Mickey Mouse estrela filmes de terror após Disney perder direitos autorais

Sim, o adorável ratinho da Disney já protagoniza duas produções assustadoras.

Os direitos de autor da primeira versão de Mickey e Minnie expiraram em 1 de janeiro e já surgiram dois novos filmes independentes com o famoso personagem.

Os direitos de autor do desenho animado “Willie’s Steamboat”, um curta-metragem em preto e branco de 1928, que tornou famosa a criação de Walt Disney, expiraram em 1 de janeiro, após 95 anos, de acordo com a lei norte-americana. Agora em domínio público, qualquer cineasta pode copiar, partilhar, reutilizar ou adaptar livremente a imagem dos personagens.

Segundo a agência France-Presse (AFP), dois filmes de terror já utilizaram a imagem do rato. O filme “Mickey’s Mouse Trap” apresenta a perseguição a um assassino mascarado disfarçado de Mickey, que segue um grupo de jovens amigos. O segundo longa-metragem acompanha um rato sádico que ataca passageiros inocentes num barco.

As duas produções relembraram o lançamento de “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”, uma produção independente que ganhou destaque depois dos direitos autorais dos primeiros livros com o personagem terem expirado.

Vale lembrar que apenas a primeira versão do Mickey, um rato magro em preto e branco, é de domínio público. O personagem colorido de filmes posteriores não está isento de direitos.

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito.