Sem categoria

10 filmes assustadores mais bem avaliados no Letterboxd, plataforma dos amantes do cinema

A plataforma Letterboxd é uma rede social popular entre os amantes de filmes, nela o usuário pode listar os filmes assistidos, dar notas e até mesmo escrever reviews sobre suas obras preferidas. Também é possível obter informações e recomendações naqueles dias em que não sabemos o que assistir.

Com uma classificação semelhante a IMDb (Base de Dados de Filmes na Internet), a Letterboxd também depende das opiniões de seus usuários para classificar os filmes. Você pode até não concordar com a opinião alheia, ainda assim é interessante descobrir o que as pessoas estão falando sobre determinadas produções. O ranking dos filmes muda diariamente dependendo das notas que recebem. Há alguns dias, os dez filmes de terror mais bem avaliados no aplicativo apresentou clássicos que amamos há anos.

Confira a lista e veja quais deles você já assistiu.

 

1º   O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982), pontuação 4.3 – Disponível na Darkflix

Sem muitas surpresas, em primeiro lugar está o queridinho dos fãs: “O Enigma de Outro Mundo”. O filme se baseia em um conto do renomado escritor de ficção científica John W. Campbell Jr. Seu trabalho já havia sido levado às telas antes em “O Monstro do Ártico” (1951) – que se tornou um dos filmes mais importantes do gênero. Nesta versão dirigida brilhantemente por John Carpenter somos presenteados com a excelente atuação de Kurt Russell e os incríveis efeitos visuais de Rob Bottin. Situado no inverno de 1982, em uma estação de pesquisa na Antártida, uma equipe de pesquisa com doze integrantes encontra um ser alienígena congelado dentro de sua nave há mais de 100.000 anos. A criatura é levada à estação para estudos, porém, após o início do descongelamento o alienígena volta a vida. Ele consegue assumir a aparência forma de qualquer um do grupo, desencadeando o medo, tensão e terríveis mortes entre os cientistas.

 

2º   PSICOSE (1960), pontuação 4.3 – Disponível na Darkflix

O clássico dos clássicos, “Psicose” de Alfred Hitchcock figura em segundo lugar, afinal, o gênero não seria o que é hoje sem a influência da obra lançada em 1960.  O seu legado reverbera até hoje, ao longo dos anos ganhou sequências, remake e série para TV. “Psicose” ainda é considerado um exemplo ímpar da cinematografia e um dos grandes filmes do lendário diretor. Artisticamente deslumbrante e com ótimas atuações, a obra não foi tão bem recebida pelos críticos quando lançada, porém, alcançou grande bilheteria. O público estava ávido para assistir a história sobre um homem desequilibrado que se veste com as roupas da falecida mãe para matar jovens mulheres que se hospedam em sua pousada.

 

3º   ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO (1979), pontuação 4.3

Medalha de bronze para a obra de Ridley Scott, que chegou a faturar um Oscar de Melhores Efeitos Especiais, além de 18 prêmios de diferentes entidades do setor. Estrelado pela jovem Sigourney Weaver, o filme acompanha o rebocador espacial Nostromo, que responde a um misterioso pedido de socorro vindo de um planeta supostamente deserto. Seus tripulantes ficam à mercê do perigo após descobrirem uma forma de vida mortífera que se aloja em humanos, usando-os como hospedeiros. Ficção cientifica, ação e grande ênfase para o terror.

 

4 º   O ILUMINADO (1980), pontuação 4.3 – Disponível na Darkflix

Lançado em 1980, “O Iluminado”, adaptação do romance homônimo de Stephen King, é hoje uma das grandes joias do terror, obra obrigatória para qualquer pessoa interessada na sétima arte, seja um amante do gênero, ou não. Entretanto, o filme de Stanley Kubrick recebeu críticas mistas quando chegou aos cinemas. O passar dos anos corrigiu essa injustiça e a obra passou a fazer parte da cultura pop mundial. Na trama, um escritor em crise aceita a proposta de, junto à esposa e o filho pequeno, hospedar-se num hotel afastado, durante um rigoroso inverno, para trabalhar como zelador. Ali, ele terá todo o isolamento necessário para escrever. Mas, aos poucos, a família desvenda os segredos do local e descobre o passado terrível de quem já morou nele.

 

5 º   CORRA! (2017), pontuação 4.2

A produção mais recente da lista ocupa a quinta posição. Trata-se do terror social de Jordan Peele, o filme alçou a carreira do diretor. Produzido pela Blumhouse com um orçamento modesto, o longa recebeu várias indicações ao Oscar e acabou levando para casa a estatueta de Melhor Roteiro Original. Na trama, Chris é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada caucasiana. Com o tempo, ele percebe que a família dela esconde algo muito perturbador.

