Sem categoria

Cinco filmes de terror imperdíveis para os fãs do gênero, segundo o jornalista Rodolfo Stancki

Rodolfo Stancki, jornalista cinéfilo e organizador do livro “O Melhor do Terror dos Anos 80”, uma obra indispensável aos apaixonados pela sétima arte e fãs do gênero do terror e suas vertentes, indicou em entrevista recente quais os cinco filmes imperdíveis para os amantes do horror. Confira a lista.

 

A sua primeira recomendação é “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), de George A. Romero. “É um filme que toda vez que revisitamos apresenta uma nova possibilidade de interpretação. Fala sobre isolamento, fronteiras no convívio social e estruturas de micro-poder. É uma obra politicamente muito importante para o gênero, além de ter pavimentado todo caminho para os filmes de zumbi.”

Na trama do filme acompanhamos um grupo de amigos que precisa lutar contra uma horda de mortos-vivos que comem carne humana. O filme foi um precursor para as histórias audiovisuais e literárias sobre o tema zumbis.

 

Seguindo pelo mesmo caminho, Stancki lista “Vampiros de Almas” (1956), de Don Siegel, “é um filme que revisitei recentemente e também é incrivelmente atual – ainda que discuta a paranoia anticomunista. Gosto muito do modo como a obra dialoga com nossa desconfiança com o próximo. Serve muito para ajudar a entender o contexto político no Brasil pós-2016.”

O longa é baseado no livro “The Body Snatchers” (1955), de Jack Finney, a história se passa na cidade fictícia de Santa Mira, Califórnia, onde os seus habitantes estão sendo, pouco a pouco, substituídos por duplicatas alienígenas desprovidas de qualquer emoção. Quando um homem percebe o comportamento estranho das pessoas e descobre a substituição, ele passa a ser perseguido pelos clones e precisa encontrar um meio de derrotar os invasores.

 

“Como referências obrigatórias, deixaria recomendado “O Massacre da Serra Elétrica” (1974), de Tobe Hooper, e “A Hora do Pesadelo” (1984). São filmes fundamentais para entender o cinema de horror dos Estados Unidos. Acho ótimo que estejam no catálogo da Darkflix. Revisitá-los é sempre uma aventura.”, afirma o jornalista.

Em “O Massacre da Serra Elétrica”, o diretor Tobe Hooper, ainda em início de carreira, se inspira livremente na vida do assassino Ed Gein. O enredo gira em torno de dois irmãos que viajam com seus amigos ao Texas com o objetivo de verificar o túmulo supostamente vandalizado de um parente, porém, no caminho até o local, são atacados por uma família de canibais. O filme é reconhecido atualmente como um clássico cult grande influenciador do gênero do terror.

No longa “A Hora do Pesadelo” somos apresentados ao vilão que se tornaria um ícone do terror: Freddy Krueger. Na trama, o espírito monstruoso de um assassino de crianças busca vingança invadindo os sonhos de adolescentes cujos pais foram responsáveis ​​por sua morte prematura.

 

Para finalizar a lista, Stancki traz uma recomendação: “ navegar pelo catálogo de filmes nacionais da plataforma. Os curtas ali são bem legais e gosto muito das produções do cineasta Paulo Biscaia Filho, “Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos” (2009) e “Nervo Craniano Zero” (2012), conclui.

Em “Morgue Story”, uma desenhista, um vendedor de seguros cataléptico e um médico semi-necrófilo se encontram em um morgue em circunstâncias incomuns. Em meio ao caos, estupro e sangue, o mistério de uma poção vodu se revela. Com um visual envelhecido, cores desbotadas e algumas improbabilidades, o filme agrada os fãs da comédia absurda e do gore.

Já em “Nervo Craniano Zero”, Bruna Bloch, uma escritora de sucesso, tenta a todo custo evitar uma crise criativa, para isso decide implantar no cérebro um chip indutor de dopamina que gera surtos de inspiração, mas primeiro precisa testar seu plano em alguma cobaia. Logo, a experiência se torna um terrível pesadelo.

 

Todas as indicações estão disponíveis na Darkflix, confira!

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.