Sem categoria

Décima nona edição do Fantaspoa também terá programação on-line e gratuita pela Darkflix+

O Fantaspoa voltará às telas dos cinemas de Porto Alegre entre os dias 13 e 30 de abril. Neste ano, o festival será realizado em quatro diferentes locais: Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mário Quintana, Sala Redenção e Instituto Ling. Além disso, parte da programação estará, também, disponível online, com exclusividade para espectadores dentro do território brasileiro. As exibições serão disponibilizadas gratuitamente na plataforma Darkflix+, de 20 a 30 de abril, e contará com mais de 10 longas e 58 curtas-metragens.

 

Cartaz criado pela cineasta Elizabeth Schuch para a edição deste ano do Fantaspoa.

Ao todo, a décima nona edição do festival apresentará 172 filmes, entre curtas e longas-metragens, a maioria inédita no Brasil. O evento também receberá mais de 70 convidados brasileiros e estrangeiros, que participarão de 39 sessões comentadas com o público. Além das sessões de exibição, serão realizadas atividades paralelas, como sete palestras, oito sessões musicadas, três festas, o já tradicional Madrugadão Fantaspoa, entre outras.

A noite de abertura do evento será uma homenagem ao centenário de “O Corcunda de Notre Dame”, de Wallace Worsley, estrelado por Lon Chaney, que receberá uma nova trilha sonora do virtuoso violonista argentino Germán Suane. O filme de encerramento será a première mundial de “Minore”, o monstruoso musical lovecraftiano do grego Konstantinos Koutsoliotas. Já o homenageado pela carreira nesta edição é o prolífico cineasta Mark L. Lester, que se juntará às festividades para exibir três de seus clássicos: “Comando Para Matar”, “Turma de 1984” e “Massacre no Bairro Japonês”.

De acordo com João Fleck e Nicolas Tonsho, diretores do festival, tem sido cada vez mais difícil selecionar os títulos participantes do festival: “Em 2023, vimos novamente um aumento significativo nas inscrições de filmes – tanto em números quanto na qualidade geral dos projetos. Recebemos mais de 800 inscrições e este é um número enorme para um festival de cinema de gênero, especialmente na América Latina. Estamos muito orgulhosos de dizer que mais de 80% de nossa programação veio diretamente das inscrições no FilmFreeway, apontando para um crescente interesse da indústria em exibir filmes no Fantaspoa”.

A primeira leva de filmes já foi divulgada pelo festival e contém quatro premières mundiais, quatro premières internacionais, 26 premières latino-americanas e três premières brasileiras. Esses filmes representam um total de 25 países e já foram exibidos em festivais prestigiados como Annecy, Cannes, Fantastic Fest, Karlovy Vary, Moscou, Roterdã, Sitges, SXSW, Tallin Black Nights, Toronto e Tribeca. A programação poderá ser consultada no site oficial do Fantaspoa, clique aqui.

Em breve, será divulgada a programação que estará disponível na Darkflix+ entre 20 e 30 de abril de forma on-line e gratuita, bem como a forma de acesso.

 

O XIX Fantaspoa é uma apresentação do Ministério da Cultura, da Fantaspoa Produções e do Instituto Ling, e conta com o patrocínio da Fitesa.

 

 

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito. A DARKFLIX+ está disponível em diversos sistemas operacionais e dispositivos de Smart TVs, como o Tizen, webOS, Roku, Android TV, Chromecast, além de iOS e Android (mobile), entre outros.