Aniversariante do dia: R.F. Lucchetti

O Papa da Pulp Fiction no Brasil completa 94 anos hoje.

Ao longo de 70 anos de carreira, Rubens Francisco Lucchetti, ou simplesmente R.F. Lucchetti, produziu mais de 1.500 livros de ficção (muitos escritos sob pseudônimos), entre eles, estão romances, histórias em quadrinhos e inúmeros roteiros. Grande parte da filmografia de Ivan Cardoso e de alguns dos mais importantes filmes de José Mojica Marins tiveram a participação de Lucchetti.

O roteirista, articulista, desenhista e ficcionista começou a criar histórias aos doze anos, na década de 1940. Seu primeiro texto publicado foi “A Única Testemunha”, escrito sob a influência e o impacto da leitura dos contos “O Gato Preto” e “O Coração Revelador”, de Edgar Allan Poe.

A partir de 1960, trabalhou esporadicamente na imprensa paulistana, escrevendo artigos para os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Shopping News, entre outros. Em 1964, publicou sua primeira história em quadrinhos, uma adaptação do seu primeiro conto publicado. Iniciou uma parceria com o cineasta José Mojica Marins em 1966, para o qual escreveu quase duas dezenas de roteiros de longas-metragens e, entre outras coisas, os scripts dos programas televisivos “Além, Muito Além do Além” e “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”.

Em 2014, o jornal “The New York Times”, publicou uma matéria de capa apresentando Lucchetti como uma “fábrica humana de ficção pulp” e “herói cult” do Brasil.

Ainda em atividade, Lucchetti vende suas obras através de seu perfil no Facebook.

DARKFLIX+ é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX+ no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflixplus.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito.