Sem categoria

Saiba quem faz parte do corpo de jurados do 16º Fantaspoa

Este ano, o Fantaspoa (Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre) está sendo realizado de forma totalmente online e gratuita em parceria inédita com a Darkflix, serviço brasileiro de streaming de vídeos voltado a produções de gênero fantástico. O evento, que começou no dia 24 de julho e se estende até 2 de agosto, transformou a Darkflix em um palco de diversas premières latino-americanas: são mais de 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países – cada título disponível para até 5.000 visualizações.

Mas o fato de estar acontecendo no formato digital não fez com que a mostra deixasse de ser competitiva. Todas as obras selecionadas dentre os inscritos serão divididas em categorias e julgadas por um júri já determinado. A premiação é importante pelo estimulo que ela provoca na realização de filmes originais que abordam questões atuais, independente do seu gênero.

Os concorrentes serão separados em quatro categorias: Mostra Competitiva Internacional, Mostra Competitiva Ibero-Americana, Mostra Competitiva de Curtas-Metragens e Júri Popular.

Um júri composto por nove profissionais da área e seis frequentadores assíduos do Fantaspoa (que formam o júri popular) decidirão os vencedores desta edição. Conheça quem faz parte desse grupo.

 

Mostra Competitiva Internacional

 

 

Um dos três jurados da categoria internacional do XVI Fantaspoa é o paulista Kapel Furman. Kapel é cineasta, artista plástico e especialista em efeitos especiais. Seu currículo conta com colaborações em mais de 70 filmes. Como diretor, assina oito curtas e os longas-metragens “Pólvora Negra”, “A Percepção do Medo” e “Skull: a Máscara de Anhangá”. Na TV, apresenta o reality-show Cinelab, no Universal Channel.

Na mesma categoria está o diretor e roteirista Fernando Sanches, ele foi ganhador do prêmio Leão de Ouro Brasileiro em Film Craft em Cannes, além de acumular outros inúmeros prêmios como Clio Awads, El Ojo Latin América e Animamundi. No Fantaspoa, onde já exibiu quatro curtas e um longa-metragem, foi premiado por Melhor Curta-Metragem, em 2017. Na atual edição, além de ser jurado, apresentará seu novo curta-metragem “5 Estrelas”.

O cineasta Samuel Galli fecha a equipe de jurados da Competição Internacional. Galli esteve no Fantaspoa na edição de 2018, estreando nacionalmente seu longa-metragem “Mal Nosso”. O filme foi muito bem recebido nos maiores festivais de gênero do mundo, consolidando Galli como um dos mais promissores cineastas de gênero do país.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mostra Competitiva Ibero-Americana

 

 

A produtora e radialista Dane Taranha compõe o jurí da Competição Ibero-Americana. Dane apresenta na 89 FM Rádio Rock de São Paulo os programas “Dois da Tarde 89” e “89 Freak Show” – este dedicado aos fãs do terror e do universo fantástico. Na televisão, já apresentou as cerimônias do Globo de Ouro, Grammy e Emmy Awards, pela TNT. Entusiasta do cinema de gênero, Dane tem participações em dois filmes nacionais que estão na programação do XVI Fantaspoa: o longa-metragem “Skull: A Máscara de Anhangá”, de Armando Fonseca e Kapel Furman, e o curta-metragem “5 Estrelas”, de Fernando Sanches.

Outro nome da equipe é o publicitário e youtuber Getro Guimarães. Getro é aficionado por cinema de gênero desde que se lembra. É o criador do canal Getro, um dos mais populares canais sobre cinema fantástico e de horror no Youtube com mais de 300 mil inscritos.

O jornalista William Mansque fecha o grupo. Mansque já trabalhou na Unisinos FM e está há quatro anos no jornal Zero Hora, onde produz reportagens para o suplemento cultural Segundo Caderno. Eventualmente, tem participações na Rádio Gaúcha.

 

Mostra Competitiva de Curtas-Metragens

 

 

Nesta edição do festival, a equipe de jurados da Competição de Curtas-Metragens é composta por membros da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Entre eles, estão:

Roger Lerina, jornalista cultural e crítico de cinema, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. Lerina integrou o Júri da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) do 13º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, em 2010, e do Festival do Rio 2011. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

Juliana Costa, pesquisadora, crítica de cinema e doutoranda em comunicação pela PUCRS, com pesquisa em cinema e educação. Juliana é co-editora do Zinematógrafo, fanzine impresso de crítica de cinema, co-fundadora do Cineclube Academia das Musas, dedicado ao estudo de cinematografias de cineastas mulheres e membro da ACCIRS e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).

Rodrigo Oliveira, jornalista, crítico de cinema e editor-chefe da revista digital ALMANAQUE21. Também é membro da Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS), além de trabalhar há 15 anos na área, com passagens pela Unisinos FM e pelo site Papo de Cinema.

 

Júri Popular

 

Em algo inédito na sua história, o Fantaspoa terá em sua edição um júri composto por frequentadores assíduos do festival que se tornaram parte da família. Eles determinarão os ganhadores dos Prêmios do Público no XVI Fantaspoa:

Jurados dos Longas-metragens: André LDC, Dedé Rei e Patty Fang.

Jurados dos Curtas-Metragens: Andrew Fagundes, Carolina Müller Moreira e Wender Zanon.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.