Sem categoria

Adoradores do Horror: 20 filmes sobre conspirações e cultos aterradores

De comunidades próximas com segredos obscuros a adoradores do Diabo, cultos e conspirações são partes essenciais do gênero de terror. Para ilustrar essa afirmação, selecionamos 20 filmes que se desdobram sobre tais temas para que você perceba que as vezes é melhor ficar sozinho do que muito mal acompanhado ao lado de pessoas amigáveis, sempre prontas para te receber com os braços abertos, facas afiadas e alguns demônios na manga. Preparado?

 

BASKIN (Baskin), 2015

Longa turco do cineasta Can Evrenol, “Baskin” é um terror turco infundido com folclore e surrealismo. A história acompanha um grupo de policiais que atendem a um pedido de ajuda e inadvertidamente acabam no inferno. E isso não é uma metáfora, eles realmente atravessam a barreira entre as dimensões e acabam em um lugar de sofrimento e dor. Lá, se tornam vítimas de um culto maligno que realiza rituais satânicos em nome do mestre das trevas. “Baskin” apresenta elementos da cultura turca, sem do, em alguns casos, um desafio para o público ocidental. Ainda assim, a história sangrenta e visceral de Evrenol pode assustar pessoas de qualquer nacionalidade.

 

TODAS AS CORES DO MEDO (Tutti i colori del buio), 1972

Neste giallo dirigido por Sergio Martino, acompanhamos Jane Harrison, uma mulher atormentada por fantasmas do passado e por uma gravidez interrompida drasticamente. O acidente lhe faz recordar memórias terríveis da sua infância e ela passa a ter visões estranhas. Insegura e sem saber em quem confiar acredita que está sendo manipulada por uma macabra seita de adoradores do demônio.

 

SANTA SANGRE – A SANTA QUE UM DIA SANGROU (Santa Sangre), 1989

Escrito e dirigido por Alejandro Jodorowsky em parceria com Roberto Leoni e Claudio Argento, “A Santa que um Dia Sangrou” acompanha Fênix, um jovem internado em um hospital psiquiátrico. A história retorna ao seu passado para que o espectador entenda o que causou o trauma que ele carrega. Quando criança, Fênix presenciou o relacionamento estranho e abusivo de seus pais. Sua mãe era possessiva e uma fanática religiosa, após um ato de extrema violência cometido contra ela, o menino testemunha o suicídio de seu pai. De volta ao presente, um gatilho traz de volta todas as lembranças sangrentas de sua infância e Fênix, em um estado psicótico, decide fugir do hospício em busca de vingança.

 

MANDY: SEDE DE VINGANÇA (Mandy), 2018

Com mais de 40 indicações e 13 prêmios ganhos em Associações de Críticos e Festivais pelo mundo, “Mandy: Sede de Vingança” traz Nicolas Cage em uma de suas melhores atuações. Na trama simples e eficiente, situada em 1983, acompanhamos Red Miller (Cage), um sujeito humilde, que trabalha como lenhador. Sua rotina é monótona, ele vive isolado com sua companheira, Mandy (Andrea Riseborough), numa cabana em meio a floresta. Mandy acredita no ocultismo, e adora ler livros sobre bruxaria, seu interesse pelo assunto chama a atenção do líder de um culto religioso que decide sequestra-la. O ato desencadeia a fúria de Red e ele não poupará ninguém até conseguir sua vingança.

 

A CAÇADA (The Hunt), 2020

Depois de serem drogados e sequestrados, 12 estranhos acordam juntos sem saber onde estão. À sombra de uma sinistra teoria da conspiração, pessoas de uma elite rica se reúnem em um local remoto para caçá-los por esporte, sem saber que entre suas futuras vítimas está uma ex-combatente do Afeganistão. “A Caçada” mescla elementos de horror à dinâmica básica dos filmes de ação e se diverte em cima da insanidade de algumas pessoas que querem levar às últimas consequências as coisas mais banais possíveis.

