Sem categoria

Filmografia de David Cronenberg é abordada em novo curso sobre mestres do horror

Já estão abertas as inscrições para o curso “Mestres do horror: David Cronenberg” que acontece de forma on-line entre os dias 13 e 30 de março de 2023 pela plataforma digital do MIS – Museu da Imagem e do Som. As aulas serão ministradas por Beatriz Saldanha, pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo.

 

David Cronenberg, o Rei do horror venéreo / Imagem: Reprodução

 

O canadense David Cronenberg, que completa 80 anos em 2023, é um dos cineastas mais provocativos e influentes de sua geração. Com 22 longas-metragens realizados e diversos curtas e telefilmes em quase 60 anos de carreira, o diretor é pioneiro no chamado “body horror” (horror corporal), tema que sempre abordou de maneira instigante e subversiva. Para além do horror, é um cineasta interessado em questões de sexualidade, em especial as consideradas desviantes, e os fetiches, bem como explorou de maneira singular o gênero da ficção científica, transitando entre o cinema independente e alguns sucessos de bilheteria, sem abrir mão de um olhar autoral. Cronenberg segue atuante e relevante, tendo provocado reações acaloradas na última edição do Festival de Cannes com a estreia de seu filme mais recente, “Crimes do futuro” (2022).

A proposta do curso é apresentar um olhar detalhado à filmografia de David Cronenberg, passando por sua produção inicial com curtas e longas experimentais, e aos filmes que produziu ao lado da companhia Cinépix, “Calafrios” (1975) e “Enraivecida na fúria do sexo” (1977). Em seguida, serão abordados os filmes realizados com apoio estatal canadense, “Os filhos do medo” (1979), “Scanners: sua mente pode destruir” (1981) e “Videodrome: a síndrome do vídeo” (1983), e a alavancada do realizador ao cinema mainstream em Hollywood, que tem início com “A hora da zona morta” (1983), adaptado da obra de Stephen King, e atinge seu ápice com “A mosca” (1986). Serão discutidas, ainda, as produções adaptadas de literatura “inadaptável”, como “Mistérios e paixões” (1991), da obra de William S. Burroughs, e “Crash: estranhos prazeres” (1996), de J.G. Ballard, bem como suas representações do submundo do crime, com “Marcas da violência” (2005) e “Senhores do crime” (2007). Após o panorama completo da filmografia cronenberguiana, em uma abordagem ao mesmo tempo histórica, temática e analítica, o curso se encerra com “Crimes do futuro” (2022), filme que reúne diversas de suas idiossincrasias e marca uma espécie de retorno ao tema das transformações corporais, pelo qual Cronenberg é mais conhecido e celebrado até hoje.

O curso é composto por seis aulas, realizadas nos dias 13, 16, 20, 23, 27 e 30 de março, às segundas e quintas, das 19h às 21h. As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom). Para informações sobre o conteúdo, valores e inscrições, clique aqui.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX+ está disponível em diversos sistemas operacionais e dispositivos de Smart TVs, como o Tizen, webOS, Roku, Android TV, Chromecast, além de iOS e Android (mobile), entre outros.