Sem categoria

Mulheres na produção cinematográfica, curso traça trajetória de realizadoras no horror

O MIS – Museu da Imagem e do Som, abre inscrições para o curso “As cineastas do horror: das pioneiras às realizadoras contemporâneas”, que será ministrado no formato on-line pela pesquisadora e crítica Beatriz Saldanha. As aulas acontecem entre 15 de agosto e 08 de setembro.

A proposta das aulas é traçar uma trajetória das mulheres na direção de cinema de horror, começando por uma certa “pré-história” em que o lugar da mulher na produção cinematográfica como um todo será contextualizado. Será discutida a contribuição de pioneiras do cinema silencioso e de cineastas vanguardistas e experimentais para o horror e o insólito até a efervescente filmografia do século 21, que se encontra em franca ascendência, especialmente nos últimos anos. Confira a programação dos tópicos abordados:

 

Aula 1 – O terror no cinema clássico e na vanguarda

Filme Analisado:  “O mundo é culpado” (dir. Ida Lupino, 1950)

  • Introdução: o papel das mulheres nos primórdios do cinema
  • As contribuições de Alice Guy, Luise Fleck, Germaine Dulac e Maya Deren
  • O cinema independente e pujante nas tramas de suspense de Ida Lupino

 

Aula 2 – O horror nos filmes eróticos e de expliração

Filme Analisado: “Vingança macabra” (dir. Roberta Findlay, 1985)

  • Os filmes de exploração de Roberta Findlay e Doris Wishman
  • Um jantar sangrento: o alucinante cult de canibalismo de Jackie Kong
  • Stephanie Rothman e outras diretoras lançadas por Roger Corman
  • Mulheres no slasher: “The Slumber Party Massacre” e seus desdobramentos

 

Aula 3 – O terror pop dos anos 1980/90 e as produções em vídeo

Filme Analisado: “Cemitério maldito” (dir. Mary Lambert, 1989)

  • “Cemitério maldito”: o maior clássico de horror dirigido por uma mulher
  • “Quando chega a escuridão” e seu legado aos filmes de vampiro outsiders
  • “Reflexo do demônio”, “Sonhos mortais” e outras produções para videolocadoras

 

Aula 4 – O horror autoral feito na Europa e na Oceania

Filme Analisado: “Desejo e obsessão” (dir. Claire Denis, 2001)

  • Vera Chytilová, Agnieszka Smoczynska e outras diretoras da Europa Central
  • As francesas Claire Denis, Julia Ducournau, Marina de Van e o cinema do corpo
  • Antonia Bird, Ann Turner, Tracey Moffat: cineastas anglófonas para além dos EUA

 

Aula 5 – Cineastas asiáticas e diretoras negras pioneiras

Filme Analisado: “Organ” (dir. Kei Fujiwara, 1996) e “Welcome II the Terrordome” (dir. Ngozi Onwurah, 1995)

  • O cinema brutal das taiwanesas Pearl Chang Ling e Karen Yang- Kei Fujiwara, Mari Asato, Shimako Sato e outras cineastas japonesas
  • A brilhante obra de terror de Ann Hui outros talentos vindos da Ásia- Eloyce Gist, Ngozi Onwurah, Kasi Lemmons e outras diretoras negras pioneiras

 

Aula 6 – As diretoras de horror latino-americanas

Filme Analisado: “A sombra do pai” (dir. Gabriela Amaral Almeida, 2019)

  • Rosângela Maldonado e o cinema popular da Boca do Lixo paulistana
  • O horror de Gabriela Amaral Almeida, Juliana Rojas e Anita Rocha da Silveira
  • As realizadoras mexicanas Isela Vega, Issa López e Gigi Saul Guerrero
  • Natalia Meta, Claudia Llosa, Agustina San Martín e outras cineastas latinas

 

Aula 7 – A primavera das novas diretoras de horror

Filme Analisado: “O Babadook” (dir. Jennifer Kent, 2014)

  • Os novos clássicos “Psicopata americano” e “Garota infernal”
  • As obras de Veronika Franz, Jennifer Kent, Anna Biller e Ana Lily Amirpour
  • Leigh Janiak: adentrando a gigante Netflix com “Rua do Medo”
  • Welcome to the Blumhouse e o fenômeno das produções para streamings

 

Aula 8 – A promissora geração do terror do século 21

Filme Analisado: “Santa Maud” (dir. Rose Glass, 2020)

  • O horror reconhecido como gênero legítimo por festivais tradicionais
  • Mariama Diallo, Nikyatu Jusu, Mati Diop e o olhar decolonia
  • Nia DaCosta, Rose Glass, Prano Bailey-Bond e outras cineastas promissoras

 

Beatriz Saldanha é pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo. Escreve regularmente sobre filmes de horror para encartes de homevideo, catálogos de mostras e livros, entre eles um capítulo sobre as diretoras brasileiras de horror para a publicação “Mulheres atrás das câmeras” (Abraccine). Doutoranda em Comunicação Audiovisual pela UAM com pesquisa sobre horror francês, escreve sobre o gênero para a revista eletrônica “Les Diaboliques”. Integrou curadorias e júris de diversos festivais pelo Brasil e realizou a mostra “Les Diaboliques: diretoras de horror 1980-1999″ em parceria com a Darkflix. Atualmente, trabalha na organização de uma publicação em dois volumes com artigos sobre a trajetória das mulheres diretoras de horror.

As aulas iniciam nesta segunda-feira (15) e acontecem sempre às 19h. Os encontros serão online e ao vivo. Para informações sobre a inscrição, clique aqui.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.