 

BÊNÇÃO MORTAL (Deadly Blessing), 1981

Em “Bênção Mortal”, o cineasta Wes Craven de “A Hora do Pesadelo” e “Pânico”, traz uma história tensa apoiada em elementos sobrenaturais, que foge do banho de sangue e da violência brutal vistos em seus filmes anteriores. Na trama, conhecemos Jim e Martha, um casal de jovens que moram em uma região rural do Estados Unidos. Após o primeiro ano de casamento, Jim (que mais tarde descobrimos ser um ex-membro de uma seita religiosa extremista) sofre um acidente misterioso e não resiste aos ferimentos. Em luto, Martha vai para Los Angeles a convite de duas amigas, mas logo as três se tornam alvos de sombrios acontecimentos. A seita estaria envolvida em tais eventos, qual o interesse do grupo em Martha? O elenco conta com a atriz Sharon Stone, que anos mais tarde protagonizaria o grande sucesso “Instinto Selvagem”.

 

O ESTIGMA DE SATANÁS (The Blood on Satan’s Claw), 1971

No século XVIII, no interior da Inglaterra, o lavrador Ralph Gower encontra uma caveira no campo. Gower convoca o juiz local para ver sua descoberta, mas ela desaparece. Enquanto isso, Peter Edmonton traz sua noiva Rosalind Barton para a casa de sua tia para se casarem no dia seguinte. No entanto, durante a noite, Rosalind enlouquece e é enviada para um asilo. Coisas estranhas começam a ocorrer no vilarejo e as crianças passam a atacar umas às outras. O juiz local retorna de Londres e conclui que uma entidade maligna possuiu os meninos e meninas. Inicialmente, “O Estigma de Satanás” seria dividido em três contos: a história de Peter Edmonton e sua noiva, as crianças possuídas da aldeia e a batalha do Juiz contra o mal. No entanto, quando o roteiro foi reescrito, decidiram que os enredos deveriam ser combinados para criar uma história central.

 

MÁRTIRES (Martyrs), 2008

“Mártires” é um filme francês que segue a linha do cinema de terror do pais, repleto de violência perturbadora, tensão e gore o longa impacta o espectador com seu horror puro. Quinze anos após uma terrível experiência de aprisionamento e prolongada tortura, Lucie, interpretada por Mylène Jampanoi, parte em uma sangrenta busca por vingança contra seus opressores. Junto com sua amiga de infância, Anna (Morjana Alaoui), que também sofreu abuso e apoiou Lucie durante seus momentos de depressão, ela logo descobre que ambas seriam vítimas de uma nova horrenda experiência. As vítimas da trama passam pelos procedimentos mais abusivos e invasivos enquanto participantes de um culto tenta transformá-los em mártires reais, capazes de vislumbrar o céu e sussurrar os segredos de Deus aos vivos.

 

GRITO DE PAVOR (Taste of Fear), 1961

Em “Grito de Pavor”, suspense produzido pela britânica Hammer, uma jovem cadeirante terá que provar que não está louca. Após perder a mãe e descobrir que seu pai está desaparecido, a jovem Penny Appleby decide retornar à casa que morou na infância. Lá, é calorosamente recebida pela sua atual madastra. Porém, logo nos primeiros dias em sua nova residência, Penny passa a ter visões fantasmagóricas e estes misteriosos acontecimentos irão fazê-la concluir que há uma conspiração macabra contra ela. Resta saber o motivo, há alguém por trás disso, ou ela está mesmo perdendo a lucidez?

 

A SEITA MALIGNA (The Void), 2016

Daniel Carter é o xerife uma pequena cidade do interior cujas rondas noturnas são sempre tranquilas. Sua rotina muda quando ele encontra um homem ferido em uma estrada deserta. Ele o leva para ser atendido no único hospital do condado de Marsh, mas o lugar é cercado por figuras misteriosas. Preso no prédio com a equipe médica e alguns pacientes, logo ele se torna alvo de um culto dedicado a uma entidade Lovecraftiana. “A Seita Maligna” é o segundo filme da dupla Jeremy Gillespie e Steven Kostanski e foi realizado no Canadá com o apoio de uma campanha de financiamento coletivo. A obra faz referências aos clássicos “Príncipe das Sombras”, “Enigma do Outro Mundo, “A Noite dos Mortos-Vivos”, “Hellraiser” e “Do Além”.