 

6º   O BEBÊ DE ROSEMARY (1968), pontuação 4.2 – Disponível na Darkflix

“O Bebê de Rosemary” é um ícone do terror dirigido pelo controverso polonês Roman Polanski. O filme é baseado no livro homônimo da autora Ira Levin e conta uma história capaz de assustar o mais destemido espectador. Na trama acompanhamos Rosemary e Guy, um jovem casal em busca de um lar para iniciar a vida a dois. Eles se mudam para um apartamento em Nova York e lá são recebidos calorosamente por seus peculiares vizinhos. Pouco tempo depois Rosemary engravida e passa a ter estranhas alucinações e pesadelos. A jovem começa a suspeitar que seu marido e os prestativos vizinhos estejam envolvidos com magia negra. A obra é o segundo filme da Trilogia do Apartamento, composta pelos filmes “Repulsa ao Sexo” e “O Inquilino”, todos dirigidos por Polanski.

 

7º   POSSESSÃO (1981), pontuação 4.1

Também dirigido por um diretor polonês, o talentoso Andrzej Zulawski, o filme retrata o cotidiano monstruoso e conturbado de um jovem casal e a degradação de seu casamento. Com sequencias que trafegam pelo terror psicológico e o body horror, a história se baseia no ciúme e no desejo. Assim que retorna para casa após uma viagem, Marc percebe que Anna, sua esposa, está se comportando de forma extremamente estranha, ela logo pede o divórcio e ele suspeita que está sendo traído. Contudo, a trama tem uma guinada sinistra e Marc se vê em uma situação macabra.

 

8º   O QUE TERÁ ACONTECIDO À BABY JANE? (1962), pontuação 4.1 – Disponível na Darkflix

Dirigido por Robert Aldrich, “O que terá Acontecido à Baby Jane?” se baseia no livro homônimo de Henry Farrell, publicado em 1960 e brilhantemente roteirizado por Lukas Heller. O filme se tornou um marco no subgênero do terror Psicopata (psycho-biddy) devido, em grande parte, pela a grandiosa interpretação das atrizes Bette Davis e Joan Crawford, que potencializam o relacionamento conturbado de suas personagens. O longa conta a história de Jane Hudson, uma artista que, quando criança, ficou famosa e conhecida como “Baby Jane”. Após um acidente acabou esquecida e viveu trancafiada na casa que dividia com a irmã Blanche, uma ex-atriz que precisou largar a promissora carreira depois de perder o movimento das pernas. Um clássico imperdível.

 

9º   A CURA (1997), pontuação 4.1

Neste épico terror psicológico, dirigido pelo veterano Kiyoshi Kurosawa, acompanhamos Takabe, um habilidoso detetive que se divide entre suas obrigações profissionais e o cuidado de sua esposa, que sofre de uma severa doença mental. O policial investiga uma série de violentos assassinatos que apresentam elementos em comum, entre eles, um ‘X’ cravado no peito das vítimas. Ele descobre, que apesar dos padrões encontrados, os assassinatos foram cometidos por diferentes pessoas, a única coisa em comum entre estes criminosos parece ser a influência psíquica de um homem sem identidade.

 

10º   AS DIABÓLICAS (1955), pontuação 4.1 – Disponível na Darkflix

“As Diabólicas” apresenta um triângulo amoroso baseado em amor, ódio, dominação e inteligência. A trama se desenvolve entre Michel Delasalle, cruel diretor de uma escola, sua esposa Christina e sua amante, Nicole. Logo no inicio, já descobrimos que as duas mulheres se tornaram amigas e juntas criaram um plano para matar Michel. Para a surpresa da dupla, após o suposto assassinato o corpo de Michel desaparece e estranhos acontecimentos passam a atormentar as mulheres. Dirigido pelo controverso Henri-Georges Clouzot, a obra é considerada um marco do cinema como um dos melhores thrillers já produzidos nas últimas décadas. Na publicação Guide des Films do grande historiador francês Jean Tulard, o longa recebeu três estrelas, algo alcançado por poucas produções. De acordo com Tulard, “uma atmosfera inquietante e uma angústia surda pairam neste filme perfeitamente controlado, em que reina um clima sombrio e desesperador. De seus ambientes nasce uma poesia mórbida que amplia o valor deste hábil suspense noir”.

 

O que você achou da lista, concorda com as notas dos usuários do Letterboxd?

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.