Sem categoria

“Krampus – O Terror do Natal”, a versão maligna do Papai Noel retratada nos cinemas

Parte do folclore de alguns países da Europa, Krampus é uma figura bestial metade demônio, metade cabra, com cascos, pelos compridos e chifres. Ele é a versão má do bom velhinho e na noite de São Nicolau, celebrada em 5 de dezembro, a criatura aparece para punir as crianças que não se comportaram.

Ele pode apenas assustar os pequenos levados ou mesmo devorá-los. Em alguns casos, as lendas contam que ele carrega as crianças em um cesto para o inferno. E ao contrário do que se pensa, ele não é o inimigo do Papai Noel, mas seu ajudante. Ambos mantêm o equilíbrio da tradição natalina, compensando os bons e punindo os maus.

E é claro que uma criatura tão lendária seria retratada nos filmes de terror. Ela pode aparecer com sua aparência usual ou enviar seus elfos demoníacos para assombrar famílias desavisadas na época do Natal.

Entre as produções do tema, “Krampus – O Terror do Natal”, do diretor Michael Dougherty (do elogiado “Contos do Dia das Bruxas”), certamente é o horror natalino mais assustador dos últimos anos.

Lançado em 2015, a trama se passa durante as festividades de fim de ano da família Engel. Apesar da data, a celebração não é um mar de flores. O relacionamento dos pais está desgastado, a avó não se comunica no mesmo idioma que os demais e os filhos vivem em pé de guerra. Para piorar a situação, a família recebe alguns parentes vindos do interior. Descontente com o Natal que está tendo, o caçula Max acaba invocando por engano um espírito maligno (o tal do Krampus), a sombra do bom velhinho que aparece para punir aqueles que não se comportaram durante o ano. A família precisará unir suas forças se quiserem sobreviver. O longa é estrelado por Adam Scott e Toni Collette de “Hereditário”.

Ficou curioso? Então, vamos apresentar as criaturas perversas que figuram no longa, algumas são fofas, outras nem tanto… vamos começar pelas mais amigáveis! Você tem coragem?

 

Clumpy e Dumpy, os Biscoitos de Gengibre.

Clumpy e Dumpy empunham pistolas de pregos enquanto perseguem o intolerável tio Howard, mas mesmo assim continuam ridiculamente fofos. A dupla adora emoção e fica extremamente feliz em atacar e amedrontar pessoas. Eles são uns dos poucos antagonistas gerados por computação gráfica em todo o filme, mas pixels ou não, toda equipe desorganizada de biscoitos de gengibre militaristas merecem nosso amor. São os vilões que adoraríamos comer.

 

Ursinho Klaue

Mesmo com um comportamento ruim Klaue é encantador, aqueles olhinhos…

Aparecendo ao lado de vários outros brinquedos demoníacos no sótão, o urso emerge da escuridão, investindo contra Linda, personagem vivida por Allison Tolman, e sem firulas arranca um pedaço do seu braço. Feroz, agressivo, sáfico? Claro, mas no fundo o bichinho é mal interpretado, ele só quer ser amado. Klaue não consegue demonstrar os seus sentimentos, mas com certeza é capaz reconhecer os seus erros.

 

O bode Yule

Como vários outros monstros, os bodes são mais do que simples figurantes. Eles aparecem no clímax do longa quando Krampus se prepara para jogar Max e companhia nas profundezas do Inferno. Segundo a lenda, eles são responsáveis por puxar o trenó de Krampus. Dado o tamanho do anti-herói não é de se admirar que eles sejam assustadoramente grandes, cobertos por pelos grossos, têm chifres e carregam crânios de cabras da montanha no lugar dos rostos. Porém sob a superfície monstruosa, eles são apenas cabritinhos fofos…

 

Quebra-Nozes

Há anos a história do ballet quebra-nozes encanta adultos e crianças, o boneco faz parte da tradição natalina até hoje, por isso não é estranho que o personagem também marque presença no filme. Infelizmente, ele é visto apenas duas vezes, a primeira no saco de brinquedos de Krampus e a segunda no final do longa quando todos os monstros aparecem juntos.

 

Tik Tok

Não, não estamos falando da rede social, trata-se de um robô aprimorado com uma tesoura presa em um de seus braços. Diríamos que o brinquedo demoníaco não é indicado para crianças. Em uma das cenas, Tik Tok persegue Adam pelo sótão e usa sua tesoura para ferir o personagem. Muito de sua “fofura” está enraizada em nosso saudosismo, no desejo que tínhamos de ganhar um robozinho de Natal. De qualquer forma, a criatura tem o um charme distinto.

 

Krampus

Sim, o vilão em carne e osso. Krampus se mantém como um dos monstros com um dos backgrounds mais relevantes do cinema. Embora suas aparições sejam breves e sazonais, a criatura gigante, corcunda, de cascos e dedos longos e finos é aterrorizante. Aqui, o mais assustador é seu rosto, algo que o público nunca consegue ver. Segundo a lenda, seu rosto distorcido é na verdade uma horrível máscara de Papai Noel, com sua verdadeira forma escondida por trás dela. Por causa das suas vestes podemos até nos confundir, mas olhando mais de perto ele é tudo, menos fofo.

 

Elfos Sombrios

Os Elfos asseclas de Krampus, têm nomes distintos. Há o Ketkrókur, Stekkjarstaur e vários outros. A equipe de efeitos se empenhou no seu design, especialmente porque, além do próprio Krampus, eles são os antagonistas mais atuantes, responsáveis por instaurar o caos. O objetivo dos Elfos é aterrorizar a família Engel e ajudar o chefão a realizar seus atos anti-Natal.

 

Perchta

Perchta, também conhecida como Querubim ou Anjo, assustaria até mesmo a boneca Annabelle. Dublada por Ivy George, a marionete é uma criatura e demoníaca com tatuagens no rosto e olhos esbugalhados. No longa, a boneca emerge das vigas do teto e tenta sufocar a personagem de Toni Collette com o fio das luzes de Natal. Segundo o folclore, Perchta é uma feiticeira que vive nas montanhas. Ela persegue e desentranha as crianças travessas com sua faca de prata. Acredita-se que seu personagem era originalmente uma deusa germânica (ou celta) ligada ao solstício de inverno e às montanhas.

 

Der Klown

Der Klown é uma espécie de Jack-in-the-box demoníaco, um boneco que fica dentro de uma caixa surpresa que salta quando a tampa é aberta. Interpretado por Brett Beattie, Der Klown tem o rosto de porcelana, o corpo de um verme, uma mandíbula monstruosa e dentes afiados. Ele rasteja pelo sótão da família Engel com seus bracinhos robustos e sua cauda que termina em uma velha caixa de música. Em seu momento de maior destaque, é visto engolindo Jordan. Depois dessa cena, Der Klown ganhou uma posição de destaque no hall dos nossos pesadelos. Dá até para arriscar e dizer que ele é mais assustador do que o Krampus…

Gostou da lista? Se você se comportou bem este ano, pode assistir ao filme sem medo! Ele está disponível na Darkflix+.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.