante a escritora Helen Sharp (Goldie Hawn), e se casa com seu noivo, um famoso cirurgião plástico vivido por Bruce Willis. Quatorze anos se passam até que Sharp retorne para o lançamento de seu livro “Eternamente Jovem”. Madaline e seu marido Ernest são convidados para a noite de autógrafos e se surpreendem com a beleza da escritora. Se sentindo velha e humilhada, a atriz recorre a Lisle Von Rhuman (Isabella Rossellini), uma mulher sensual e misteriosa que lhe oferece uma poção da juventude. Ela aceita, sem desconfiar que o rejuvenescimento terá um terrível efeito colateral. Dirigido por Robert Zemeckis, o longa ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais e o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Comédia/Musical para Meryl Streep.
SONÂMBULOS (Sleepwalkers), 1992 – Disponível na Darkflix
Baseado em uma obra de Stephen King, “Sonâmbulos” aborda uma visão diferente da lenda vampírica. Na trama eles descendem de divindades egípcias e quando se transformam assumem feições felinas, além disso eles se relacionam entre si e para sobreviverem precisam do poder vital de jovens virgens. O filme apresenta várias cenas sangrentas recheadas de terror, a maquiagem dos atores é excelente e apesar dos efeitos especiais serem datados ainda entregam um bom resultado. A história acompanha Mary e Charles, mãe e filho que se mudam para uma pequena cidade de Indiana. Eles são “sonâmbulos”, criaturas metamórficas que se alimentam da força vital humana e deixam um rastro de morte por onde passam. Trata-se de um longa-metragem excêntrico, mas ótimo em sua estranheza.
INVASORES DE CORPOS, A INVASÃO CONTINUA (Body Snatchers), 1993 – Disponível na Darkflix
O competente cineasta Abel Ferrara fez um excelente trabalho de direção neste longa atemporal. Baseada na novela de Jack Finney, publicada em 1955, a trama é a terceira versão da história que fala sobre a invasão da Terra por seres alienígenas que se transformam em duplicatas de pessoas reais, porém sem qualquer emoção ou capacidade de interação. Em “Invasores de Corpos – A Invasão Continua”, a jovem Marti Malone se muda com a família para uma base militar americana onde seu pai deve analisar os efeitos de produtos químicos no meio ambiente. Marti logo descobrirá que as pessoas estão sendo substituídas por cópias de si mesmas enquanto dormem.
A METADE NEGRA (The Dark Half), 1993 – Disponível na Darkflix
“A Metade Negra” é uma adaptação realizada pelo mestre George A. Romero da obra homônima de Stephen King, o mestre da literatura de horror. Na infância, Thad Beaumont passou por uma cirurgia para remover um tumor no cérebro. Durante a operação, descobriu-se que o tumor era na verdade parte de um irmão gêmeo que nunca se desenvolveu (será que James Wan se inspirou na trama para criar “Maligno” de 2021). Anos mais tarde, Thad se torna um autor de livros elogiados pela crítica, mas que não rendem o esperado. Sob o pseudônio George Stark, ele decide escrever obras sobre histórias violentas e populares, que fazem grande sucesso. Quando o escritor passa a ser chantageado pelo seu segredo, Thad decide “enterrar” publicamente George Stark. A partir disso, se torna o principal suspeito em uma série de assassinatos horríveis.
PELO AMOR E PELA DOR (Dellamorte Dellamore), 1994 – Disponível na Darkflix
Nesta bela comédia de terror, o diretor Michele Soavi cria uma maravilhosa história de amor e morte. Rupert Everett interpreta Francesco Dellamorte, o zelador de um pequeno cemitério na Itália. Dellamorte não apenas cava as sepulturas e cuida do local, ele também é responsável por dar um fim nos mortos que retornam da sepultura como zumbis famintos por carne. Certo dia Dellamorte se apaixona por uma jovem viúva, mas o amor deles é trágico e testado por forças do além-túmulo. “Pelo Amor e Pela Dor” é muitas vezes fantasioso, mas traz um humor sombrio muito apreciado pelo público.
O CASTELO MALDITO (Castle Freak), 1995 – Disponível na Darkflix
O roteiro de “O Castelo Maldito” se baseia no conto “The Outsider”, de H.P. Lovecraft, escritor que revolucionou o terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. Dirigido por Stuart Gordon (criador da série “Re-Animator”), o filme tem todos os elementos necessários para um terror de qualidade: excelente elenco, ótima ambientação, muito sangue, maquiagem impecável realizada pelo grande Everett Burrel e um grande clima de suspense. Nele, um casal e sua jovem filha viajam à Itália para conhecer um castelo recém herdado pela família. Pouco tempo após a sua estadia no lugar, corpos mutilados aparecem pelos corredores da construção. Apesar do baixo orçamento, esse divertido conto gótico é considerado por muitos um dos melhores filmes de terror dos anos 1990.
A ILHA DO SR. MOREAU (The Island of Dr. Moreau), 1996 – Disponível na Darkflix
Um título, certamente controverso. O filme foi baseado na obra do visionário e renomado escritor H. G. Wells, famoso pelos romances de ficção permeados por suas visões políticas e futuristas. Na história, após ser resgatado e levado para uma ilha, um homem descobre que seus habitantes são frutos de uma experiência macabra realizada por um médico visionário. Esta versão cinematográfica mais atual do romance trouxe o vencedor do Oscar, Marlon Brando, no papel do exótico cientista que vive como Deus perante suas criaturas humanoides. O elenco também contou com a presença de Val Kilmer e David Thewlis que interpretou o náufrago. As filmagens foram marcadas por adversidades: condições climáticas instáveis, substituição do diretor e o temperamento difícil de Brando e Kilmer que passavam por problemas pessoais na época. O primeiro lidava com o suicídio da filha e o segundo passava por um divórcio. Apesar dos contratempos, o longa trouxe um olhar diferente do padrão Hollywoodiano, não contaminado pelo politicamente correto e pela censura invisível.
