Sem categoria

Mostra macaBRo oferece curso gratuito sobre a trajetória do horror no cinema brasileiro

Carlos Primati, curador da “Mostra MacaBRO – Horror Brasileiro Contemporâneo” que acontece na plataforma Darkflix de 28 de outubro a 23 de novembro de 2020, irá ministrar um curso gratuito sobre a “Trajetória do Horror no Cinema Brasileiro” a partir deste sábado, dia 31 de outubro. O curso será dividido em 4 módulos com uma hora de duração cada, as aulas serão realizadas através de videoconferência. Para participar basta se inscrever através deste link. Não perca tempo, pois as vagas são limitadas.

 

Entre os assuntos, será traçado um panorama histórico da produção cinematográfica nacional no gênero do horror, começando com as primeiras aparições de elementos sobrenaturais nas comédias e melodramas nas décadas de 30, 40 e 50. Na segunda aula, Primati vai discutir sobre o grande momento do horror brasileiro com o surgimento de Zé do Caixão, personagem icônico criado pelo cineasta paulista José Mojica Marins em 1964, que transformou o cinema nacional com ousadia e invenção. O terceiro módulo traz informações sobre os cineastas essenciais para o gênero que surgiram nas décadas seguintes, como Carlos Hugo Christensen, Walter Hugo Khouri e Ivan Cardoso, cujas obras vão do barroco ao “terrir”. Para encerrar, o curso mostra como o gênero explode nas telas brasileiras no século XXI, revelando nomes como Dennison Ramalho, Rodrigo Aragão, Marcos DeBrito, Juliana Rojas, Guto Parente, Gabriela Amaral Almeida, entre tantos outros, comprovando que o horror ainda está vivo em nossa cultura.

As aulas acontecem aos sábados, às 16h, confira:

 

31/10 às 16h – Módulo 01: “Os primórdios do horror brasileiro (melodramas góticos, comédias de fantasmas e filmes de selva)

07/11 às 16h –  Módulo 02: “José Mojica Marins e seu legado”

14/11 às 16h – Módulo 03: “Horror anos 80”

21/11 às 16h – Módulo 04: “O horror no cinema brasileiro contemporâneo”

 

Carlos Primati / Foto: Cauê Porto

 

Carlos Primati é jornalista, crítico, editor, tradutor e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Colaborou com a mostra sobre o cineasta José Mojica Marins e criou a mostra Horror no Cinema Brasileiro, ambas realizadas pela Heco Produções, no CBBB e na Cinemateca Brasileira. Foi curador da mostra “Macabros: O Novo Cinema de Horror Brasileiro”, do SESC Rio Preto (SP), e tem participação efetiva como curador e membro de júris de eventos como Rio Fantastik Festival (RJ), Cinefantasy (SP) e Crash (GO). Colaborou com artigos para catálogos e participou de mesas de debates em mostras dedicadas a George A. Romero, Rock Terror, Monstros no Cinema, Stephen King, da atriz Ruth de Souza e para o centenário de Kirk Douglas. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), colaborou com livros da associação sobre animação brasileira e curtas-metragens.

 

 

DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.