 

A CONSPIRAÇÃO (The Conspiracy), 2012

Dois cineastas independentes resolvem produzir um documentário sobre Ian Anderson, um renomado teórico da conspiração. Apesar do ceticismo, a dupla passa a suspeitar quando Anderson aparece morto. Eles decidem continuar com o projeto e iniciam uma investigação, logo descobrem informações sobre uma suposta sociedade secreta chamada Tarsus Club. Apesar de todos os avisos, eles tentam se infiltrar e acabam descobertos. Agora, os jovens conhecerão a verdade da forma mais dolorosa possível. Em formato found footage, “A Conspiração” faz o espectador refletir sobre questões relevantes.

 

OS DEMÔNIOS (The Devils), 1971

O roteiro de “Os Demônios” foi inspirado na obra “Os Demônios de Loudon”, de Aldous Huxley que aborda o caso real de uma suposta possessão de freiras de um convento do interior da França por diferentes demônios, o caso ocorreu entre os anos de 1634 e 1637 e também conta com uma análise historiográfica realizada pelo escritor Michel de Certeau. No longa, acompanhamos o desenrolar da acusação contra um padre que aparentemente se envolveu com rituais de bruxaria no século XVII. A madre superiora, interpretada pela maravilhosa Vanessa Redgrave, é a primeira a apresentar os sintomas de possessão e logo outras freiras começam a entrar no mesmo estado. Nesta trama diabólica, a profanação e o pecado gravitam entre os personagens. A cenografia, os figurinos, a fotografia e a trilha sonora são cuidadosas e dão força à narrativa que por fim mostra como opressão pode causar os males que ela mesma pretende coibir. O filme foi vencedor de 4 prêmios em festivais de cinema internacionais.

 

ELES VIVEM (They Live), 1988

Em “Eles Vivem”, Carpenter procura apresentar a realidade alienada dos Estados Unidos através de símbolos que retratam o patriotismo e o controle estatal exercido nos anos 1980, período em que Reagan governava o pais com certo autoritarismo. Na trama, acompanhamos John Nada, um trabalhador que troca o interior do Colorado pela cidade grande em busca de emprego. Sem opções, Nada vai morar e trabalhar numa área marginalizada da cidade, onde minorias tentam sobreviver. Certo dia, o personagem encontra um peculiar par de óculos escuros, ao usá-lo, passa a enxergar o mundo como ele realmente é, as verdadeiras mensagens subliminares da publicidade, e o mais importante, pessoas que aparentam ser alienígenas e querem dominar o mundo. Além de uma sátira, a obra retrata o desejo do cineasta por uma transformação. O filme sugere que talvez haja alguma verdade até nas teorias mais loucas.

 

O SACRAMENTO (The Sacrament), 2013

Neste pseudo-documentário, o fotógrafo Patrick e dois colegas de trabalho viajam até Eden Parish, uma comunidade onde sua irmã mora desde que começou um tratamento contra as drogas. Quando chegam, encontram pessoas extremamente felizes e satisfeitas com o local e seus métodos, mas, logo descobrem algo sinistro por trás do cenário aparentemente tranquilo. “O Sacramento” foi dirigido por Ti West, cineasta conhecido pela subversão no âmbito do terror, tendo passado por tramas sobre vampiros, ocultismo e atividades paranormais.

 

O HOMEM DE PALHA (The Wicker Man), 1973

Criado por Anthony Shaffer e Robin Hardy, este clássico possui elementos de fantasia e horror. A trama acompanha o sargento Howie, que passa a investigar o desaparecimento de uma menina em uma pequena comunidade isolada na costa oeste da Escócia. Durante a investigação, o policial moralista se choca com os costumes do local onde casais fazem sexo ao ar livre e mulheres dançam nuas em rituais religiosos. Quando conhece o Lord Summerisle, líder religioso de uma seita pagã, belamente interpretado por Christopher Lee, a sua investigação passa a correr perigo. O filme é uma obra de arte do cinema fantástico!