MÁSCARA DE CERA (Wax Mask), 1997 – Disponível na Darkflix
Dirigido pelo renomado artista de efeitos especiais Sergio Stivaletti e produzido pelo lendário mestre do terror Dario Argento, “Máscara de Cera” faz uma sincera homenagem ao horror gótico italiano dos anos 60 e 70. Situado em Paris, o longa tem um começo brutal, na noite de réveillon, um homem e uma mulher são cruelmente assassinados por um homem mascarado, a única sobrevivente e testemunha dos homicídios é a filha do casal. Anos se passam sem que o caso seja solucionado até que uma série de desaparecimentos misteriosos começam a ocorrer. Simultaneamente, representações em cera de crimes são adicionadas à uma exposição no museu onde trabalha Sônia, filha do casal assassinado anos antes.
O MESTRE DOS DESEJOS (Wishmaster), 1997 – Disponível na Darkflix
Produzido por Wes Craven, criador das franquias “A Hora do Pesadelo” e “Pânico”, este terror sobrenatural acertou ao trazer um personagem marcante. Sob a direção de Robert Kurtzman, somos apresentados ao mestre dos desejos, um Djinn demoníaco preso por séculos em um diamante. Inadvertidamente, o gênio do mal é libertado durante a avaliação da valiosa pedra em uma casa de leilões. Alexandra, funcionária do local, se conecta ao Djinn que lhe oferece três desejos. Recheado de referências ao subgênero, a produção conta com participações especiais de Robert Englund, o eterno Freddy Krueger; Kane Hodder, o vilão Jason Voorhees de “Sexta-feira 13”; Tony Todd, o antagonista em “Candyman”; Joe Pilato de “O Dia dos Mortos”; o mestre dos efeitos práticos, Tom Savini; além de Angus Scrimm e Reggie Bannister, ambos da saga “Fantasma”. A lista de referências é longa, se você é fã do cinema de horror, “O Mestre dos Desejos” é uma obra obrigatória.
O CHAMADO (Ringu), 1998 – Disponível na Darkflix
“O Chamado” deu início ao frenesi do J-horror (terror japonês) que dominou o cinema internacional no final da década de 1990 e início dos anos 2000. O filme é sobre um repórter que investiga uma fita VHS, segundo rumores, ela amaldiçoa o seu espectador com uma morte horrível exatamente sete dias após ser assistida. A história foi originalmente contada no romance homônimo de Koji Suzuki e adaptada para a TV em 1995, mas foi a produção para o cinema que explodiu na cena mundial de terror anos mais tarde. A produção tornou-se uma franquia internacional. Embora muitos dos filmes subsequentes sejam bons, o terror contido na obra original – dirigida por Hideo Nakata – não foi superado.
SOMBRIO (Sombre), 1998 – Disponível na Darkflix
“Sombrio” conta a história de Jean, um serial killer perseguido por suas lembranças da infância. Suas vítimas, são prostitutas de beira de estrada. Até que um dia ele conhece Claire, uma jovem virginal e introvertida que pede carona em um dia de chuva. Apesar de ser um homem bruto, pouco sociável, ambos criam um vínculo durante o passeio de carro. Com uma cinematografia minimalista e vertiginosa, o diretor francês Philippe Grandrieux conduz a plateia pela escuridão proposital, onde o medo é ampliado pela imaginação em um terror extático.
O SEXTO SENTIDO (The Sixth Sense), 1999 – Disponível na Darkflix
Bruce Willis é Malcom Crowe, um psicólogo infantil renomado que certa noite recebe a visita de um ex-paciente insatisfeito. Após o encontro, Crowe assume a tarefa de tratar Cole, um menino com os mesmos males do paciente descontente. A mãe de Cole (Toni Collette), não sabe o que fazer com os problemas crescentes de seu filho e Crowe parace ser a única esperança do garoto. Dirigido por M. Night Shyamalan, “Sexto Sentido” recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, e Melhor Atriz e Ator Coadjuvantes, e levou o nome de Shyamalan ao estrelato. O desdobramento da trama apresentou um dos mais memoráveis plot twists da história do cinema.
A BRUXA DE BLAIR (The Blair Witch Project), 1999 – Disponível na Darkflix
Três jovens estudantes de cinema partem rumo à uma floresta perto de Burkittsville, Maryland, para filmar um documentário sobre uma lenda local: a bruxa de Blair.
A obra foi catapultada à vanguarda do terror em 1999, graças ao seu estilo único, marketing inteligente e o bom e velho “boca a boca”. “A Bruxa de Blair” popularizou o estilo “found footage”, e sua divulgação inovadora destacou a ideia de que o filme teria sido editado a partir de imagens reais de três pessoas desaparecidas. Um burburinho foi criado, e o longa se tornou um sucesso. Na trama, a tensão é construída lentamente e o final é contido o suficiente para parecer crível sem exageros. Incontáveis filmes beberam na fonte de Blair nos anos sequentes.
DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.