Sem categoria

Agenda: MIS traz curso sobre universo cinematográfico do slasher para amantes do gênero

Ótima notícia para quem quer se aprofundar no slasher, um dos subgêneros mais populares do cinema de horror. O MIS – Museu da Imagem e do Som apresenta o curso “Slasher: a tradição imortal dos filmes de matança”.

Já com inscrições abertas, as aulas serão ministradas no formato online por Beatriz Saldanha e Carlos Primati, especializados em cinema fantástico e amantes do cinema de horror.

 

 

Seu apelo é irresistível e imediato aos aficionados por esse tipo de narrativa: histórias simples, com momentos de suspense e mistério, devidamente pontuadas por cenas violentas e mortes chocantes, geralmente acompanhadas de muito sangue. Um assassino mascarado, cuja identidade desconhecemos até os momentos finais, um trauma no passado, uma vingança impiedosa, a elevada contagem de cadáveres e a personagem virtuosa derrotando o mal no desfecho: a fórmula descomplicada do slasher certamente é sua principal virtude e o segredo de seu sucesso.

Surgidos a partir do inesperado êxito do modesto longa “Halloween: A Noite do Terror (1978), de John Carpenter, e popularizado com “Sexta-feira 13” (1980), de Sean S. Cunningham, os slashers dominaram a década de 1980. Valendo-se de efeitos especiais de maquiagem grotescos e realistas, graças ao talento de profissionais como Tom Savini, o subgênero se desenvolveu e proliferou em diversas sagas. A fórmula se manteve praticamente imutável, com assassinos mascarados, acampamentos de verão e a virginal mocinha que sobrevive até o final. Mas houve espaço para reinvenções, como o curioso “A Noite das Brincadeiras Mortais” (1986), e “Slumber Party Massacre” (1982), trazendo um vislumbre feminista ao subgênero.

O slasher conta ainda com uma galeria de vilões icônicos que marcou a década de 1980, como Jason Voorhees, Freddy Krueger, Leatherface e o boneco Chucky.

E quando parecia que o gênero estava sumindo, ele retornou nos anos 1990: O “neoslasher”, surgido com a inventiva saga “Pânico”, de Wes Craven, que abriu caminho para novas obras, “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, “Lenda Urbana”, “Terror no Pântano” e “Premonição”.

As inscrições para janeiro já se encerraram, mas já abriram vagas para a segunda turma, que acontecem nos dias 08, 09, 15, 16 de fevereiro e 01 e 02 de março, nas quartas e quintas, das 19h às 21h. As aulas acontecem on-line e serão ministradas por Beatriz Saldanha e Carlos Primati, especializados em cinema fantástico e amantes do cinema de horror. As vagas são limitadas.

Para mais informações, acesse o site de inscrição.

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.