 

SEITA MORTAL (Red State), 2011

“Seita Mortal”, o primeiro longa-metragem de terror da carreira do diretor Kevin Smith, conhecido pelos filmes “O Balconista”, “Procura-se Amy”, “Tiras em Apuros” e “Menina dos Olhos”, traz três jovens que saem em busca de sexo e aventura. O caminho dos adolescentes se cruza com o de uma seita de fanáticos religiosos fundamentalistas que discriminam homossexuais e pervertidos. Sem saber que caíram em uma armadilha, o trio é raptado pelos seguidores do pastor Aden Cooper que pretende torturar e matar os jovens durante um de seus cultos. Religião, autoritarismo e muito sangue compõem a trama do filme.

 

COLHEITA MALDITA (Children of The Corn), 1984

A história de “Colheita Maldita” se passa em Gatlin, pequena cidade de Nebraska. Liderados por um menino que se diz um pastor, um grupo de crianças assassinam brutalmente todos os adultos da cidadezinha. Sem saber o que se passa na região, um casal que viaja por uma estrada próxima, acidentalmente atropela um garoto que tentava fugir de Gatlin. Eles decidem ir até a cidade mais próxima. Chegando lá, se deparam com casas e estabelecimentos abandonados e acabam envolvidos em uma trama que envolve sacrifício e adoração a um Deus pagão. O filme faz parte da lista das ótimas adaptações de Stephen King para o cinema.

 

O GATO PRETO (The Black Cat), 1989

A popular atriz de filmes de terror Anne Ravenna ganha o papel principal em uma nova produção do gênero. Ela interpretará Levana, uma bruxa lendária que foi queimada durante o século 13, em Praga. Em segredo, a produção do longa tenta trazer o espirito da bruxa de volta e Levana aparentemente retorna do túmulo como um monstro com garras, infestado de vermes. Anne começa a ter pesadelos e delírios sobre a bruxa e aos poucos descobre que um enredo sobrenatural ronda a história. Na época do seu lançamento, a obra chegou a ser identificada como o longa que encerra a trilogia das “Três Mães” de Dario Argento, então composta por “Suspiria” (1977) e “Inferno” (1980), mas, na realidade não há nenhuma ligação. “O Gato Preto”, do cineasta italiano Luigi Cozzi, é livremente inspirado na obra de Edgar A. Poe.

 

O BEBÊ DE ROSEMARY (The Rosemary’s Baby), 1968

Ícone do terror, “ O Bebê de Rosemary” é baseado no livro homônimo da autora Ira Levin e conta uma história capaz de assustar o mais destemido espectador. Na trama acompanhamos Rosemary e Guy, um jovem casal em busca de um lar para iniciar a vida. Eles se mudam para um apartamento em Nova York e lá são recebidos calorosamente por seus peculiares vizinhos. Logo depois Rosemary engravida, pouco a pouco ela passa a ter estranhas alucinações e pesadelos e começa a suspeitar que seu marido e os prestativos vizinhos estejam envolvidos com um culto satânico.

 

CALVÁRIO (Calvaire), 2004

Listado como um dos filmes do movimento New French Extremity composto por filmes de extrema violência, “Calvário” propõe uma reflexão ao público sem exagerar na brutalidade embora ainda possa ser incômodo. Marc é um cantor oportunista que vai de asilo a asilo se apresentando para idosos por alguns euros. Durante uma de suas viagens a sua van quebra em uma estrada deserta no meio de uma floresta, resgatado por Boris, ele se hospeda em uma pousada gerenciada pelo simpático Sr. Bartel. Com o passar dos dias, Marc conhece os habitantes do vilarejo, e as reais intenções do gerente da pousada e os peculiares moradores. “Calvário” é o primeiro filme do diretor Fabrice Du Welz, muito elogiado pelo seu trabalho no longa “Alleluia”.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX+ está disponível em diversos sistemas operacionais e dispositivos de Smart TVs, como o Tizen, webOS, Roku, Android TV, Chromecast, além de iOS e Android (mobile), entre outros.